TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Feiras & Eventos

Logo na abertura, 2º Fórum de Saneamento e Educação Ambiental reúne excelente público

Publicado em

Aberto ontem (quarta, 06), o 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental atraiu um excelente público no anfiteatro do Centro Cultural, em Tangará da Serra. O evento segue hoje, quinta-feira, e será encerrado amanhã (sexta, 08). A realização é do município, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), com apoio da HidroReader.

A solenidade de abertura contou com o prefeito Fábio Martins Junqueira e o diretor do SAMAE Wesley Lopes Torres. Também compuseram o dispositivo o coordenador do Campus da UNEMAT em Tangará da Serra, professor Raimundo Nonato Cunha de França, e o professor da UFMT Aldecy de Almeida Santos, que está à frente dos estudos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Desde a abertura das inscrições, mês passado, foram 351 inscritos representando a sociedade civil organizada, com estudantes, professores, servidores e profissionais de todas as áreas. No dia inaugural do Fórum, os participantes receberam suas credenciais e material na recepção do evento, com atendimento de equipe no saguão principal do Centro Cultural.

Bastante variada, a programação inclui palestras, apresentação de projetos, abordagens sobre o serviço público, além de atrativos como o 1º Prêmio Startup, cujos trabalhos selecionados serão apresentados nesta quinta-feira, e, na sexta, a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vem sendo desenvolvido pela autarquia a partir de estudos com participação de especialistas da Uniselva, ligada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Wesley Lopes Torres: “O evento é voltado à sociedade tangaraense, uma oportunidade de expor o que temos em Tangará da Serra”.

Ontem, quarta-feira, os destaques ficaram por conta da palestra do diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, que apresentou um panorama da autarquia. Torres discorreu sobre os serviços prestados pelo SAMAE, desde o tratamento da água à distribuição ao consumidor final, o esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, a gestão de resíduos sólidos, as obras e tecnologias empregadas, os investimentos em estrutura, ações de preservação e conservação de nascentes (PSA), assim como a situação do abastecimento frente à atual crise hídrica. Informações sobre os investimentos que serão realizados para ampliação da reservação de água e captação/adução a partir do rio Sepotuba também estiverem em pauta.

Além da exposição de Wesley, foram ministradas palestras sobre ‘Evolução e Gerenciamento de Resíduos Sólidos’ e ‘Educação Ambiental: A chave para um novo amanhã’, com os servidores Marcel Berteges e Hugo Moreno.

A programação completa para hoje (quinta, 07/11) e amanhã (sexta-feira, 08/11) constam ao final desta matéria.

Integração

Segundo o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, o evento é essencial para a integração da sociedade com o tema ‘Saneamento Básico’ e seus conceitos, além de uma maior compreensão da função e atuação da autarquia. “É um evento voltado à sociedade tangaraense, uma oportunidade de expor o que temos em Tangará da Serra, na qualidade da água, no esgotamento sanitário, na política de resíduos sólidos e nos serviços em geral que o SAMAE oferece”, colocou.

(*) Fonte: Assessoria. Confira, a seguir, a íntegra da programação do 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Cuiabá sediará, em outubro, Congresso Mundial da Carne; foco será na pecuária sustentável

Published

on

País sediará pela primeira vez o evento internacional, que terá representantes de mais de 20 países na capital de Mato Grosso.

O Brasil será sede, pela primeira vez, de um dos maiores eventos mundiais da pecuária: o World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne). A conferência reúne produtores, exportadores, pesquisadores e consumidores, com foco em temas como sustentabilidade, inovação e o futuro da proteína animal no mundo. Um dos principais objetivos do evento é destacar os avanços da pecuária brasileira, que em maio conquistou a certificação internacional de país livre de febre aftosa sem vacinação.

O Congresso será realizado entre os dias 27 e 30 de outubro, em Cuiabá, e reunirá representantes de mais de 20 países. Mato Grosso foi escolhido como sede por ser o maior exportador de proteína animal do Brasil — somente em 2024, o estado movimentou mais de US$ 2,7 bilhões com as exportações do setor.

Caio Penido, presidente do Imac: “Temos a melhor carne do mundo, pronta para atender aos mercados mais exigentes”.

“Em outubro, teremos lideranças globais debatendo os rumos da pecuária. Será uma oportunidade única para mostrar que a nossa produção é sustentável e segue os mais altos padrões internacionais. Temos a melhor carne do mundo, pronta para atender aos mercados mais exigentes”, afirma Caio Penido, presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).

Entre as iniciativas brasileiras que serão apresentadas durante o congresso está o Passaporte Verde, programa desenvolvido pelo Imac em parceria com o setor produtivo e o Governo de Mato Grosso. A proposta visa atingir o monitoramento completo do rebanho — do nascimento ao abate — mas de forma faseada e inclusiva. Também busca estimular que toda a cadeia de produção adote práticas sustentáveis.

“Estamos finalizando um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa para instituir o Passaporte Verde. A ideia é criar uma série de políticas públicas para apoiar os pecuaristas, tanto os que buscam regularização quanto os que já atuam com rastreabilidade completa. Nossa meta é, em quatro anos, atingir todos os critérios estabelecidos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda.

Pecuária de corte mato-grossense é uma das mais conceituadas do mundo.

Durante o evento, serão discutidos temas estratégicos como: o futuro da carne nos mercados globais, desafios ambientais e emissões da produção animal, soluções sustentáveis para a cadeia produtiva, avanços em nutrição com proteína animal, inovação tecnológica e políticas públicas para o setor.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão o presidente da International Meat Secretariat (IMS), Juan José Grigera Naón; o vice-reitor da Harper Adams University, Michael Lee; o diretor de Estratégia do Meat Institute, Eric Mittenthal; e o diretor executivo da National Cattlemen’s Beef Association (NCBA), Kent Bacus.

“Há cerca de 10.000 anos, a domesticação do gado foi um marco para a humanidade. A partir dela, o ser humano passou a se fixar, cultivar alimentos e evoluir para a civilização. A proteína animal contribuiu para a saúde da humanidade desde o início, e queremos mostrar ao mundo não apenas essa trajetória, mas o futuro promissor do setor”, destaca Caio Penido.

World Meat Congress (WMC)

Realizado a cada dois anos pela International Meat Secretariat (IMS) — e nesta edição em parceria com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) —, o World Meat Congress já passou por países como Estados Unidos, Austrália, Argentina, México, Uruguai e Holanda.

Em 2025, o tema será “Sustentabilidade e Inovação Tecnológica”, reforçando o compromisso do evento com o futuro da produção de carne. O congresso é um dos maiores fóruns globais sobre proteína animal e promove o intercâmbio entre todos os elos da cadeia produtiva.

Entre os resultados esperados estão a divulgação de novas tecnologias, fortalecimento da cadeia produtiva, melhoria da qualidade das proteínas animais, conscientização sobre a produção de carne, promoção de políticas públicas e impacto econômico positivo para o setor.

#pecuária de corte; #carne; #World Meat Congress 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana