TANGARÁ DA SERRA

Setor Público & Agentes

Mais de 13 toneladas de lixo são retiradas de área à montante de estação de água

Publicado em

A irresponsabilidade e ignorância de pessoas resultam em sérios transtornos ao poder público e riscos à saúde da população.

O problema, recorrente na cidade, obrigou a realização de um mutirão de limpeza na última sexta-feira (04) pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) na região à montante das represas da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água – (ETA Queima Pé), em Tangará da Serra.

Ação teve caráter preventivo em vistas das chuvas que deverão ocorrer já a partir desta semana.

A ação foi realizada nas estradas da Pedreira e do Queima Pé, no entorno dos rios Queima Pé, Figueira e Uberabinha, e teve caráter preventivo em vistas das chuvas que deverão ocorrer já a partir desta semana. “Nos antecipamos, já que as águas das chuvas poderiam carrear lixo aos córregos que servem os reservatórios da ETA”, explicou o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres.

O mutirão também teve o acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do titular da pasta Magno César, e do coordenador de Educação Ambiental do SAMAE, Hugo Leonardo Moreno dos Santos. Também houve a participação da Serrana Engenharia Ambiental, empresa que gerencia o Aterro Sanitário.

Foram recolhidas cerca de 13,4 toneladas de entulhos e recicláveis das proximidades dos rios que servem a ETA Queima Pé.

Do local foram retirados sofás, carcaças de fogões e lavadouras, caixarias, pneus, latas, material de poda, restos de construção, e outros entulhos. “É lamentável que alguém saia da cidade pra vir jogar este material aqui, na beira da estrada e às margens de córregos”, observou Hugo Leonardo.

Segundo informações da autarquia, o lixo, entulhos e recicláveis retirados do local somaram aproximadamente 13,4 toneladas. Wesley Lopes destacou a necessidade da colaboração da população quanto ao descarte de lixo e entulhos, optando por descartar nos ecopontos disponibilizados, onde o material é recepcionado gratuitamente para posterior encaminhamento ao aterro sanitário. “Precisamos da colaboração de cada cidadão. Temos um ecoponto no Tarumã, estamos inaugurando outro no Acapulco e temos outros dois em fase de licitação para o Jardim dos Ipês e Grande Esmeralda. Nada é cobrado, não há pagamento de taxas para descartar o material nestes locais”, finalizou.

Diretor do SAMAE, Wesley Torres, coordenou os trabalhos e destaca a finalidade dos ecopontos.

Comentários Facebook
Advertisement

Setor Público & Agentes

Marcia Kiss assume pasta de Assistência Social em Tangará; Ana Lúcia alega surpresa

Published

on

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, apresentou e empossou na manhã desta segunda-feira, dia 08, a nova secretária municipal de Assistência Social.

A professora Marcia Regina Kiss Siqueira de Castro Cardoso foi empossada em ato ocorrido no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), da Prefeitura Municipal.

Ela assume no lugar de Ana Lúcia Adorno de Souza, que ocupou o cargo entre janeiro e outubro de 2021. “Quero agradecer a Ana Lúcia pelo trabalho, empenho e esforço que dedicou à Secretaria ao longo desses 10 meses, deu o seu melhor e somos muito gratos a ela por isso”, disse o Prefeito Vander.

Márcia Kiss assumiu a pasta na manhã desta segunda-feira.

Marcia Kiss, como é mais conhecida no meio social, é casada com Arnaldo, mãe de 2 filhos: Matheus e Ana Clara. Nasceu em São Paulo/SP no dia 25/10/1972 e foi criada no Paraná.

Formada em Ciências Exatas e Pedagogia. É residente em Tangará da Serra desde março de 1995. Durante esses 26 anos em Tangará da Serra, trabalhou em várias escolas, dentre elas o Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez, a Escola Acalanto, a Escola Objetiva, o Colégio Ideal, o Centro Infantil Caracol Kids e a Avance Colégio e Cursos, nas quais atuou como professora, no setor financeiro, como coordenadora pedagógica e como diretora.

Já foi Conselheira Tutelar e Coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Vila Esmeralda.

Em 2016 e em 2020, Marcia Kiss foi candidata a vereadora em Tangará da Serra.

Ao ser empossada, Marcia assegurou que irá conduzir a Secretaria com dedicação. “Agradeço a oportunidade dada a mim pelo prefeito Vander Masson. Buscarei conduzir a Secretaria com sabedoria, com união e empenho de todos os servidores para conduzir a pasta”, disse, destacando que as ações serão com planejamento e atuando ao lado das demais secretarias.

Surpresa

Ana Lúcia Adorno atuou pela pasta desde janeiro, no início da atual gestão.

Comunicada de sua exoneração na última sexta-feira (05), Ana Lúcia Adorno de Souza, disse estar surpresa com a decisão do Executivo. Em entrevista veiculada pela rádio Serra FM nesta manhã de segunda-feira, Ana Lúcia relatou que, ao ser informada que deixaria a pasta de Assistência Social, ouviu o gabinete do Executivo que sua atuação não estava afinada com a gestão e que seu desempenho não foi o esperado pelo prefeito Vander Masson.

Ela disse, porém, que fez o possível para atender as expectativas da administração municipal e que, apesar das limitações estruturais e orçamentárias que enfrentou, buscou desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Ana Lúcia agradeceu a oportunidade de compor a gestão municipal e disse torcer pelo êxito dos projetos em andamento na pasta.

(Redação EB, com Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana