conecte-se conosco


Pesquisa & Tecnologia

Pesquisadores da PUC e Fiocruz ‘acertam’ previsão de 41 mil casos em 20 de abril

Publicado

Pesquisadores ligados ao Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), que reúne especialistas da PUC do Rio de Janeiro, da Fiocruz e do Instituto D`Or, previram no início deste mês que o Brasil chegaria a 41 mil casos neste dia 20 de abril.

Pois, os pesquisadores acertaram em cheio! O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 20, boletim atualizado da pandemia do novo coronavírus informando o número de casos confirmados da doença: 40,581. Praticamente o número previsto pelos estudiosos do ‘Nois’.

Segundo matéria publicada pela revista Exame em 03 de abril, os estudiosos consideraram um cenário otimista para este dia 20, com 35.298. Num cenário pessimista, a evolução seria pior do que a observada na Itália e na Espanha e chegaria a 60 mil casos. No dia da publicação da matéria, o país tinha 9.059 casos confirmados.

Os pesquisadores do “Nois’ também acertaram quando afirmaram que a eficácia das medidas de contenção adotadas desde o mês de março influenciaria na desaceleração das taxas. Ainda no dia 03 de abril, os números da pandemia no Brasil já indicavam uma taxa de crescimento menor do que a de outros países analisados.

Outra previsão acertada dos pesquisados foi em relação aos números de São Paulo e Rio de Janeiro, estados que concentram os maiores números da pandemia. Segundo eles, São Paulo teria, neste dia 20, de 11.154 a 26.777 (tem 14.580), enquanto o Rio ficaria entre 3.156 a 7.576 (tem 4.899).

publicidade

Meio Ambiente & Preservação

Água no subsolo: Tecnologia desenvolvida em Tangará da Serra é aprovada e será ampliada em Sorriso

Publicado

A instalação de drenos verticais em áreas de recarga de corpos hídricos e em bacias de contenção de estradas rurais foi aprovada e será ampliada no município de Sorriso, no médio norte de Mato Grosso.

Destinada à aceleração de infiltração da água das chuvas, a tecnologia foi desenvolvida originalmente em Tangará da Serra pelo IPAC (Instituto Pantanal Amazônia de Conservação).

Dispositivos de infiltração são instalados em caixas de captação de águas das chuvas às margens de estradas.

Na manhã de hoje, a tecnologia foi apresentada em reunião na prefeitura de Sorriso (primeira foto, acima), com as presenças do prefeito Ari Lafin e os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Lincoln e Emerson Farias. A apresentação foi realizada pelo consultor ambiental Décio Eloi Siebert, juntamente com o professor e ex-superintendente da Itaipu Binacional Jair Kotz.

Após assistir à apresentação, o prefeito Ari Lafin determinou aos secretários presentes à reunião que seja criado imediatamente um grupo de trabalho, para buscar os mecanismos para ampliação do projeto no município, visando o aumento da disponibilidade hídrica e a readequação das estradas rurais. O Sindicato Rural de Sorriso fará parte do grupo de trabalho.

Segundo o prefeito Ari Lafin, “o objetivo deste projeto é transformar o município de Sorriso, que já é a capital mundial de produção de soja, também em capital de produção agrícola sustentável”.

O trabalho de instalação dos primeiros drenos verticais em Sorriso ocorreu em áreas de recarga de 15 nascentes da Bacia do Rio Lira, em Sorriso. O experimento foi aprovado e deverá ser implantado nas cabeceiras de todos os corpos hídricos e nas bacias de contenção das estradas rurais do município do médio norte.

Apresentação da tecnologia em Sorriso foi realizada por Décio Siebert e Jair Kotz.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana