Aço de altíssima resistência, reforços laterais, maior capacidade de carga, praticidade e configurações para melhor utilização e aproveitamento do implemento. Estas são as características principais do rodotrem basculante da Pastre, comercializado em Mato Grosso pela Paraná Implementos.
O semirreboque, com capacidade para até 49 toneladas (carga líquida), está à mostra nesta segunda e amanhã (09 e terça, 10), em Tangará da Serra, no pátio da Associação dos Proprietários de Caminhões de Transporte (APCTTS), com comercialização no local.

Nivaldo: “É a bola da vez no transporte de cargas, um implemento multiuso, de grande capacidade, alta resistência, segurança e que permite agilidade ao transportador”
Segundo o representante de vendas da Paraná Implementos, Nivaldo Amorim, o implemento é ideal para pessoa jurídica, especialmente empresas transportadoras e produtores rurais. É o mais adequado do mercado para transportar todos os insumos para plantio e colheita, e também para o transporte de grãos aos silos, cooperativas ou portos.

Com preços a partir de R$ 275 mil, o semirreboque basculante também pode ser financiado em operações com ICMS de 7%. “É a bola da vez no transporte de cargas, um implemento multiuso, de grande capacidade, alta resistência, segurança e que permite agilidade ao transportador”, afirma Nivaldo.
O rodotrem basculante da Pastre é fabricado em Quatro Barras, proximidades de Curitiba, no Paraná. Em Mato Grosso, a representação é sediada em Cuiabá, no Distrito Industrial, com negociações para todo o estado (telefones 65 3667-7000 e 99982-7083).
(*) Abaixo, detalhes técnicos do produto disponível nos volumes de 25m³, 30m³ ou 35m³ cada caixa:
CAIXA DE CARGA: Somente no modelo PLANA; Construída em chapa de aço de alta e altíssima resistência; Cantos arredondados – Raio de 300mm; Costelas de reforço nas laterais; Tampa articulada na unidade dianteira, o que possibilita a descarga sem haver o desengate; Tampa traseira basculante com mancais e pinos reforçados e travamento automático duplo; Ângulo de basculamento de 42°.

CHASSI: Duas longarinas em perfil “I”, unidas por travessas em perfil “U”, fabricadas em chapa de aço de alta resistência; Eixo extralargo com buchas cementadas – Total segurança na operação de basculamento; Travessa traseira reforçada, equipada com sistema de engate esférico – Excelente estabilidade e facilidade nas operações.

DOLLY: Cambão rebaixado que possibilita a descarga sem haver o desengate; Duas longarinas em perfil “I” unidas por travessas, fabricadas em chapa de aço de alta resistência.

SUSPENSÃO: Mecânica universal; Suportes estampados, com “esfrega molas” resistentes ao desgaste; Pino de diâmetro 50mm em aço ABNT 1045 temperado; Tirantes de borracha do tipo silence block; Molejos para 6,5 toneladas, com tratamento shot peening e pre set; Eixos tubulares redondos de capacidade Técnica 13 toneladas e rolamentos 32.218 internos e externos; Cuíca de freio SIMPLES no primeiro eixo e SPRING BRAKE nos demais; Freios a ar com lonas 8” X 16.1/2” tipo tubeless.

SISTEMA HIDRÁULICO: Acionamento frontal por cilindro hidráulico telescópico; Válvula fim-de-curso mecânica; Engates rápidos de 1” – Maior vazão.
SISTEMA ELÉTRICO: Conforme NBR
ACABAMENTO: Jateamento por granalha de aço; Fundo anticorrosivo EPÓXI; Pintura em Poliuretano (PU) na cor desejada;

ITENS DE SÉRIE: Sinaleiras traseiras e lanternas de posição em LED; Freios ABS; Apara-barros de borracha; Barrica d’água; Caixa de ferramentas; Caixa de cozinha; Chave de cubo; Encerado colorido; Escada de acesso frontal, aparafusada; Estribo (ferro de ½”) nas laterais, com pinos de corda; Jogo de arcos para enlonar; Para-lamas plásticos individuais; Pés de apoio mecânicos; Levantador pneumático no 1º eixo; Protetor de cabine; Roda ou aro de estepe (01 un.); Para-choque traseiro; Faixas refletivas; Suporte de estepe frontal com levantador a cabo com catraca; Protetor lateral; Catracas de freio com ajuste automático.

OPCIONAIS: Comando hidráulico para o cavalo-mecânico; Pés de apoio hidropneumáticos; Rodas de alumínio; Suspensão pneumática; Tampa traseira com abertura para a lateral; Kit carga perigosa; Kit mineração; Kit de intercambialidade; Estabilizador central.
