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Economia & Mercado

Comércio exterior em 2025: conflitos no Mar Vermelho e tarifas de Trump impactam cenário global

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São Paulo, dezembro de 2025 – O mercado do comércio global deve seguir permeado por desafios e vulnerabilidades em 2025. Diversos conflitos vividos no cenário geopolítico, como os que têm ocorrido no Mar Vermelho, além das novas taxações sobre produtos chineses prometidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda vão impactar o setor. É o que avalia Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, que aponta as principais tendência para o comex no próximo ano; um período que vai exigir flexibilidade e adesão em larga escala de soluções digitais e de inteligência artificial (IA) pelos negócios.

De acordo com o executivo, empresas e operadores devem calcular muito bem suas rotas e estratégias, levando em conta a instabilidade do cenário geopolítico, a volatilidade do mercado, os prazos e demais etapas, que tomam tempo. “A previsão é que os Houthies continuem atacando os navios no Mar Vermelho e as principais transportadoras vão precisar desviar os seus percursos pela África, pensando em rotas alternativas ao Canal de Suez. Isso deve manter o congestionamento e atrasos nos portos ao longo do próximo ano”, diz o executivo.

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Em relação ao aumento de 10% das tarifas sobre produtos chineses, que devem ser impostas por Trump, Pimenta diz que o Brasil, por outro lado, pode ser um dos países beneficiados, já que possui capacidade para absorver a oferta excedente. “Diante das barreiras comerciais, é provável que a China escoe parte de sua produção para cá. Itens como carros, eletrônicos e celulares, que seriam vendidos aos EUA, podem chegar a preços mais vantajosos para o Brasil”, explica.

Digitalização e uso da IA no comércio exterior

Apesar do cenário volátil, o CEO da Asia Shipping aponta como imprescindível a adesão em larga escala de soluções digitais e de IA para alcançar uma vantagem competitiva, frente a complexidade e rapidez inerentes ao comex. “O uso da tecnologia vai proporcionar o remanejamento das estratégias comerciais de forma muito mais rápida, precisa e até preventiva”, destaca.

Como exemplo, o executivo cita a plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, Dati. Oferecida pela Asia Shipping, a solução automatiza toda a rotina de importação e realiza de forma autônoma quase 87% das etapas dessa frente de negócios, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários.

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“O Brasil tem um enorme potencial de investimento pela frente. Aliando essas vantagens proporcionadas pela tecnologia a tudo que temos por aqui, como os recursos naturais abundantes, o mercado consumidor expressivo, entre outras oportunidades, o país tem todas as ferramentas necessárias para se recolocar no cenário internacional, em posição de destaque”, conclui Pimenta.

Sobre a Asia Shipping

A Asia Shipping é uma empresa de logística global, especializada em encontrar as rotas mais inteligentes para seus clientes e transportar mercadorias entre continentes. A empresa está em 12 países, com 43 escritórios pelo mundo, sendo dez no Brasil, e mais de mil colaboradores. A Asia Shipping atua na importação e exportação, fazendo a ponte entre fornecedores, armadores (donos de navios de carga), portos e transportadoras. É o que se chama freight forwarder, um intermediário do negócio de fretes.  É considerada a maior companhia da América Latina nesta categoria e a 30ª no mundo.

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ApexBrasil terá escritório em Cuiabá e aproxima Mato Grosso do mercado internacional

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ApexBrasil instalará um escritório regional em Cuiabá, no edifício da Famato, aproximando produtores mato-grossenses do mercado internacional. O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (23) em Brasília pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Proposta pela Famato, a iniciativa garante aos produtores acesso direto a serviços de internacionalização, certificações e atração de investidores, antes centralizados em Brasília. Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, milho, algodão e carne bovina, passa a contar com estrutura própria para ampliar sua competitividade global.

Para Tomain, a medida coloca o produtor rural no centro do processo. “Nosso compromisso é abrir mercados e levar o nome de Mato Grosso para o mundo. Esse escritório dará suporte técnico e acesso a certificações que consolidam nossa posição como referência global em alimentos”, disse.

Termo de cooperação foi assinado na última terça-feira (23) em Brasília.

Fávaro destacou que a nova unidade fortalece o agro mato-grossense: “Ter a ApexBrasil em Cuiabá significa aproximar ainda mais o estado das oportunidades globais. É um passo que projeta o Brasil no cenário mundial”, afirmou.

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Já Viana ressaltou o caráter estratégico da iniciativa: “A missão da ApexBrasil é abrir portas e apoiar quem busca mercados internacionais. Estar em Cuiabá, coração do agronegócio, permitirá ampliar o alcance da produção mato-grossense no mundo”, disse.

Também participaram do ato dirigentes da Famato, representantes da ApexBrasil e do Ministério da Agricultura.

Segundo Tomain, a instalação do escritório simboliza um avanço decisivo: transformar o potencial produtivo em resultados concretos, consolidando Mato Grosso como motor do desenvolvimento nacional e fornecedor estratégico de alimentos ao planeta.

(Redação EB, com Assessoria Famato)

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