conecte-se conosco


Entidades de Classe

Sindjor pede inclusão de jornalistas da linha de frente no grupo prioritário; Profissionais podem ser vetores

Publicado

Os jornalistas que cobrem a pandemia podem se tornar vetores da disseminação do novo coronavírus. Por este motivo, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), através do presidente da Junta Administrativa da entidade, Itamar Perenha, protocolou ontem (quinta, 28), ofício em que solicita ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, a inclusão dos jornalistas entre os grupos prioritários de vacinação contra covid-19 e outros vírus.

Itamar Perenha: “Objetivo é incluir como prioritários os profissionais que estão atuando na linha de frente”.

Além do risco de se tornarem vetores da disseminação do vírus, Perenha argumenta que os profissionais que atuam na linha de frente da cobertura da pandemia estão expostos à contaminação. “Os trabalhadores da informação podem ser vetores da doença, pois transitam em ambientes possivelmente contaminados, como unidades de saúde e funerárias, em diferentes turnos de trabalho, quando são convidados inclusive a cobrir coletivas de imprensa em locais insalubres ou com potencial risco de contaminação”, observa o presidente do Sindjor-MT. Ele recorda que isso ocorreu em 2020, quando a própria Secretaria de Estado de Saúde convocou os veículos de imprensa para inauguração de alas hospitalares.

O documento protocolado foi copiado aos secretários das pastas da Saúde e da Comunicação e ressalta que o Decreto nº 10.288, do governo federal, de 22/03/2020, tornou o jornalismo atividade essencial desde o início da pandemia, em função da necessidade de informar a população e dar publicidade aos atos praticados pelo Estado.

Linha de frente

Itamar Perenha frisa que o objetivo é incluir como prioritários os profissionais que estão atuando na linha de frente, buscando a informação em unidades hospitalares, postos de atendimento, junto de pessoas contaminadas e seus familiares, entre outros locais onde acabam sendo expostos à contaminação para realizarem seu trabalho, cobrindo pautas externas. “É importante lembrar que em quase todos os veículos de comunicação do Estado de Mato Grosso há relatos de profissionais contaminados com covid-19, incluindo possíveis casos de reincidência da contaminação. E esses profissionais, assim como outros que atuam na linha de frente, podem ter trabalhado contaminados até que os sintomas apareceram, ocasionando riscos aos colegas, familiares e à população com a qual tiveram contato”, pontuou.

O ofício cita ainda que o Brasil é o segundo país com maior número de óbitos entre jornalistas no mundo, segundo a Press Emblem Campaign (PEC), com o registro de 602 vítimas, sendo metade delas jornalistas que viviam na América Latina.

Mais Informações: Itamar Perenha – 65 98114-9065; Maurílio Mederix – 65 99217-1779; Sergio Roberto – 65 99620-4262.

(Por: Magda Matos, Luciana Oliveira Pereira e Sergio Roberto – diretoria da Junta SINDJOR/MT, Gestão 2021)

publicidade

Entidades de Classe

OAB Tangará da Serra: Com Jonas Coelho presidente, 10ª Subseção empossa nova diretoria

Publicado

A 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Tangará da Serra, tem nova diretoria desde a noite de ontem (quarta, 20). Jonas Coelho da Silva foi empossado como novo presidente para o triênio 2022-2024, sucedendo a Franco Ariel Bizarello dos Santos.

(*) Veja galeria de fotos da posse no link ao final do texto

A posse ocorreu no auditório da sede da 10ª Subseção, com presença de grande número de advogados e de autoridades locais, representando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das polícias Judiciária Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, entidades diversas e representantes da sociedade civil organizada.

A presidente da Seccional da OAB-MT, Gisela Cardoso, prestigiou a posse da nova diretoria, na qual Jonas Coelho tem, ao seu lado, Marcos Cardozo Dalto (vice-presidente), Deborah Barbosa Camacho (secretária geral), Carolina Atala Castilho (secretária adjunta), Claudilene Julião de Souza (tesoureira) e Marcelo Barbosa de Freitas (delegado). Também receberam posse os titulares das 15 comissões temáticas da subseção.

Missão e desafio

Em seu discurso de posse, Jonas Coelho destacou que a missão da nova diretoria terá o grande desafio de representar a classe que, através da subseção local, inclui municípios como Barra do Bugres, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal. “O advogado é indispensável à administração da Justiça (…) e nossa missão será, entre outras, assegurar o exercício pleno da advocacia”, disse, garantindo que a nova diretoria terá, a exemplo da anterior e das demais, uma postura intransigente na defesa das prerrogativas do advogado.

Jonas também agradeceu o apoio da família e dos seus colegas da Ávila & Ávila Advogados, escritório onde iniciou sua carreira há mais de duas décadas e onde permanece atuando, mencionando o “decano” advogado Pedro Evangelista de Ávila como um mestre no qual se espelha. “Gratidão é dívida que não prescreve”, sentenciou.

O novo presidente da 10ª Subseção da OAB-MT destacou outra missão da entidade, que é representar e defender a sociedade no âmbito jurídico ante eventuais ofensas e abusos contra a justiça e a liberdade.

Neste mesmo contexto de comprometimento da OAB com a sociedade, Jonas Coelho da Silva anunciou a execução de projetos sociais pela subseção, como o “Karatê OAB” e o “Bom de Escola, Bom de Bola”, para os quais será utilizada a estrutura física da sede local da entidade.

Referendo

Jonas Coelho da Silva e a nova diretoria formaram chapa de consenso e foram referendados por 85% da classe de advogados de Tangará da Serra, conquistando 275 votos nas eleições realizadas em novembro do ano passado.

Naquele mesmo pleito, a advogada Gisela Cardoso – que prestigiou a posse de Jonas Coelho – foi eleita para a Seccional Mato Grosso (OAB-MT), reunindo 4.642 votos.

(*) A seguir, veja galeria de fotos da posse

Fotos da posse da nova diretoria da 10ª Subseção da OAB, em Tangará da Serra

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana