conecte-se conosco


Setor Público & Agentes

Acadêmicos de Engenharia Civil da UNEMAT visitam Aterro Sanitário de Tangará da Serra

Publicado

Buscando conhecer a dinâmica do tratamento dos resíduos sólidos no município e aplicar cognição no conteúdo assimilado em sala de aula, acadêmicos de Engenharia Civil visitaram o Aterro Sanitário de Tangará da Serra na última quinta-feira (29).

O grupo foi recebido pelo diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres; pelo coordenador de educação ambiental Hugo Leonardo, e pelo engenheiro Flávio Pilatti, representante da Serrana Engenharia, empresa que gerencia o aterro com trabalhos de monitoramento geotécnico e ambiental.

Visita de acadêmicos teve por finalidade aplicar cognição no conteúdo assimilado em sala de aula.

Líder do grupo de acadêmicos e engenheiro civil especializado em gestão de resíduos sólidos, o professor Silvio Tupinambá destacou que o principal motivo da visita é a percepção do conteúdo das aulas na faculdade nas coisas do cotidiano. “Temos várias questões para a disciplina de geotecnia, o aterro, a questão do chorume, o biogás. E isso é muito válido para os alunos, assim aliamos a teoria com a vida real”, afirmou o docente.

Tupinambá elogiou a organização do aterro, tendo em vista que ele já trabalhou como técnico da mesma área no Rio de Janeiro. “Fiquei surpreso. Gostei muito do que vi, achei muito organizado, muito técnico. A estrutura atende a todos os conceitos da destinação de resíduos sólidos, o lixo úmido e o lixo seco”, disse o professor.

Leia mais:  “Não vamos passar a mão na cabeça de grileiros”, afirma Senador, sobre PL da Regularização Fundiária

(No áudio acima, Professor Sílvio Tupinambá, da UNEMAT, fala sobre a visita ao Aterro Sanitário de Tangará da Serra)

Wesley Lopes Torres, diretor do SAMAE, com Tupinambá: “Aterro é referência no estado”.

Para o diretor da autarquia, a visita do curso é muito importante, visando mostrar a destinação de resíduos e a boa gestão do aterro. “Nosso aterro sanitário é considerado modelo no estado. É muito bom receber a visita destes universitários para que eles conheçam a estrutura que temos aqui, que é parte importante da política de resíduos sólidos do município”, disse Wesley Lopes Torres.

O diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, informou ainda que conversou semana passada sobre o aterro sanitário com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, durante a Feira Estadual de Horticultura.

O assunto foi relacionado ao licenciamento junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Cerca de 110 municípios no Estado com lixões, mas Tangará da Serra cumpre todas as exigências e depende apenas de questões burocráticas para obter a licença do aterro. Acredito que a partir desse diálogo as nossas demandas devem avançar junto a SEMA.”, disse o diretor.

Leia mais:  Aterro sanitário de Tangará da Serra recebe ampliação em 30%

(Por: William Zilki – Especial para a Redação)

(*) No vídeo, Wesley Lopes Torres fala sobre a visita e o contato com o governador:

Veja galeria de fotos clicando abaixo:

Visita de acadêmicos da UNEMAT ao Aterro Sanitário de Tangará da Serra

 

 

publicidade

Setor Público & Agentes

Marcia Kiss assume pasta de Assistência Social em Tangará; Ana Lúcia alega surpresa

Publicado

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, apresentou e empossou na manhã desta segunda-feira, dia 08, a nova secretária municipal de Assistência Social.

A professora Marcia Regina Kiss Siqueira de Castro Cardoso foi empossada em ato ocorrido no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), da Prefeitura Municipal.

Ela assume no lugar de Ana Lúcia Adorno de Souza, que ocupou o cargo entre janeiro e outubro de 2021. “Quero agradecer a Ana Lúcia pelo trabalho, empenho e esforço que dedicou à Secretaria ao longo desses 10 meses, deu o seu melhor e somos muito gratos a ela por isso”, disse o Prefeito Vander.

Márcia Kiss assumiu a pasta na manhã desta segunda-feira.

Marcia Kiss, como é mais conhecida no meio social, é casada com Arnaldo, mãe de 2 filhos: Matheus e Ana Clara. Nasceu em São Paulo/SP no dia 25/10/1972 e foi criada no Paraná.

Formada em Ciências Exatas e Pedagogia. É residente em Tangará da Serra desde março de 1995. Durante esses 26 anos em Tangará da Serra, trabalhou em várias escolas, dentre elas o Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez, a Escola Acalanto, a Escola Objetiva, o Colégio Ideal, o Centro Infantil Caracol Kids e a Avance Colégio e Cursos, nas quais atuou como professora, no setor financeiro, como coordenadora pedagógica e como diretora.

Leia mais:  Aterro sanitário de Tangará da Serra recebe ampliação em 30%

Já foi Conselheira Tutelar e Coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Vila Esmeralda.

Em 2016 e em 2020, Marcia Kiss foi candidata a vereadora em Tangará da Serra.

Ao ser empossada, Marcia assegurou que irá conduzir a Secretaria com dedicação. “Agradeço a oportunidade dada a mim pelo prefeito Vander Masson. Buscarei conduzir a Secretaria com sabedoria, com união e empenho de todos os servidores para conduzir a pasta”, disse, destacando que as ações serão com planejamento e atuando ao lado das demais secretarias.

Surpresa

Ana Lúcia Adorno atuou pela pasta desde janeiro, no início da atual gestão.

Comunicada de sua exoneração na última sexta-feira (05), Ana Lúcia Adorno de Souza, disse estar surpresa com a decisão do Executivo. Em entrevista veiculada pela rádio Serra FM nesta manhã de segunda-feira, Ana Lúcia relatou que, ao ser informada que deixaria a pasta de Assistência Social, ouviu o gabinete do Executivo que sua atuação não estava afinada com a gestão e que seu desempenho não foi o esperado pelo prefeito Vander Masson.

Leia mais:  Tangará da Serra: Iluminada, Avenida Inácio Bittencourt passará por valorização imobiliária

Ela disse, porém, que fez o possível para atender as expectativas da administração municipal e que, apesar das limitações estruturais e orçamentárias que enfrentou, buscou desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Ana Lúcia agradeceu a oportunidade de compor a gestão municipal e disse torcer pelo êxito dos projetos em andamento na pasta.

(Redação EB, com Assessoria)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana