A Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) de Tangará da Serra confirmou nesta sexta-feira (27) a realização do 1º Seminário Municipal da Construção Civil. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório da OAB. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/yN8Ljgddey6nzofJ9. As vagas são limitadas.
Segundo o titular da pasta, Júlio César Gomes da Silva, o evento focará na interatividade entre o município e os órgãos e entidades, assim como empresas e profissionais da construção civil. “Teremos participações especiais, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MT) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). É um tema importante, sempre presente no dia-a-dia da cidade”, disse o secretário.
Secretário de Planejamento, Júlio César Gomes da Silva, fala sobre o evento no áudio abaixo..
A temática inclui o Plano Diretor e suas diversas peças, como as leis de Parcelamento de Solo, Código de Obras e Lei das Calçadas. Haverá, também, abordagens sobre fiscalizações e temas relacionados a obras públicas.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) fará uma apresentação específica sobre a Lei de Incentivos Fiscais e Econômicos do município. Outros temas relacionados ao setor são empregabilidade e tendências na construção.
Construção Civil, segundo o CAGED
Segundo o relatório de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado esta semana pelo Ministério da Economia, o setor de Construção Civil está entre os três maiores geradores de empregos tanto em Tangará da Serra como em nível estadual.
Setor está entre os três que mais empregam em Tangará da Serra e em Mato Grosso.
Em Tangará da Serra, o setor se mantém no mesmo patamar de empregabilidade do Comércio e Serviços (ver matéria no Enfoque Business), respondendo em agosto por um saldo positivo de 32 novos empregos com carteira assinada, considerando 114 admissões contra 82 demissões. Estes dados atribuem à construção civil uma participação de 22,3% de participação no saldo de 143 empregos formais no município.
Em Mato Grosso, a construção civil também figura entre os três setores que mais empregam. No mês de agosto, o setor registrou no estado 3.027 admissões ante 2.540 demissões, perfazendo um saldo de 487 empregos formais. O número corresponde a 11,8% do saldo de 4.125 vagas registradas em carteira, ficando atrás somente da indústria – com saldo de 1.416 – e do setor de Serviços, que teve saldo positivo de 1.249 admissões.
Redes sociais, gestão de crises e a construção de confiança com a população estão entre os temas que serão debatidos no 4º Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso, que acontece nos dias 13 e 14 de março de 2025, no Hotel Inter, em Cuiabá. O evento terá a participação do jornalista investigativo Caco Barcellos, apresentador do programa “Profissão Repórter” e referência nacional na área.
Com as inscrições já abertas e vagas limitadas, o encontro é uma oportunidade para profissionais da comunicação pública se aprofundarem em estratégias essenciais para a gestão governamental. Caco Barcellos, que comandará a Palestra Magna no segundo dia do evento, trará uma visão estratégica sobre como a comunicação pode fortalecer a transparência, a confiança e o engajamento entre governos e a sociedade.
Outro destaque da programação é o jornalista e relações públicas Hernandes Cruz, coordenador de comunicação da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Em sua palestra, Hernandes apresentará estratégias de conteúdo para prefeituras, com exemplos práticos de ações realizadas durante a gestão de Léo Bortolin, em Primavera do Leste.
Confira os palestrantes também já confirmados:
▪️Hélio Taques (MT): Técnicas de redação oficial para a gestão pública.
▪️Antonio Garcia (SP): Estratégias de comunicação assertiva e desenvolvimento de habilidades profissionais.
▪️Joe Marcolino (PR): O impacto da inteligência artificial no trabalho das assessorias de imprensa.
▪️PV Bispo (BA): Estudo de caso da Prefeitura de Salvador, integrando comunicação pública e engajamento social.
Organizado pela Academy Brasil, empresa especializada em cursos e treinamentos na área pública, o encontro já alcançou 91,1% de aprovação nas edições anteriores. Com aulas dinâmicas, materiais de apoio e momentos de troca de experiências, o evento é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação para profissionais de comunicação pública do estado de Mato Groso.