TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Economia & Mercado

Mercado de florestas plantadas no MT será o destaque do Florestar 2025, em agosto

Publicado em

O mercado de florestas plantadas de Mato Grosso será o ponto central da sexta edição do Florestar 2025, evento promovido pela Arefloresta, Associação de Reflorestadores de Mato Grosso. O congresso, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Sinop, reunirá produtores, empresários e pesquisadores para discutir boas práticas, inovações e apresentar um diagnóstico atualizado sobre a oferta e demanda de madeira de reflorestamento no estado.

As florestas plantadas correspondem a uma nova vocação econômica na região oeste-sudoeste do estado, com milhares de hectares de eucalipto e teca em Tangará da Serra e outros municípios das imediações, como Reserva do Cabaçal e Jauru, e uma indústria de beneficiamento já instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, com mercado consolidado na Ásia.

Área de floresta plantada, de eucalipto, em Tangará da Serra: Mercado em expansão.

Glauber Silveira, vice-presidente da Arefloresta e organizador do evento, destaca que o objetivo do encontro é evidenciar o potencial de Mato Grosso no mercado de florestas plantadas, especialmente em um cenário de alta demanda e oferta reduzida. Ele enfatiza que o reflorestamento é um setor estratégico para a sustentabilidade, não apenas de Mato Grosso, mas de todo o Brasil.

Leia mais:  Recuperações judiciais avançam no agro; Mato Grosso lidera e frango reage

O plantio de florestas, especialmente de espécies como o eucalipto e a teca, desempenha papel essencial na preservação das vegetações nativas, além de contribuir para a descarbonização, processo no qual as árvores sequestram e estocam carbono ao longo de seu ciclo de vida. Além disso, a atividade gera milhares de empregos, principalmente nas áreas rurais, reforçando sua importância econômica e social.

Mato Grosso se destaca nacionalmente pela produção florestal. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado possui cerca de 129 mil hectares de eucalipto e 68 mil hectares de teca plantados, com vastos hectares aptos para novas áreas de reflorestamento, atendendo aos setores de celulose, biomassa e até mesmo a construção civil e o mercado moveleiro.

Clair Bariveira, presidente da Arefloresta, acrescenta que o mercado de florestas plantadas representa uma grande oportunidade de investimento, especialmente em tempos onde a sustentabilidade se tornou prioridade nas discussões globais. Os produtos florestais de Mato Grosso estão presentes em 61 países, comprovando sua relevância para a economia estadual.

Leia mais:  Fechamento da Casas Bahia em Tangará expõe alerta maior para economia regional

O Florestar 2025 será realizado na unidade da Embrapa em Sinop. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site Sympla, com vagas limitadas para o evento.

(Com informações de Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Advertisement

Economia & Mercado

Assovale: Certificação Bonsucro confere padrão internacional de sustentabilidade na cana

Published

on

A Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale) conquistou sua primeira certificação Bonsucro, resultado de um processo iniciado em 2025 para adequação das propriedades e da própria entidade aos padrões internacionais de produção responsável e sustentável da cana-de-açúcar.

O certificado foi emitido pela FoodChain ID Certificadora em 7 de agosto e reconhece o atendimento aos requisitos do Protocolo de Certificação Bonsucro V6.0 e do Padrão de Produção Bonsucro V5.2, no escopo dos indicadores agrícolas. O documento atesta a capacidade da entidade de implementar, monitorar e rastrear práticas relacionadas à produção responsável e sustentável abrangida pela certificação.

Sede da Assovale, em Nova Olímpia.

O trabalho começou com a preparação dos fornecedores e avançou para uma auditoria realizada em novembro de 2025. A avaliação ocorreu por amostragem em algumas propriedades, onde foram identificados pontos que exigiam adequações.

A partir disso, a Assovale estruturou um plano de ação, implementou as medidas corretivas e encaminhou as evidências à certificadora para análise. Com a aprovação das ações realizadas, o processo foi concluído em agosto, com a emissão do certificado.

Leia mais:  Recuperações judiciais avançam no agro; Mato Grosso lidera e frango reage

Segundo o gestor de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho da associação, Clair Batista da Silva, a conquista também representa o início de uma etapa permanente de acompanhamento e manutenção dos padrões exigidos.

“O desafio agora é manter toda a cadeia alinhada aos critérios da certificação, desde o cumprimento das obrigações trabalhistas e ambientais até o uso racional de água, solo, combustíveis e demais insumos. É um processo contínuo, que exige acompanhamento dos fornecedores e comprovação das práticas adotadas”, afirmou Clair Batista da Silva.

Lavoura canavieira é uma das forças da economia regional.

O certificado tem validade até 6 de agosto de 2029, condicionada à manutenção da conformidade nas inspeções anuais e ao cumprimento dos requisitos estabelecidos pela certificadora. O escopo abrange o cultivo de cana-de-açúcar nas áreas de produção que integram a unidade certificada.

A iniciativa contou com o apoio da Uisa, certificada Bonsucro desde 2018. A equipe de sustentabilidade da empresa auxiliou na preparação da documentação e nas diferentes etapas do processo. A certificação dos fornecedores também amplia o alinhamento da matéria-prima às exigências de sustentabilidade presentes na cadeia sucroenergética.

Leia mais:  Assovale: Certificação Bonsucro confere padrão internacional de sustentabilidade na cana

Para o presidente da Assovale, Normando Corral, a certificação representa um avanço para a entidade e seus fornecedores diante das novas demandas do setor. “É um reconhecimento construído com o envolvimento da nossa equipe, dos fornecedores e o apoio da Uisa. Mostra que estamos preparados para atender às novas exigências do setor e, principalmente, para manter nossos produtores inseridos em uma cadeia que valoriza cada vez mais a responsabilidade ambiental, social e produtiva”, destacou Normando Corral.

O que é a Bonsucro

A Bonsucro é uma organização internacional voltada à promoção de padrões de sustentabilidade na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Seus critérios abrangem aspectos ambientais, sociais e econômicos, incluindo o uso eficiente dos recursos naturais, as condições de trabalho e práticas de produção responsáveis.

Com a certificação, a Assovale passa a integrar formalmente o sistema Bonsucro, fortalecendo a adoção de práticas sustentáveis e a preparação de seus associados para as exigências crescentes do mercado e da cadeia sucroenergética.

(Redação EB, com Ascom Assovale; Foto do topo: Divulgação/Embrapa)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana