TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Safra 2025/26, crédito difícil, juros altos e entrevistas são os destaques

Publicado em

A previsão otimista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2025/26, as dificuldades de crédito, os juros elevados, além de entrevistas e reflexões, integram o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado, 20 de setembro.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e podcast no SoundCloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Novos recordes

A Conab divulgou nesta semana sua previsão para a safra 2025/26. As projeções indicam novos recordes na agropecuária brasileira, com a produção de grãos podendo chegar a 353,8 milhões de toneladas e a de carnes a 32,3 milhões de toneladas.

No caso dos grãos, se a previsão de 353,8 milhões de toneladas se confirmar, haverá um crescimento de 1% em relação às 350,2 milhões de toneladas colhidas na temporada 2024/25. O incremento se deve, sobretudo, à expansão da área plantada: de 81,74 milhões de hectares em 2024/25 para 84,24 milhões de hectares na atual temporada.

Já para as proteínas animais, a previsão é de mais um recorde histórico. Impulsionada principalmente pelas cadeias de frango e suíno, a produção de carnes deverá alcançar 32,3 milhões de toneladas, mesmo com a expectativa de leve queda na bovinocultura.

No primeiro bloco, Ricardo Arioli comenta as projeções da Conab e chama atenção para pontos de preocupação no setor produtivo: crédito mais restrito, juros altos no financiamento da safra e custos crescentes para a produção de soja e milho.

Nos blocos seguintes, o programa traz outras notícias, reflexões e entrevistas. Em diálogo com o professor Paulo Arbex, Arioli aborda o tema “Atenção ao plantio”. Na sequência, o debate gira em torno de “Painel do IMEA mostra aperto em 2026”. Por fim, Ângelo Ozela conversa com Ricardo Arioli sobre “A gestão financeira em tempos de crise”.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Entrevista com Antônio Cabrera, notícias comentadas e missão técnica nos EUA são destaques

Published

on

Uma entrevista com Antônio Cabrera, notícias comentadas e o relato de uma comissão técnica aos EUA são as atrações do Momento Agrícola deste sábado.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Cabrera e o Agro no Brasil

O Momento Agrícola deste sábado vem com uma atração especial. Ricardo Arioli entrevistou o ex-ministro Antônio Cabrera, palestrante da última sexta-feira (12.08) na 5ª Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT), no Centro de Eventos, em meio à programação da Exposerra 2025.

Na entrevista – por sinal, muito esclarecedora, assim como a palestra – Cabrera discorreu sobre o conteúdo da sua palestra, que é o papel do Brasil na produção de alimentos e os entraves no desenvolvimento do país, principalmente em relação ao agronegócio.

Ouça AQUI.

O conteúdo do programa também traz notícias comentadas e uma segunda entrevista, com o tema “A Missão Técnica da Aprosmat aos EUA”, com Nélson Croda.

Para ouvir o programa, na íntegra, clique abaixo.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana