O Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, realizará entre hoje (terça-feira,08) e 11 de outubro a I Semana de Jornalismo. O tema será ‘A importância da Universidade para a formação do Jornalista’. Trata-se de um evento voltado ao público acadêmico, mas que dialoga diretamente com a comunidade externa através dos temas abordados nas mesas de debate e das atividades propostas.
Em tempos de fake news e discussões éticas sobre o fazer jornalístico, o objetivo do evento é ressaltar o papel da universidade enquanto espaço de reflexão e voltada a uma formação humanística – sem, contudo, deixar de lado questões técnicas e específicas do campo comunicacional.
Neste sentido, a programação inclui mesas de debate, oficinas e minicursos que visam instigar tanto acadêmicos do Curso de Jornalismo quanto as demais pessoas interessadas em participar do evento.
PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia será realizado no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), a partir das 19h. A mesa de abertura debaterá o tema do evento, ‘A importância da Universidade para a formação do Jornalista’, e contará com a participação de Ailton Segura, professor com mais de 30 anos de experiência acadêmica e que atualmente ministra aulas no Curso de Jornalismo da Unemat.
Auditório da UNEMAT será palco da maior parte da programação.
Também foram convidados para a mesa inaugural o Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Thiago Cury Luiz, e o assessor do Estado de Mato Grosso e coordenador geral da Fundação Leonel Brizola-MT, Jonas da Silva. A mediação ficará a cargo do professor Eduardo Luis Mathias Medeiros, do Curso de Jornalismo da Unemat.
O segundo dia, 9, será realizado na Sala de Videoconferência da Unemat, a partir das 19h. O tema a ser debatido é ‘Jornalismo e questões de gênero: universidade e mercado de trabalho’. Foram convidadas a jornalista Celly Alves Silva e a fotógrafa Bruna Obadowski. As três atuam em Cuiabá e, sob mediação da professora Karina Andréa Tarca, contribuirão para reflexões sobre o papel da mulher no universo jornalístico.
Antes da mesa de debate será realizado lançamento de livros de duas convidadas, Celly Alves Silva e Eunice Ramos, além do resultado da pesquisa de mestrado de Eveline Baptistella, professora do Curso de Jornalismo da Unemat.
Auditório da ACITS sediará a abertura do evento.
O terceiro dia de evento é dedicado às oficinas, que serão ministradas tanto por acadêmicos do Curso de Jornalismo quanto por professores. A fotógrafa Bruna Obadowski, por exemplo, ofertará uma oficina de Fotografia Documental voltada ao público feminino na manhã de quinta-feira. A lista de oficinas pode ser conferida na página da disciplina: https://eventosjornalismot.wixsite.com/semanadejornalismo. Todas as atividades são gratuitas e garantem certificado aos participantes.
O quarto e último dia será realizado no Auditório da Unemat. Para debater o tema proposto, ‘Diálogo entre a Universidade e a comunidade externa’, participarão da mesa Silvia Marques Calicchio, representante do Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Jean-Claude Rodrigues, presidente do Fotoclube Tangará da Serra, e Adão de Góis Alves, presidente da Associação Comunitária Vale do Rio Bugres e produtor da Rádio Vale FM, de Barra do Bugres.
Programação cultural
Além dos debates propostos nas mesas, a I Semana de Jornalismo também contará com uma programação de cunho cultural que inclui cinema, música e fotografia. Antes e após as mesas de debate serão realizadas apresentações musicais. No primeiro dia de evento o acadêmico do quinto semestre do Curso de Jornalismo, Jorge Félix, fará uma apresentação musical.
Na quarta-feira a professora de Teatro do Centro Cultural, Adriane Rocha, fará uma esquete. O encerramento do evento contará com a banda tangarense Jam On, cujo repertório é voltado ao rock clássico. Durante as mesas de debate serão expostas fotografias cedidas pelos membros do Fotoclube Tangará.
E através de uma parceria entre o Cineclube Coxiponés (UFMT/Cuiabá), Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), serão exibidos filmes em escolas públicas de Tangará da Serra.
A mostra integra o festival infanto-juvenil Cine Caramelo Itinerante. Mais informações sobre o festival: https://www.cinecaramelo.com.br/.
(Fonte: Diário da Serra)