TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Circuito Rural

A atualização do MAPA sobre a gripe aviária e o momento do milho são os destaques

Publicado em

O Circuito Rural desta sexta-feira (06.06) aborda a atualização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre o combate à gripe aviária no país. Em entrevista coletiva concedida essa semana em Brasília, o ministro Carlos Fávaro afirmou que o vazio sanitário em vigor na região da granja em Montenegro (RS) está surtindo efeito e que, se continuar assim, no próximo dia 18 a localidade poderá ser considerada livre do vírus.

No entanto, as restrições comerciais continuam e 21 mercados seguem fechados para importações de frango do Brasil.

Outra abordagem da coluna é sobre o momento positivo do milho na região Oeste de Mato Grosso. Olmir Cividini, jornalista autor da coluna, percorreu alguns municípios da região e constatou, in loco, o bom desempenho das lavouras. “Apesar do atraso inicial, as chuvas – que se estenderam até semana passada – garantiram a produtividade”, observa o jornalista. Segundo informações por ele levantadas, a rendimento das lavouras deverá ser, em média, 1,8% superior à safra passada. Ou seja, o produtor deverá colher 118 sacas/hectare nesta safra.

Leia mais:  A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

No entanto, Cividini destaca que nem tudo é euforia. Há preocupações dos produtores em relação aos preços do cereal, com projeções de baixas tanto no mercado físico como no futuro, resultado da alta oferta. “A fartura que enche os armazéns poderá esvaziar as margens de lucro”, adverte.

O autor da coluna, Olmir Cividini (acima), é Bacharel em Comunicação Social pelo Instituto Várzea-grandense de Educação. Seus comentários estão disponíveis no Enfoque Business sempre às sextas-feiras.

Ouça o comentário na íntegra, no áudio a seguir:

 

Comentários Facebook
Advertisement

Circuito Rural

A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

Published

on

O Circuito Rural desta sexta-feira (13.06) traz em seu conteúdo as repercussões da Medida Provisória 1.303 sobre o setor produtivo. A coluna é de autoria do jornalista Olmir Cividini (foto abaixo), de Tangará da Serra.

Cividini destaca que os produtores rurais estão “com a pulga atrás da orelha” após a publicação da MP 1.303, a mais nova “investida” do governo Lula. A taxação das LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) é uma alternativa à tentativa frustrada de elevação do IOF pelo governo, impactando diretamente o setor produtivo.

O autor do Circuito Rural destaca que, segundo analistas, a MP 1.303 provocará um efeito cascata, encarecendo o crédito, elevando os custos de produção e, consequentemente, aumentando o preço dos alimentos. Ou seja, quem pagará a conta será, como sempre, o consumidor.

O autor da coluna, Olmir Cividini, é Bacharel em Comunicação Social pelo Instituto Várzea-grandense de Educação. Seus comentários estão disponíveis no Enfoque Business sempre às sextas-feiras.

Ouça, no áudio a seguir, a íntegra da coluna desta sexta-feira.

Leia mais:  A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

#mp 1303; #custo dos alimentos; #setor produtivo

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana