TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura & Logística

AGENDA CÁCERES: Expedição levantará situações das MTs 339 e 343, com visitas ao porto fluvial e às obras da ZPE

Publicado em

Um grupo apartidário de tangaraenses realizará uma pequena expedição – denominada “Agenda Cáceres” – para reconhecimento das interligações da região de Tangará da Serra ao município de Cáceres (região fronteiriça com a Bolívia), que já conta com um porto fluvial no rio Paraguai, assiste à construção de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e se prepara para ser o ponto inicial da Hidrovia Paraguai-Paraná.

O objetivo da visita é levantar informações e produzir um detalhado relatório técnico sobre o andamento dos trabalhos no Porto de Cáceres (ETC – Estação de Transbordo de Cargas), das obras da ZPE e das situações em que se encontram as rodovias estaduais MT-339 e MT-343. O relatório também incluirá uma análise sobre os impactos socioeconômicos do sistema logístico na macrorregião oeste-sudoeste de Mato Grosso, além de detalhes da hinterlândia portuária.

Essencial no processo que envolve a ZPE, a MT-339 é obra prioritária para logística regional.

A Agenda Cáceres terá início nesta segunda-feira (03/08), com participação do engenheiro civil, economista, especialista em logística e professor da Unemat, Silvio Tupinambá; do cientista de dados e também professor José Valdeci Cardoso, e do jornalista Sergio Roberto Reichert, do portal Enfoque Business.

O ponto de partida é a MT-339, que será vistoriada em todo o seu trajeto de 122 quilômetros até a localidade de Panorama, no município de Rio Branco, entroncamento com a MT-170. Dali, o trajeto segue diretamente a Cáceres, onde o grupo será recepcionado pelo engenheiro civil, inspetor-chefe regional do CREA-MT e diretor técnico da AZPEC S/A (ZPE), Adilson Reis, um dos organizadores da agenda.

Já em Cáceres, o grupo terá audiência com o prefeito Francis Maris. Logo em seguida, haverá visitação ao Porto Fluvial e às obras da ZPE. No dia seguinte (terça, 04/08), a agenda terá prosseguimento com uma visita à Agência Fluvial de Cáceres, da Marinha do Brasil, onde haverá reunião com o comandante, Capitão Tenente Estanislau Geraldo de Carvalho, e o Tenente Luiz Carlos Cavalante Neto.

Após o cumprimento da agenda na cidade, o retorno se dará a Tangará da Serra pela MT-343, que também será vistoriada em todo o seu trajeto de 230 quilômetros, até o entroncamento com a MT-358, em Barra do Bugres.

O relatório a ser produzido será encaminhado às autoridades estaduais, às bancadas do estado no Congresso Nacional e às lideranças dos municípios envolvidos no contexto deste sistema logístico. Uma reportagem completa, com matérias em série, fotos e vídeos, será publicada pelo Enfoque Business após a conclusão da agenda.

Comentários Facebook
Advertisement

Infraestrutura & Logística

Com nova diretoria, Associação Vale do Jauru busca melhorias na MT-175, no Oeste

Published

on

Após eleger a nova diretoria na última sexta-feira (09.05), a Associação Vale do Jauru segue com seu empenho no sentido de viabilizar melhorias na rodovia MT-175, importante via que serve parte da região compreendida entre o Chapadão do Rio Verde, em Tangará da Serra, até o perímetro urbano de Reserva do Cabaçal (com MT-170), no oeste de Mato Grosso.

A entidade realiza importante trabalho de apoio na manutenção da MT-175, em seus 101 quilômetros de extensão. O trajeto da estrada tem 36 quilômetros dentro do município de Tangará da Serra e outros 65 em Reserva do Cabaçal.

Segundo informações repassadas à redação, a estrada está em condições precárias em decorrência das fortes chuvas que caíram na região no último período chuvoso. A associação já realizou manutenção através de parceria com as duas prefeituras e o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Jauru, que reúne, também, os municípios de Jauru, Curvelândia, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Indiavaí, Araputanga, Rio Branco, Vale do São Domingos e Salto de Céu.

A prefeitura de Tangará da Serra, por determinação do prefeito Vander Masson (UNIÃO), colaborou com a doação do projeto de pavimentação dos 36 quilômetros atribuídos ao município. O projeto, já pronto, se encontra em fase de aprovação no governo estadual, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA-MT).

Quanto ao trecho de reponsabilidade de Reserva do Cabaçal, o prefeito Jonas Campos Vieira (PP) busca parcerias para custear o projeto, havendo, aí, possibilidade de emendas parlamentares junto à Assembleia Legislativa.

Estrada vem recebendo manutenção através da associação desde 2022.

No último dia 26 de março, representantes da associação estiveram na SINFRA-MT para protocolar um pedido de manutenção mais robusta. Através da pasta estadual, houve intermediação para manutenção imediata da estrada para reparar os danos causados pelas fortes chuvas. Os trechos, de Reserva do Cabaçal e de Tangará da Serra, receberão manutenção, respectivamente, através do Consórcio Complexo das Nascentes do Pantanal (que alcança a região) e a própria SINFRA-MT, através de um convênio já existente.

Além disso, a Associação Vale do Jauru busca de consolidar, entre o final desse ano e início de 2026, um convênio para manutenção, com alocação significativa de recursos oriundos do governo do Estado, ou, como alternativa, licitação direta pelo próprio Paiaguás.

Nova diretoria

Nova diretoria da Associação Vale do Jauru foi escolhida na última sexta-feira (09).

A eleição da nova diretoria da Associação Vale do Jauru, ocorrida na última sexta-feira (09.05), manteve na presidência o produtor rural José Carlos Scolaro Junior para o próximo triênio. Ao seu lado foram eleitos Valdir Soares de Andrade (Vice-Presidente), Lorenzo Tiso (Primeiro Tesoureiro), Suetoshi Matsumura (Segundo Tesoureiro), Cleando Malaquias Fernandes (Primeiro Secretário) e Kael Marllon Marques Coinete.

O Conselho Fiscal tem como membros efetivos os produtores Luiz da Silva, Clibas Clementi e Cássio Rodrigo dos Santos Caramori. Como membros suplentes foram escolhidos José Henrique Rockenbach, Nestor Joberte Garcia Marques e Clóvis Felix de Paula.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana