TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Ações de Chico Guarnieri ampliam inclusão social e reforçam educação em Mato Grosso

Publicado em

Iniciativas ligadas ao deputado estadual Chico Guarnieri avançam em duas frentes distintas em Mato Grosso: inclusão de pessoas com autismo e melhoria da educação pública. De um lado, um livro de colorir transforma direitos em linguagem acessível para crianças com TEA. De outro, novos ônibus escolares reforçam o transporte de estudantes em Barra do Bugres. As ações têm foco no acesso à informação e na permanência escolar.

Inclusão: livro traduz direitos de autistas de forma lúdica

Um projeto idealizado pelo advogado e assessor parlamentar Iandro Almicci transforma direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ilustrações educativas. O material, com 21 páginas, apresenta temas como diagnóstico precoce, atendimento humanizado e benefícios garantidos por lei, em linguagem visual voltada ao público infantil.

A iniciativa surgiu a partir de demandas identificadas durante ações no interior do estado e conta com apoio de especialistas e entidades. A distribuição será gratuita, com versões física e digital, ampliando o acesso das famílias às informações.

Leia mais:  Pivetta aponta OS e consórcio como opções para gestão do Hospital Regional de Tangará

Educação: novos ônibus reforçam transporte escolar em Barra do Bugres

Barra do Bugres recebeu quatro novos ônibus escolares após indicação de Chico Guarnieri. A medida atende principalmente estudantes da zona rural, que enfrentam longas distâncias até as escolas.

Com a renovação da frota, a expectativa é reduzir falhas mecânicas, atrasos e melhorar a regularidade do transporte, além de contribuir para a permanência dos alunos em sala de aula. A entrega faz parte de ações do Governo do Estado voltadas à melhoria do acesso à educação nos municípios.

(Assessoria)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Pivetta aponta OS e consórcio como opções para gestão do Hospital Regional de Tangará

Published

on

Governador descarta gestão direta pelo Estado e cita Santa Marcelina, que administra hospital em Sapezal, como uma das organizações interessadas

Há duas alternativas em análise para a gestão do Hospital Regional de Tangará da Serra: uma organização social (OS) ou um consórcio intermunicipal de saúde. A informação foi dada pelo governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, durante entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (10), em Tangará da Serra.

Na mesma oportunidade, Pivetta descartou a possibilidade de gestão direta da unidade pelo Governo do Estado e citou a organização social Santa Marcelina, responsável pela administração de um hospital em Sapezal, como uma das interessadas. Segundo o governador, a entidade já teria manifestado interesse em assumir a gestão do Hospital Regional de Tangará.

Pivetta, porém, ressaltou que outras organizações sociais também estão em processo de qualificação e credenciamento e poderão disputar a administração da unidade.

“Nós não queremos fazer gestão direta”, afirmou.

De acordo com o governador, as duas alternativas estão sendo analisadas paralelamente, e a escolha deverá considerar o modelo mais adequado para atender às demandas de média e alta complexidade de Tangará da Serra e dos municípios da região.

Pivetta descartou gestão direta da unidade pelo governo do Estado.

A gestão da unidade, no entanto, não significará autonomia sobre a definição dos pacientes atendidos. A regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob responsabilidade do Estado, poderá determinar a internação de pacientes de qualquer município de Mato Grosso.

Leia mais:  Senado aprova reforma do Seguro Rural, que segue para sanção presidencial

Consórcio

A possibilidade de gestão por meio de um consórcio intermunicipal é avaliada a partir de um modelo que, conforme Pivetta, está sendo implantado no Hospital Regional de Sinop, mediante convênio com o Consórcio Regional de Saúde do Alto Teles Pires.

O governador afirmou ter uma expectativa positiva em relação ao modelo e indicou que a experiência de Sinop poderá servir de referência para a definição da gestão do hospital de Tangará da Serra.

Orçado em R$ 139 milhões, HR tem suas obras com 70% de execução.

Obras do Hospital Regional

Orçado em mais de R$ 139 milhões, o Hospital Regional de Tangará da Serra está com as obras em mais de 70% de execução. Segundo Pivetta, o cronograma está mantido, com previsão de conclusão e entrega da unidade ao longo de 2027, já equipada.

O hospital terá 151 leitos, dos quais 40 serão destinados a unidades de terapia intensiva (UTIs) adulta, pediátrica e neonatal. A estrutura será destinada ao atendimento de média e alta complexidade de Tangará da Serra e dos municípios da região.

Leia mais:  Pivetta aponta OS e consórcio como opções para gestão do Hospital Regional de Tangará

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana