TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Empresas & Produtos

Hidrômetros em composite coíbem furtos e representam economia, precisão e sustentabilidade

Publicado em

Os furtos de hidrômetros são um sério problema enfrentado pelo setor de saneamento básico em todo o país. Este problema resulta em prejuízos ao consumidor e transtornos às companhias distribuidoras de água.

O alvo dos ladrões é o metal da caixa externa do hidrômetros, que é revendida em ferros-velhos e até mesmo trocado por entorpecentes.

(Ao final desta matéria, vídeo sobre furtos de hidrômetros)

Uma solução econômica e sustentável para o problema foi encontrada pela HidroReader, startup de Tangará da Serra que atua com telemetria na leitura de consumo de água e que está expandindo suas atividades para a área industrial, na produção de hidrômetros.

Hidrômetros em composite produzido pela HidroReader: Menor custo, precisão e sustentabilidade.

Segundo o CEO da HidroReader, Thiago Zago, a caixa do hidrômetro produzido pela empresa é de composite, um termoplástico de alta resistência contra impactos e intempéries e que, de quebra, reduz o custo do medidor. “Ao contrário do metal, o composite não possui valor no mercado clandestino, o que neutraliza o interesse pelos furtos”, explica o empresário.

Precisão e Sustentabilidade

Outro detalhe é que o composite é produzido a partir de plástico reciclável. Isto implica na redução de custos e aumento da eficiência, sem produzir impactos no meio ambiente.

A precisão deste hidrômetros também é um diferencial no mercado. Além de garantir menor custo na sua produção e, por consequência, em seu preço final no mercado, a estrutura externa em composite assegura precisão na aferição. “O processo de injeção termoplástica na linha de produção proporciona exatamente o mesmo dimensional em cada unidade produzida, o que não se obtém em linhas de produção com processos de usinagem”, relata Thiago Zago.

(Acesse o site www.hidroreader.com.br e conheça os produtos da empresa)

Outra vantagem é que a injeção termoplástica é um processo limpo de produção, com uso de plástico reciclável. Além de utilizar matéria oriunda de reciclagem, a produção do HidroReader praticamente não gera resíduos, o que significa sustentabilidade.

(*) No vídeo abaixo, matéria produzida em julho do ano passado pelo SBT da região do ABC Paulista sobre furtos de hidrômetros.

Comentários Facebook
Advertisement

Empresas & Produtos

Sustentabilidade e economia: por que as indústrias estão migrando para produtos biodegradáveis?

Published

on

ADN Bio traz soluções sustentáveis que reduzem custos e impactos ambientais.

A sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial e se tornou uma necessidade para as indústrias que buscam reduzir impactos ambientais, otimizar custos operacionais, cuidar de seus colaboradores e se alinhar com os princípios de ESG. Com esse objetivo, a sustentabilidade industrial se baseia na adoção de estratégias verdes que unem preocupação ambiental com produtividade e desenvolvimento econômico por meio de soluções inovadoras e eficientes.

A ADN Bio, referência em desmoldantes e desengraxantes biodegradáveis, reforça como essas soluções trazem benefícios que vão além da preservação do meio ambiente. A começar pelas vantagens econômicas, já que os produtos biodegradáveis da empresa apresentam mais rendimento quando comparados aos não vegetais e não biodegradáveis.

Adriana Machado, sócia proprietária da ADN Bio, comenta que a substituição por biodegradáveis também traz benefícios diretos para a saúde dos trabalhadores. “Nossos produtos atendem às normativas ambientais e trabalhistas e garantem mais segurança no ambiente de trabalho. Isso reduz riscos para os colaboradores e melhora as condições gerais das operações industriais”, afirma.

Outro grande diferencial para a indústria é que os biodegradáveis não geram resíduos químicos, eliminando a necessidade de gerenciamento ambiental complexo e reduzindo custos operacionais. Até as embalagens da ADN são retornáveis, gerando ainda mais economia. A vida útil dos maquinários também é preservada, já que os desengraxantes e desmoldantes biodegradáveis são formulados para não agredir peças e equipamentos, e por serem de base vegetal, garantem alto desempenho sem comprometer a segurança operacional.

As vantagens são comprovadas por quem faz uso dos produtos, como o empresário Norberto Hermoso, proprietário da Granilux. A empresa utiliza os desmoldantes biodegradáveis na fabricação dos pré-moldados de concreto. Norberto afirma que o investimento vale a pena. “Não posso usar outro material, já que o óleo diesel, por exemplo, me traria uma série de problemas não só ambientais, mas com a saúde dos funcionários. Com os biodegradáveis, não tenho problemas com resíduos. Não preciso me preocupar com riscos ambientais e garanto a segurança dos meus colaboradores”.

Ainda que não existam incentivos fiscais diretos para empresas que adotam produtos biodegradáveis, os benefícios financeiros e ambientais falam por si. Redução de passivos ambientais, menor necessidade de descarte especializado, durabilidade de equipamentos e segurança dos trabalhadores são fatores que impulsionam cada vez mais indústrias a essa migração.

Em muitos mercados industriais, os materiais químicos convencionais podem trazer riscos trabalhistas e ambientais. Empresas que utilizam produtos não biodegradáveis também podem enfrentar processos por insalubridade, passivos ambientais por derramamento de substâncias químicas e custos elevados com medidas corretivas.

A sustentabilidade industrial traz eficiência e redução de custos; fortalece a imagem da empresa; protege os colaboradores e atende requisitos legais. Tornar-se uma indústria sustentável é uma tendência para qualquer negócio que busca competitividade, responsabilidade e inovação, sempre com base no desenvolvimento sustentável. A ADN Bio segue investindo em tecnologia e inovação para oferecer ao mercado soluções que unem desempenho, segurança e responsabilidade ambiental.

Sobre ADN Bio

A ADN Bio, sediada em Agudos, São Paulo, está no mercado desde 2011 e é uma empresa focada na produção sustentável de produtos biodegradáveis através da logística reversa do óleo vegetal residual. Ela conta com diversas linhas de produtos como desmoldantes, desengraxantes e saneantes, todos biodegradáveis. A empresa é reconhecida por seu compromisso com a proteção ambiental e atende todas as normas de segurança na produção de seus produtos, oferecendo soluções que reduzem custos e impactos ambientais. A ADN Bio também desenvolve projetos de conscientização ambiental e da coleta de óleo vegetal residual em parceria com escolas, prefeituras e empresas, promovendo a sustentabilidade e beneficiando comunidades locais.

Fernanda Ubaid / 14 98131-8649 / [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana