TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tangará da Serra investiga caso suspeito de sarampo e alerta sobre importância da vacina

Publicado em

A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra abriu investigação sobre uma possível ocorrência de sarampo na cidade, após um bebê de quatro meses apresentar sintomas característicos da doença.

A informação foi confirmada em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (03), na sala de reuniões do gabinete do Executivo municipal.

Segundo Juliana Herrero (na foto, à esquerda), coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, os sintomas apresentados pela criança incluem manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse e irritabilidade.  “Foram feitas as coletas das amostras e encaminhamos para os exames, em Cuiabá… aguardamos o resultado para a semana que vem”, explicou Juliana.

A coordenadora destacou que o bebê, pela idade, ainda não havia recebido a vacina contra o sarampo. Como medida de bloqueio, os pais da criança também foram vacinados, pois não possuíam comprovação vacinal.

Casos em MT

O caso suspeito gera apreensão, especialmente porque Mato Grosso já registrou três casos confirmados de sarampo em Primavera do Leste, um deles em um adulto de 27 anos.

“Isso traz preocupação porque hoje é muito fácil ir e vir, as pessoas se deslocam muito. Então, podemos ter a introdução dessa doença em Tangará da Serra,” pontuou Juliana Herrero.

A coordenadora disse, ainda, que a doença é totalmente prevenível pela vacinação e lamentou a baixa cobertura vacinal no município. Segundo ela, cerca de 10% do público-alvo infantil — aproximadamente 160 crianças — ainda não tomaram a vacina tríplice viral.

“É preciso vacinar e lembrar que o sarampo não é exclusividade de crianças,” alertou, citando o caso adulto confirmado em Primavera do Leste.

Chamamento à vacina

A secretária de Saúde do município, Angela Belizário, reforçou que Tangará da Serra não registra casos da moléstia desde 2005. No entanto, ela fez um forte apelo à população.

“Quero fazer um chamado aos pais, que se atentem, se conscientizem da vacinação dos seus filhos. A vacina já comprovou sua eficácia e temos as doses disponíveis nas unidades de saúde,” disse a titular da pasta, ressaltando a importância da imunização para conter o avanço da doença.

#CampanhaVacinação

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Tangará da Serra: Dia D de multivacinação será neste sábado em todas as USFs e no Shopping

Published

on

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado (22) em todo o país, com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Tangará da Serra, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 16h, e também no Shopping Tangará, das 18h às 22h.

A campanha segue até 1º de setembro e disponibiliza imunizantes que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas meningites, tuberculose e doenças relacionadas ao HPV.

Pela primeira vez, a mobilização conta com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada em junho de 2026 ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, como pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.

Para este dia 22 – o Dia D – as doses para prevenção de Influenza são para toda população com idade a partir dos seis meses. Também exclusivamente no Dia D, parte das vacinas para meningite serão destinadas a este mesmo público, a partir dos seis meses de idade. (Veja ilustração abaixo)

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 180 milhões de doses foram distribuídas para atender à vacinação em todo o país neste ano. Entre os imunizantes mais aplicados estão os destinados à prevenção da influenza, do sarampo, por meio da tríplice viral, e da poliomielite.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero, destaca que a mobilização busca ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população aos imunizantes oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo é ampliar as coberturas vacinais, fortalecer a proteção coletiva e facilitar o acesso às vacinas ofertadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Vacinas disponíveis no Dia D

  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta (DTP/Hib/HB);
  • Poliomielite (VIP);
  • Rotavírus humano;
  • Pneumocócicas conjugadas 10-valente e 20-valente;
  • Meningocócica C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningocócica ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • dT;
  • HPV4;
  • Dengue tetravalente.

Assista ao vídeo:

(Redação EB, com informações do Brasil 61)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana