TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Clima: Maio poderá ter chuvas e quedas de temperaturas na região de Tangará da Serra

Publicado em

O período de estiagem já se instalou em Mato Grosso e ele traz, consigo, as tradicionais instabilidades térmicas da época. Diante do quadro de chuvas abaixo da média, a tendência é que a estiagem seja severa em todo o estado, o que poderá resultar em racionamento de água especialmente no último quadrimestre do ano.

Contudo, o mês de maio poderá reservar algumas surpresas climáticas. Em Tangará da Serra, o tempo deve seguir firme neste final de semana, com poucas nuvens no céu e temperaturas entre 19 graus (mínima) e 32 graus (máxima) nos próximos quatro ou cinco dias.

Mas a partir do meio da semana, este quadro poderá sofrer uma alteração significativa na cidade da Serra de Tapirapuã. De acordo com sites especializados em meteorologia – como o Clima Tempo e o Cptec/Inpe -, há possibilidade de chuva de até 25 milímetros na próxima quarta-feira (06). A ocorrência pluviométrica deverá render queda moderada nas temperaturas, com os termômetros variando entre mínima de 16 e máxima de 24°C. (Veja imagem abaixo)

Leia mais:  Matrículas na rede municipal para ano letivo de 2025 podem ser feitas até sexta, dia 13

Há, segundo os mesmos sites, possibilidade de chuvas para o início da segunda semana cheia de maio. Lá, a precipitação poderá chegar a 17 milímetros, resultando em outra queda moderada nas temperaturas, repetindo o fenômeno previsto para a semana anterior.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Polêmica das “emendas PIX” segue com portarias do MPF para outros seis municípios

Published

on

Mais seis municípios de Mato Grosso foram alvo de portarias emitidas pelo Ministério Público Federal para acompanhar a aplicação de emendas parlamentares via transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”.

Assinadas pela procuradora da República Thais Araújo Franco, as portarias, publicadas nesta quinta-feira, exigem que as prefeituras de Curvelândia, Alto Garças, Nova Xavantina, Santo Antônio de Leverger, Lambari D’Oeste e Juína apresentem informações detalhadas sobre os valores recebidos e a destinação dos recursos.

Há poucos dias, o Ministério Público já tinha cobrado informações semelhantes dos municípios de Diamantino, Tesouro, Feliz Natal, Juscimeira, São José do Povo, Peixoto de Azevedo e Carlinda.

De acordo com a procuradora, o objetivo das medidas é garantir a transparência na aplicação dos recursos.

Os gestores municipais deverão informar dados sobre contas bancárias específicas criadas para movimentação dos valores, além de detalhar as transferências recebidas e o uso dos montantes.

O prazo para a prestação de contas referente aos recursos de 2024 foi fixado em 31 de dezembro.

Leia mais:  Polêmica das “emendas PIX” segue com portarias do MPF para outros seis municípios

A procuradora Thais Franco ressaltou que a fiscalização visa prevenir a má gestão dos recursos, que, devido à sua natureza, dificultam o controle e podem ser utilizados de forma incompatível com as práticas republicanas.

Além dos municípios, o MPF também está investigando os parlamentares responsáveis por algumas dessas emendas.

Entre os casos apurados, está a deputada federal Coronel Fernanda, do PL, autora de duas emendas: uma de 590 mil reais para Cocalinho e outra de um milhão e 400 mil reais para Chapada dos Guimarães.

Outra emenda sob acompanhamento é a do senador Jayme Campos, do União Brasil, no valor de um milhão de reais para Nova Bandeirantes.

O deputado federal Coronel Assis, do União Brasil, também está na mira do Ministério Público Federal, com uma emenda PIX de um milhão 446 mil 209 reais destinada para Várzea Grande.

(Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana