conecte-se conosco


Formação Profissional

Qualificação: ETE tem inscrições abertas para cursos gratuitos de RH e Crédito/Cobrança

Publicado

A Escola Técnica Estadual (ETE), vinculada á Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) tem inscrições abertas até o próximo dia 13 para cursos gratuitos de qualificação profissional. Os cursos oferecidos são de AUXILIAR DE CRÉDITO E COBRANÇA, para o período vespertino, e AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS, este para o período noturno.

A ETE informa que os requisitos para ingressar no curso são idade de 16 anos completos e ter concluído o ensino fundamental. A seleção e classificação será realizada exclusivamente por ordem de inscrição, com resultado final divulgado em 14 de abril.

As matrículas poderão ser feitas no período de 18 a 20 de abril, sendo o início das aulas o próximo dia 25. Se houver segunda chamada, será no dia 29 de abril.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp (65) 99903-1891

Link para as inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjdG06FD45HxvEeRJ0mVBrZesv-fdmiAjJM1UDpn5xo09qDg/viewform

 

publicidade

Cidades & Geral

NR-10: Aplicação de norma reduz riscos de acidentes elétricos em propriedades rurais

Publicado

Há 10 anos na função de eletricista, Luciano dos Santos Silva felizmente nunca sofreu nenhum acidente grave. A boa experiência no ramo não o isentou de ir em busca de conhecimento e de mais capacitação para se manter no mercado. O trabalhador foi um dos alunos que participou do curso da Norma Regulamentadora 10 (NR 10), em Tapurah (foto acima).

Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural do município, o treinamento tem o objetivo de ensinar a legislação que rege os serviços que envolvem o setor de energia elétrica. “A NR 10 nos ensina que a segurança vem em primeiro lugar na área elétrica, assim como nas outras áreas no meio rural”, afirma o aluno.

O presidente do Sindicato Rural de Tapurah, Dirceu Dezem, acredita que essa é uma forma de aplicar a lei. “É uma maneira de tomar conhecimento da lei e aplicá-la, além de que os produtores enxergam a diferença entre os funcionários que fizeram o curso e os que não fizeram. Contribuir para levar esse conhecimento é recompensador”.

Segundo a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Valéria Eller, a aplicação da Norma amplia o conhecimento dos trabalhadores e reduz o risco de acidentes com a rede elétrica. “O choque elétrico é o perigo mais conhecido em eletricidade, no entanto não é o único. Outros riscos como queda e arco elétrico devem ser considerados”, destaca.

Segundo a instrutora, a falta de informação dos trabalhadores na área é uma das principais causas de acidentes. “Considero um funcionário treinado, como um colaborador que será mais fácil de ser cobrado para que faça de maneira correta o serviço e retorne para sua casa com vida e saúde”.

NR 10 – A capacitação na Norma é obrigatória para todos aqueles que trabalham com eletricidade. O Senar-MT oferta a capacitação de forma gratuita para que trabalhadores e empregadores estejam em conformidade com a legislação.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana