TANGARÁ DA SERRA

Feiras & Eventos

Logo na abertura, 2º Fórum de Saneamento e Educação Ambiental reúne excelente público

Publicado em

Aberto ontem (quarta, 06), o 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental atraiu um excelente público no anfiteatro do Centro Cultural, em Tangará da Serra. O evento segue hoje, quinta-feira, e será encerrado amanhã (sexta, 08). A realização é do município, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), com apoio da HidroReader.

A solenidade de abertura contou com o prefeito Fábio Martins Junqueira e o diretor do SAMAE Wesley Lopes Torres. Também compuseram o dispositivo o coordenador do Campus da UNEMAT em Tangará da Serra, professor Raimundo Nonato Cunha de França, e o professor da UFMT Aldecy de Almeida Santos, que está à frente dos estudos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Desde a abertura das inscrições, mês passado, foram 351 inscritos representando a sociedade civil organizada, com estudantes, professores, servidores e profissionais de todas as áreas. No dia inaugural do Fórum, os participantes receberam suas credenciais e material na recepção do evento, com atendimento de equipe no saguão principal do Centro Cultural.

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

Bastante variada, a programação inclui palestras, apresentação de projetos, abordagens sobre o serviço público, além de atrativos como o 1º Prêmio Startup, cujos trabalhos selecionados serão apresentados nesta quinta-feira, e, na sexta, a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vem sendo desenvolvido pela autarquia a partir de estudos com participação de especialistas da Uniselva, ligada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Wesley Lopes Torres: “O evento é voltado à sociedade tangaraense, uma oportunidade de expor o que temos em Tangará da Serra”.

Ontem, quarta-feira, os destaques ficaram por conta da palestra do diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, que apresentou um panorama da autarquia. Torres discorreu sobre os serviços prestados pelo SAMAE, desde o tratamento da água à distribuição ao consumidor final, o esgotamento sanitário e tratamento de efluentes, a gestão de resíduos sólidos, as obras e tecnologias empregadas, os investimentos em estrutura, ações de preservação e conservação de nascentes (PSA), assim como a situação do abastecimento frente à atual crise hídrica. Informações sobre os investimentos que serão realizados para ampliação da reservação de água e captação/adução a partir do rio Sepotuba também estiverem em pauta.

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

Além da exposição de Wesley, foram ministradas palestras sobre ‘Evolução e Gerenciamento de Resíduos Sólidos’ e ‘Educação Ambiental: A chave para um novo amanhã’, com os servidores Marcel Berteges e Hugo Moreno.

A programação completa para hoje (quinta, 07/11) e amanhã (sexta-feira, 08/11) constam ao final desta matéria.

Integração

Segundo o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, o evento é essencial para a integração da sociedade com o tema ‘Saneamento Básico’ e seus conceitos, além de uma maior compreensão da função e atuação da autarquia. “É um evento voltado à sociedade tangaraense, uma oportunidade de expor o que temos em Tangará da Serra, na qualidade da água, no esgotamento sanitário, na política de resíduos sólidos e nos serviços em geral que o SAMAE oferece”, colocou.

(*) Fonte: Assessoria. Confira, a seguir, a íntegra da programação do 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

Published

on

A partir desta segunda (08.08) e durante toda esta semana, o parque de exposições de Rondonópolis se tornará o ponto de encontro dos produtores da região. A programação da 48ª Exposul está bastante atraente. Mais que treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o evento contará com a presença de autoridades locais para várias reuniões de trabalho.

No estande do Senar-MT haverá exposição de máquinas e implementos agrícolas, graças à parceria estabelecida entre a entidade e as fábricas e revendas. Também estão previstas vitrines da carne e oito treinamentos. Destes, seis de operação de maquinários agrícolas. Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

A estimativa é capacitar 120 pessoas durante os dias do evento. Estarão disponíveis as seguintes capacitações: operação de colheitadeira de grãos; operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadora; operação de pá carregadeira; operação de empilhadeira; operação de tratores agrícolas e aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido. Os interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural de Rondonópolis.

Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

Os visitantes do evento também poderão assistir a seis Vitrines da Carne, espaços em que serão apresentados cortes de bovinos, suínos, frango e peixe. No estande do Senar-MT, os produtores rurais terão à disposição atendimentos consultivos por colaboradores do Sistema Famato visando esclarecer dúvidas sobre serviços ofertados pela instituição. E, atendimentos consultivos de maquinários agrícolas com parceiros dos Centros de Treinamento do Senar-MT.

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

O Senar-MT está apoiando as principais feiras de negócios do setor agropecuário após a retomada dos eventos e a flexibilização das restrições sanitárias. Mais de 30 feiras foram realizadas nos últimos dois meses e estão previstas mais de dez até o fim de setembro.

Programação

08 a 13/08 – Exposul – em Rondonópolis

11 a 14/08 – Expocarmem – em Santa Carmem

12 a 14/08 – Exposal – Feira em Santo Antônio do Leste

12 a 21/08 – ExpoJur 2022 – Juruena

13 e 14/08 – 7º Festival de Pesca de Tapurah

18 a 21/08 – Expoverde – em Nova Monte Verde

25 a 27/08 – 10ª Expojulio 2022 – em Campos de Júlio; 1ª Torixoréu Expo Show – Feira de Tecnologia Agrícola e de Negócios

31 a 03/09 – Expopedra 2022 – em Pedra Preta

01 a 04/09 – 30ª Festa do Peão Pantaneiro – em Santo Antônio do Leverger

03 a 11/09 – Expovale – em Juara

06 a 10/09 – 28ª Expopar – em Paranatinga

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

14 a 18/09 – Expomarcos 2022 – em São José dos Quatro Marcos

(Ascom – Senar-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana