TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Nova Olímpia

Campanha LEVE 2025, em prol do Hospital de Câncer, contou com apoio do município

Publicado em

A Prefeitura Municipal de Nova Olímpia participou da “Campanha LEVE, Levando Eletrônicos e Valorizando o Ecossistema”, uma iniciativa que une sustentabilidade e solidariedade. A ação teve como objetivo arrecadar equipamentos eletrônicos antigos ou danificados, garantindo o descarte ambientalmente correto e revertendo os recursos arrecadados em benefício do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT).

A campanha foi concluída nesta sexta-feira, 31 de outubro, com o ponto de coleta instalado no pátio da Prefeitura Municipal, funcionando das 07h30 às 16h30. Foram entregues todos os aparelhos que ligam na tomada, como televisores, computadores, celulares, cabos, teclados, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos.

Por meio da Campanha LEVE, a tecnologia sem uso é transformada em cuidado e esperança, contribuindo tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. Todo o valor obtido com a destinação correta dos materiais é revertido para a compra de equipamentos hospitalares utilizados no tratamento de pacientes do HCanMT.

A iniciativa foi promovida pelo Hospital de Câncer de Mato Grosso, em parceria com a Ecodescarte, Teoria Verde e Carvalima Transportes, e contou com o apoio de diversos grupos, instituições e empresas em mais de 20 municípios do estado. Em Nova Olímpia, a campanha foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, Rotary Club, Casa da Amizade, Grupo Viver com Saúde, Projeto Grão de Areia e demais parceiros locais.

Resultados de edições anteriores

Desde o início da Campanha LEVE, os resultados alcançados demonstram o impacto positivo da ação. Entre os anos de 2017 e 2020, foram arrecadadas mais de 120 toneladas de lixo eletrônico, totalizando R$ 123.890,00 revertidos integralmente ao Hospital de Câncer de Mato Grosso. Com esses recursos, o hospital adquiriu equipamentos essenciais, como citoscópio, focos cirúrgicos e instrumentos utilizados em procedimentos hospitalares.

Meio ambiente e a solidariedade

Ao participar da campanha, os cidadãos de Nova Olímpia contribuíram com a preservação ambiental, evitando o descarte incorreto de resíduos eletrônicos e, ainda, colaboraram para o fortalecimento de uma causa nobre que beneficia centenas de pacientes atendidos pelo HCanMT.

(Lucas Santos de Oliveira/Estagiário de Jornalismo)

Comentários Facebook
Advertisement

Nova Olímpia

Prefeito afirma confiar na manutenção da Justiça após parecer do MPE pela cassação

Published

on

“O que a gente espera é que a justiça seja mantida e que os resultados das urnas prevaleçam sobre qualquer tentativa de desvirtuar a vontade do eleitor”, afirmou o prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista (Arizão, PL), sobre o recurso protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que pede a cassação de seu mandato e do vice-prefeito, Eduardo Oliveira (PP).

Na última sexta-feira (17), a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) emitiu parecer favorável à cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Nova Olímpia, após entender que houve abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral das eleições municipais de 2024. Na ocasião, Arizão e Eduardo venceram o pleito com 3.979 votos, o que corresponde a 40,79% dos votos válidos.

O parecer da PRE, assinado pela procuradora Ludmila Bortoleto Monteiro, fundamenta-se na teoria do “Mosaico Probatório”, em que irregularidades apontadas como isoladas se somam e evidenciam a existência de um abuso de poder de natureza sistêmica. Para a procuradora, o conjunto de fatos demonstra gravidade e justifica a cassação dos mandatos.

“A argumentação é a mesma ladainha sem lastro probatório da primeira instância, sem fatos novos ou acréscimo na fundamentação, que inclusive já foi questionado em recurso de embargos e não foi inadmitido, por isso acreditamos que a justiça seja mantida e prevaleça a legitimidade do resultados das urnas em Nova Olímpia”, observa o advogado Hélio Ramos, que responde pela defesa do prefeito Ari Candido Batista.

Em primeira instância, o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Anderson Gomes Junqueira, julgou improcedentes os pedidos formulados na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, rejeitando a cassação do mandato do prefeito Ari Cândido Batista (PL) e do vice, Eduardo Oliveira (PP). A ação foi movida pela coligação “Nova Olímpia de Todos” (PDT, União Brasil, PSD e Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV -, dos candidatos João Carlos e Melissa Giacomo), que acusou abuso de poder econômico, político e compra de votos.

O juiz entendeu que as provas apresentadas eram insuficientes, considerando que a maioria dos elementos eram indícios sem comprovação ou depoimentos frágeis. A principal acusação de compra de votos, baseada em uma Ata Notarial, perdeu força após o eleitor não comparecer à audiência.

“A soberania da vontade popular, expressa nas urnas, é um pilar fundamental do Estado Democrático de Direito e somente pode ser afastada diante de provas incontestáveis de grave violação à lisura do pleito. Ante o exposto, deixo de acolher a manifestação do Ministério Público Eleitoral e julgo improcedentes os pedidos”, afirmou o juiz.

Com a decisão de primeira instância, Ari Cândido Batista e Eduardo Oliveira permanecem em seus cargos. “Estão legitimados pela vontade das urnas e respaldados pela Justiça Eleitoral”, complementa o advogado Hélio Ramos. Já o recurso que tramita em segunda instância será julgado pelo pleno do TRE-MT, composto por sete magistrados, onde, segundo o advogado, em casos semelhantes manteve o mandato dos eleitos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana