TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Comissão conclui estudos de viabilidade para porto seco; Município providencia área

Publicado em

A Superintendência da Receita Federal do Brasil concluiu Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para instalação de um porto seco em Tangará da Serra. O relatório final, elaborado por comissão nomeada pelo órgão, é pela admissibilidade da instalação e segue para análise da diretoria da Superintendência da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, que abrange os estados da região Centro Oeste.

A partir de agora, a Superintendência tem 10 dias para manifestação sobre sua concordância ou não com o relatório da comissão. Em caso de sinal verde, haverá o encaminhamento à Procuradoria Geral da República para criação oficial da unidade e, na sequência, abertura de processo licitatório para a construção da estrutura.

Área do município

O estudo de viabilidade incluiu questionários junto a empresas que realizam negócios de importação e exportação em Tangará da Serra e municípios da região circunvizinha. Os levantamentos consistiram numa prospecção para os próximos 25 anos, considerando índices socioeconômicos, condições logísticas, entre outros aspectos relevantes.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Segundo o titular da pasta de Indústria Comércio e Serviços, Silvio José Sommavilla, o município já verifica opções de áreas de até quatro hectares para o porto seco. “Teremos um salto na economia de Tangará da Serra e região com esse porto seco”, prevê o secretário, que destaca o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para a viabilização do complexo. “Tivemos todo o apoio do governo do Estado para que esse estudo fosse realizado e estamos próximos de confirmar o porto seco em Tangará da Serra”, afirmou.

Estrutura alfandegária

Também conhecidos como Estação Aduaneira do Interior (EADI), os portos secos são zonas secundárias que estão sob jurisdição alfandegária da Receita Federal e funcionam como pontos intermediários de exportações e importações de cargas que vão para portos maiores, facilitando o trajeto internacional dos produtos.

O porto seco permite o desembaraço aduaneiro, além de outros serviços que reduzem filas nos portos marítimos, agilizando os embarques e favorecendo os fluxos de importação e exportação.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

(*) na foto abaixo, o prefeito Vander Masson e o secretário Sílvio Sommavilla, durante reunião na Superintendência da RF, em Brasília, para tratar sobre o porto seco.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) leva nesta semana o Prepara Varejo 2025 para Tangará da Serra. O objetivo é preparar empresários, gestores e trabalhadores do comércio varejista da região.

A programação é pensada nas datas comerciais do segundo semestre do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, as quais movimentam o setor.

Com o apoio do Sindicato do Comércio Varejistas de Tangará da Serra (Sincovatan-MT), no dia 25 de setembro, o destaque será a palestra “Pare de Vender Assim”, conduzida por Fred Alecrim, consultor e palestrante reconhecido pela abordagem inovadora no relacionamento com clientes e no fortalecimento de negócios varejistas.

Sede da 10ª Subseção da OAB receberá evento Prepara Varejo, nesta quinta.

Além da palestra, os encontros contarão com o ‘Painel do Varejo’, momento em que os empresários e lideranças locais discutirão oportunidades, desafios e as novidades do setor no cenário atual.

O diretor Regional, Edson Dahmer, explica que o Senac-MT leva conhecimento prático criando oportunidades para empresários e profissionais do setor.  “Nossa missão é levar conhecimento prático e atualizado, que possa ser aplicado de imediato nas empresas e refletir em resultados concretos para o setor. Quando aproximamos especialistas, lideranças e profissionais em um mesmo espaço de aprendizado, criamos oportunidades de crescimento coletivo que impulsionam a economia das cidades e de todo o estado”, afirma o diretor.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Prepara Varejo  

O Prepara Varejo 2025 integra a agenda de capacitações do Senac-MT para o setor de comércio de bens, serviços e turismo, alinhado às demandas do mercado e ao propósito da instituição de promover educação profissional de qualidade, conectada com a realidade de cada região.

O Senac intensificou sua agenda nesse período e está ofertando mais de 200 cursos, sendo mais de 25 mil vagas gratuitas e palestras em 12 municípios com o Prepara Varejo.

Programação e inscrições

Tangará da Serra – Data: 25/09
Palestra: Pare de Vender Assim
Palestrante: Fred Alecrim
Local: OAB Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Mato Grosso
Horário: 18h30
Inscrições AQUI

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana