TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

PCI Tangará: Formado por 19 instituições, Comitê Gestor planeja ações e prevê novos membros

Publicado em

Foi oficializada na última terça-feira (24), em reunião no Sindicato Rural de Tangará da Serra, a composição do Comitê Gestor do PCI Tangará. O grupo é formado pelas instituições Ipac, Sindicato Rural, Unemat, Sema-MT, Rotary Cidade Alta, LPCD, Sindalcool, Empaer, Associação dos Agrônomos, Semmea, Seapa, IPAM, Câmara Municipal, Anhanguera (Unic), Fazendas São Marcelo, Agropecuária Jacarezinho/MFG, SLC Agrícola, Marfrig e Indea.

O PCI – Produzir, Conservar e Incluir – é um conjunto de ações definidas em 2015 na Convenção do Clima (COP 21) que alia produtividade com conservação ambiental e inclusão socioeconômica da agricultura familiar, resultando na redução das emissões e sequestro de carbono de 6 GTonCO2, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Na reunião de ontem (foto anexa), houve apresentação da “Estratégia PCI Estadual” e, nesse contexto, a “Estratégia PCI Regional/IPAM”, com informações sobre o andamento do diagnóstico de Tangará da Serra decorrentes do Projeto REM-MT.

“Temos projetos acontecendo em todo o Estado desde 2015, financiados por organizações de cooperação internacional, empresas, setor privado, e trazemos a ideia em Tangará da Serra para criar o PCI Regional”, disse o Engenheiro Agrônomo Fernando de Mesquita Sampaio, diretor executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI.

Leia mais:  Hortaliça euroasiática com múltiplos benefícios é oferecida na Feira do Produtor do Centro

Sampaio referiu-se ao REM, projeto cuja sigla em inglês significa REDD for Early Movers que consiste numa iniciativa de Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha, cujo objetivo principal é apoiar atores que assumiram riscos e implementaram ações pioneiras para a redução do desmatamento e manutenção do clima.

“O REM visa alimentar a estratégia PCI, garantindo investimentos coordenados com a agenda socioprodutiva ambiental, cujos recursos foram destinados ao Estado de Mato Grosso”, completa o agrônomo Décio Siebert, do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), um dos membros do comitê.

Com o comitê formado, as próximas ações serão a ampliação do número de instituições participantes. “Vamos formular novos convites e, no decorrer da caminhada, conforme as coisas vão acontecendo, vamos convidando outros setores da sociedade”, disse Jair Kotz, escolhido como secretário executivo do comitê. Segundo ele, haverá, ainda formação de grupos temáticos e ações específicas para as metas do PCI Tangará da Serra.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Hortaliça euroasiática com múltiplos benefícios é oferecida na Feira do Produtor do Centro

Published

on

A variedade e qualidade são virtudes tradicionais da Feira do Produtor do Centro. Enquanto a variedade se encarrega de atender a todos os gostos, a qualidade é um atrativo à parte nos boxes do principal mercado público da região.

Em meio à toda essa fartura, o consumidor pode escolher o que de melhor pode levar à sua mesa, conforme o sabor e o valor nutricional e pelos benefícios que trazem à saúde de quem os consome. Um dos destaques é de cor verde, a cor predominante da bandeira do Brasil.

Especialistas dizem que o verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. Na terapia das cores, o verde exerce ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem-estar físico e mental.

E verde também é uma cor predominante na Feira do Produtor do Centro, que atende nesta quarta-feira, a partir das 06hs. Está presente em frutas e hortaliças no setor de hortifrutis no mercado público de Tangará da Serra, onde se destacam verduras como a alface, a couve, a rúcula e a chicória (foto ao lado).

Leia mais:  Hortaliça euroasiática com múltiplos benefícios é oferecida na Feira do Produtor do Centro

Estas folhas verdes fornecem vitaminas, minerais e outros componentes bioativos que trazem benefícios ao organismo humano. Possuem alto teor de água que hidratam e são ricas em fibras.

Esta época do ano é propícia à chicória, uma verdura originária da Europa e Ásia que tem propriedades digestivas e diuréticas que evita o acúmulo de líquidos no corpo, ajudando, por exemplo, a prevenir infecções no trato urinário e pedras nos rins. A chicória tem, ainda, ação depurativa, ajudando a manter o organismo saudável e livre de toxinas, sendo benéfica para o fígado.

A hortaliça é rica em vitamina A, B, C e D, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio. Também exerce ação probiótica, através de uma substância chamada ‘inulina’, que estimula a produção de bactérias boas no intestino. Com isso, a chicória reduz a acidez do organismo e ajuda a combater problemas como refluxo, indigestão e azia.

Outros benefícios da chicória estão relacionados à saúde da pele e do coração, ao fortalecimento do sistema imunológico e à perda de peso.

No link a seguir, oito receitas com chicória:

Leia mais:  Hortaliça euroasiática com múltiplos benefícios é oferecida na Feira do Produtor do Centro

https://www.receiteria.com.br/receitas-com-chicoria/

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana