TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Tangará da Serra e Cáceres aguardam melhorias logísticas para maior desenvolvimento

Publicado em

Tangará da Serra e Cáceres, polos da macrorregião Oeste-Sudoeste, concentram, ao lado de outros 37 municípios, mais de 700 mil habitantes (18% do total do estado) e quase 500 mil eleitores, cerca de um quinto do colégio eleitoral.

Embora se destaquem em comércio, serviços, produção agropecuária, turismo e, mais recentemente, a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE), as cidades podem expandir ainda mais, mas dependem de políticas públicas voltadas à definição das vocações econômicas, atração de investimentos privados, logística eficiente e qualificação de mão de obra.

Veja quadro com as populações e variações da região polarizada por Tangará da Serra: MUNICÍPIOS REGIÃO – POPULAÇÃO ESTIMATIVA IBGE 2025 001

Veja gráfico demonstrativo:

Tangará da Serra, Avenida Brasil: Polo da região Sudoeste.

Segundo o engenheiro e economista Sílvio Tupinambá, é essencial integrar modais rodoviário, hidroviário e ferroviário para conectar a região à Hidrovia do Rio Paraguai. Rodovias como MT-339 (Tangará-Panorama), MT-343 (Barra do Bugres-Cáceres) e BR-174 (Cáceres-Noroeste), além da reativação do Tramo Norte e terminais portuários de Paratudal e Barranco Vermelho, são fundamentais para viabilizar o desenvolvimento regional.

Cáceres será o ponto de partida da Hidrovia do Rio Paraguai.

Veja matérias relacionadas:

Cidades-polo se consolidam como centros de influência política e econômica

Números da população e do eleitorado mostram contrastes políticos e econômicos no MT

(Foto do topo capa: Arquivo e Assessorias)

Leia mais:  Audiência pública tratará sobre serviços da concessionária de energia em Tangará da Serra

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Cidades-polo se consolidam como centros de influência política e econômica

Published

on

Enquanto municípios pequenos encolhem, cidades-polo reforçam seu protagonismo. Rondonópolis (Sudeste), Sinop (Norte – foto do topo), Tangará da Serra (Sudoeste), Barra do Garças (Leste), Cáceres (Oeste) e a região metropolitana de Cuiabá se destacam como principais centros de crescimento.

Esses municípios não apenas ampliam suas populações, mas concentram investimentos em comércio, serviços, agroindústria e infraestrutura, atraindo migrantes e ampliando seu peso político.

Metropolitana

Cuiabá, capital do estado. Crescimento populacional, modernização e poder político. (Foto: Divulgação)

Cuiabá e Várzea Grande concentram grande parte do eleitorado e permanecem palco das disputas mais acirradas. O fluxo contínuo de migrantes do interior e de outros estados fortalece a metrópole e acentua a polarização das eleições, tanto municipais quanto estaduais.

Eixo do Agro

Na região Norte, o “Eixo da BR-163” — formado por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso — simboliza a pujança do agronegócio, com altos índices de urbanização, crescimento populacional constante e expressiva força econômica. Esses municípios registraram acréscimos populacionais de 11,9 mil habitantes (14,3%) em Lucas do Rio Verde, 7,8 mil (14%) em Nova Mutum e 14,1 mil (12,6%) em Sorriso.

Lucas do Rio Verde: Riqueza e produção agrícola elevam população em 14%. (Foto: Divulgação)

Primavera do Leste, no Sudeste do estado, destaca-se pela agroindústria e se integra ao polo de Rondonópolis, compondo uma das principais zonas de prosperidade da região Centro-Oeste.

Leia mais:  Números da população e do eleitorado mostram contrastes políticos e econômicos no MT

Primavera do Leste, o Sudeste do estado, destaca-se pela agroindústria e se integra ao polo de Rondonópolis, compondo uma das principais zonas de prosperidade da região Centro-Oeste.

Campo Novo do Parecis e Sapezal, no Chapadão do Parecis, são outros dois belos exemplos de prosperidade auferida através do agronegócio. Os dois municípios figuram entre os maiores PIBs do interior de Mato Grosso, com qualidade de vida e altas produções de grãos e algodão.

(*) Leia matéria relacionada:

Números da população e do eleitorado mostram contrastes políticos e econômicos no MT

(Foto topo: Divulgação)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana