TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Inmet alerta para baixa umidade em grau severo em Tangará da Serra; calor vai aos 39°C

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou no início da tarde desta sexta-feira (12.09) aviso de baixa umidade em grau severo, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. O quadro alertado representa, segundo o Inmet, risco de incêndios florestais e, também, à saúde, em caso de exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre.

O Clima Tempo, por sua vez, indica máximas de 38°C neste final de semana e possibilidade de chuvas a partir da noite de domingo. Em se confirmando, as precipitações poderão se estender ao longo da semana na forma de pancadas, sempre à tarde, em razão do calor.

Já o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê temperaturas ainda mais altas para o final de semana. Segundo essa previsão, o calorão do sábado poderá levar os termômetros aos 39°C, com mínimas não baixando dos 23 graus celsius.

Na capital, Cuiabá, o calorão poderá chegar aos 41°C. Também há, na baixada cuiabana, possibilidade de chuva a partir da próxima segunda-feira.

Leia mais:  Feira do Produtor inicia nova fase com assinatura da ordem de serviço para modernização

Período chuvoso

Segundo previsão de especialistas, como no canal “Nosso Clima”, a estação chuvosa deverá se instalar definitivamente em todo o Mato Grosso a partir do Mês de outubro, com volumes que poderão chegar facilmente aos 50 milímetros em várias ocorrências pluviométricas.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Meteorologia prevê declínio de temperatura em Mato Grosso na próxima semana

Published

on

Conforme antecipado pelo Enfoque Business no início deste mês, uma nova e forte massa de ar polar deverá avançar sobre o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias, provocando a tradicional “friagem” em Mato Grosso. As mínimas poderão chegar aos 12°C em cidades como Tangará da Serra e Cuiabá, especialmente a partir do dia 25 de junho.

Em municípios localizados em áreas mais elevadas ou de relevo favorável ao resfriamento, como Chapada dos Guimarães e Reserva do Cabaçal, os termômetros poderão registrar até 10°C, configurando uma queda significativa para os padrões climáticos do estado.

De acordo com os principais institutos e plataformas de meteorologia do país, o declínio das temperaturas deverá começar a ser sentido já neste final de semana, quando há previsão de aumento da nebulosidade e possibilidade de garoas isoladas. Na próxima semana, a ocorrência de chuvas rápidas entre terça e quarta-feira poderá favorecer o avanço da massa de ar frio, intensificando a friagem em diversas regiões mato-grossenses.

Leia mais:  Feira do Produtor inicia nova fase com assinatura da ordem de serviço para modernização

As temperaturas deverão voltar a subir gradualmente nos últimos dias de junho, mas ainda dentro de um padrão mais ameno, que poderá se estender pelos primeiros dias de julho.

Fenômeno típico

Friagens são típicas nos meses de junho e julho em Tangará da Serra.

Embora o inverno em Mato Grosso seja caracterizado predominantemente pelo tempo seco, dias ensolarados e baixa umidade relativa do ar, a estação também é marcada pela chegada periódica de massas de ar polar vindas do Sul do continente. Essas incursões de ar frio provocam as conhecidas friagens, fenômeno típico da região Centro-Oeste e que costuma provocar quedas bruscas de temperatura em intervalos curtos de tempo.

Atenção à saúde

Além do desconforto térmico, as mudanças climáticas desta época do ano exigem atenção especial à saúde. A combinação entre frio, tempo seco e maior permanência das pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de vírus respiratórios, entre eles o da Influenza. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias crônicas estão entre os grupos mais vulneráveis.

Leia mais:  Meteorologia prevê declínio de temperatura em Mato Grosso na próxima semana

Especialistas recomendam reforçar a hidratação, manter ambientes ventilados, evitar exposição prolongada ao frio durante as primeiras horas da manhã e à noite, além de manter a vacinação contra a gripe em dia. Também é importante procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes como febre, tosse intensa, falta de ar ou agravamento de doenças respiratórias já existentes.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana