TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

TSE decide recalcular divisão do Fundo Eleitoral entre partidos

Publicado em

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite de ontem (16) revisar o cálculo para a distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, cujo valor total neste ano é de R$ 2,034 bilhões.

O tribunal já havia divulgado a divisão de recursos de acordo com o tamanho das bancadas de cada partido no Congresso na data de 1º de junho de 2020. Agora, os ministros do TSE decidiram que, pela legislação eleitoral, o correto é levar em consideração o tamanho de cada bancada conforme o resultado da eleição de 2018.

O TSE também decidiu mudar o cálculo relativo às bancadas no Senado. Nesse caso, é preciso considerar o partido no qual os senadores em quarto ano de mandato se encontrava no dia da eleição geral.

De acordo com legislação aprovada em 2019, os recursos do Fundo Eleitoral deve ser dividido da seguinte forma: 48% de forma proporcional ao tamanho da bancada dos partidos na Câmara dos Deputados; 35% de modo proporcional ao número de votos recebidos por cada legenda nas eleições de 2018 (para as agremiações com ao menos um deputado); 15% de acordo com as bancadas no Senado; 2% igualmente entre todos os partidos registrados no TSE.

Dois dos 33 partidos hoje existentes, o Novo e o PRTB, decidiram abrir mão dos recursos. A nova distribuição do fundo entre as demais 31 agremiações deve ser divulgada em breve pela Justiça Eleitoral.

(Agência Brasil)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Prefeitura de Tangará da Serra terá mais vagas para estagiários de Jornalismo

Published

on

A Casa de Leis aprovou em sessão ordinária realizada na última terça-feira (08.04), o Projeto de Lei nº 99/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 4.123, de 01 de novembro de 2013, responsável pela instituição do sistema municipal de estágio.

A propositura solicita a ampliação das vagas dos estagiários do curso de Jornalismo de 01 para 03, em atendimento às demandas do Gabinete do Prefeito.

O texto justifica a necessidade da ampliação das vagas alegando uma crescente demanda por comunicação institucional eficiente e transparente no âmbito do Poder Executivo Municipal. Também são elencados como motivos razoáveis para a alteração a necessidade de produção de conteúdo informativo e educativo nos canais institucionais do Poder Público, a melhoria na produção de materiais jornalísticos e o fortalecimento da relação com a imprensa. Ademais, é pontuado o papel do ambiente governamental na formação profissional dos estagiários de Jornalismo, incentivando o desenvolvimento e habilidades essenciais para o mercado de trabalho desses profissionais.

O projeto destaca ainda que o impacto orçamentário da ampliação das vagas será limitado haja visto que a remuneração dos estagiários se dará em forma de bolsa-auxílio de valor reduzido em comparação a servidores efetivos, não comprometendo, assim, o equilíbrio fiscal.

A proposta recebeu 13 votos favoráveis, foi aprovada por unanimidade e, agora, segue para  sanção do Executivo Municipal.

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana