TANGARÁ DA SERRA

Feiras & Eventos

Semana de Jornalismo da UNEMAT começa hoje, em Tangará da Serra

Publicado em

O Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, realizará entre hoje (terça-feira,08) e 11 de outubro a I Semana de Jornalismo. O tema será ‘A importância da Universidade para a formação do Jornalista’. Trata-se de um evento voltado ao público acadêmico, mas que dialoga diretamente com a comunidade externa através dos temas abordados nas mesas de debate e das atividades propostas.

Em tempos de fake news e discussões éticas sobre o fazer jornalístico, o objetivo do evento é ressaltar o papel da universidade enquanto espaço de reflexão e voltada a uma formação humanística – sem, contudo, deixar de lado questões técnicas e específicas do campo comunicacional.

Neste sentido, a programação inclui mesas de debate, oficinas e minicursos que visam instigar tanto acadêmicos do Curso de Jornalismo quanto as demais pessoas interessadas em participar do evento.

PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia será realizado no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), a partir das 19h. A mesa de abertura debaterá o tema do evento, ‘A importância da Universidade para a formação do Jornalista’, e contará com a participação de Ailton Segura, professor com mais de 30 anos de experiência acadêmica e que atualmente ministra aulas no Curso de Jornalismo da Unemat.

Auditório da UNEMAT será palco da maior parte da programação.

Também foram convidados para a mesa inaugural o Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Thiago Cury Luiz, e o assessor do Estado de Mato Grosso e coordenador geral da Fundação Leonel Brizola-MT, Jonas da Silva. A mediação ficará a cargo do professor Eduardo Luis Mathias Medeiros, do Curso de Jornalismo da Unemat.

O segundo dia, 9, será realizado na Sala de Videoconferência da Unemat, a partir das 19h. O tema a ser debatido é ‘Jornalismo e questões de gênero: universidade e mercado de trabalho’. Foram convidadas a jornalista Celly Alves Silva e a fotógrafa Bruna Obadowski. As três atuam em Cuiabá e, sob mediação da professora Karina Andréa Tarca, contribuirão para reflexões sobre o papel da mulher no universo jornalístico.

Antes da mesa de debate será realizado lançamento de livros de duas convidadas, Celly Alves Silva e Eunice Ramos, além do resultado da pesquisa de mestrado de Eveline Baptistella, professora do Curso de Jornalismo da Unemat.

Auditório da ACITS sediará a abertura do evento.

O terceiro dia de evento é dedicado às oficinas, que serão ministradas tanto por acadêmicos do Curso de Jornalismo quanto por professores. A fotógrafa Bruna Obadowski, por exemplo, ofertará uma oficina de Fotografia Documental voltada ao público feminino na manhã de quinta-feira. A lista de oficinas pode ser conferida na página da disciplina: https://eventosjornalismot.wixsite.com/semanadejornalismo. Todas as atividades são gratuitas e garantem certificado aos participantes.

O quarto e último dia será realizado no Auditório da Unemat. Para debater o tema proposto, ‘Diálogo entre a Universidade e a comunidade externa’, participarão da mesa Silvia Marques Calicchio, representante do Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Jean-Claude Rodrigues, presidente do Fotoclube Tangará da Serra, e Adão de Góis Alves, presidente da Associação Comunitária Vale do Rio Bugres e produtor da Rádio Vale FM, de Barra do Bugres.

Programação cultural

Além dos debates propostos nas mesas, a I Semana de Jornalismo também contará com uma programação de cunho cultural que inclui cinema, música e fotografia. Antes e após as mesas de debate serão realizadas apresentações musicais. No primeiro dia de evento o acadêmico do quinto semestre do Curso de Jornalismo, Jorge Félix, fará uma apresentação musical.

Na quarta-feira a professora de Teatro do Centro Cultural, Adriane Rocha, fará uma esquete. O encerramento do evento contará com a banda tangarense Jam On, cujo repertório é voltado ao rock clássico. Durante as mesas de debate serão expostas fotografias cedidas pelos membros do Fotoclube Tangará.

E através de uma parceria entre o Cineclube Coxiponés (UFMT/Cuiabá), Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), serão exibidos filmes em escolas públicas de Tangará da Serra.

A mostra integra o festival infanto-juvenil Cine Caramelo Itinerante. Mais informações sobre o festival: https://www.cinecaramelo.com.br/.

(Fonte: Diário da Serra)

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

Published

on

A partir desta segunda (08.08) e durante toda esta semana, o parque de exposições de Rondonópolis se tornará o ponto de encontro dos produtores da região. A programação da 48ª Exposul está bastante atraente. Mais que treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o evento contará com a presença de autoridades locais para várias reuniões de trabalho.

No estande do Senar-MT haverá exposição de máquinas e implementos agrícolas, graças à parceria estabelecida entre a entidade e as fábricas e revendas. Também estão previstas vitrines da carne e oito treinamentos. Destes, seis de operação de maquinários agrícolas. Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

A estimativa é capacitar 120 pessoas durante os dias do evento. Estarão disponíveis as seguintes capacitações: operação de colheitadeira de grãos; operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadora; operação de pá carregadeira; operação de empilhadeira; operação de tratores agrícolas e aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido. Os interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural de Rondonópolis.

Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

Os visitantes do evento também poderão assistir a seis Vitrines da Carne, espaços em que serão apresentados cortes de bovinos, suínos, frango e peixe. No estande do Senar-MT, os produtores rurais terão à disposição atendimentos consultivos por colaboradores do Sistema Famato visando esclarecer dúvidas sobre serviços ofertados pela instituição. E, atendimentos consultivos de maquinários agrícolas com parceiros dos Centros de Treinamento do Senar-MT.

O Senar-MT está apoiando as principais feiras de negócios do setor agropecuário após a retomada dos eventos e a flexibilização das restrições sanitárias. Mais de 30 feiras foram realizadas nos últimos dois meses e estão previstas mais de dez até o fim de setembro.

Programação

08 a 13/08 – Exposul – em Rondonópolis

11 a 14/08 – Expocarmem – em Santa Carmem

12 a 14/08 – Exposal – Feira em Santo Antônio do Leste

12 a 21/08 – ExpoJur 2022 – Juruena

13 e 14/08 – 7º Festival de Pesca de Tapurah

18 a 21/08 – Expoverde – em Nova Monte Verde

25 a 27/08 – 10ª Expojulio 2022 – em Campos de Júlio; 1ª Torixoréu Expo Show – Feira de Tecnologia Agrícola e de Negócios

31 a 03/09 – Expopedra 2022 – em Pedra Preta

01 a 04/09 – 30ª Festa do Peão Pantaneiro – em Santo Antônio do Leverger

03 a 11/09 – Expovale – em Juara

06 a 10/09 – 28ª Expopar – em Paranatinga

14 a 18/09 – Expomarcos 2022 – em São José dos Quatro Marcos

(Ascom – Senar-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana