TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Circuito Rural

Gripe aviária e a lei geral de licenciamento ambiental são os destaques da edição

Publicado em

Os prejuízos causados pela gripe aviária no setor avícola do Brasil são o assunto de abertura do Circuito Rural desta sexta-feira (23.05).

O autor da coluna, jornalista Olmir Cividini, destaca que o “golpe é duro” para um dos principais trunfos econômicos do Brasil, maior exportador mundial de carne de frango. “As perdas podem chegar aos 300 milhões de dólares por mês”, destaca Cividini, citando estimativa do banco BTG Pactual.

Outro dado relevante mencionado pelo autor da coluna tem a ver com as exportações brasileiras. “Até agora, 63 países suspenderam as importações da nossa carne de frango”, acrescenta.

Olmir Cividini é o autor do Circuito Rural.

Enquanto isso, teve início ontem (quinta, 22), o chamado marco zero, período de vazio sanitário que começa a contagem do prazo para o foco de influenza aviária ser considerado encerrado. Se não houver novos casos nesse período, o país poderá retomar o status sanitário internacional.

Licenciamento Ambiental

Por 54 votos a favor e 13 contra, o Senado Federal aprovou na noite da última quarta-feira (21.05) o Projeto de Lei 2.159/2021, que muda as regras do licenciamento ambiental no país.

Leia mais:  A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

O assunto é polêmico e gerou protestos entre as alas mais radicais do ambientalismo. Por outro lado, a medida representa um passo importante para “destravar o Brasil”, segundo comenta Olmir Cividini.

O colunista é sensato ao avaliar a matéria aprovada pelo Senado. “Não se trata de defender progresso a qualquer custo… trata-se de conciliar desenvolvimento com responsabilidade”, observa.

Outro aspecto citado por Olmir Cividini diz respeito ao próprio governo federal, que precisa ampliar seu poder de fiscalização. “Não é pedir muito, especialmente de governos que, com frequência, esbanjam recursos em prioridades duvidosas enquanto adiam políticas realmente estruturantes”, afirma, chamando atenção, mais adiante, para a inevitável judicialização proposta pelo ativismo ambiental-ideológico no país.

Comentários Facebook
Advertisement

Circuito Rural

A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

Published

on

O Circuito Rural desta sexta-feira (13.06) traz em seu conteúdo as repercussões da Medida Provisória 1.303 sobre o setor produtivo. A coluna é de autoria do jornalista Olmir Cividini (foto abaixo), de Tangará da Serra.

Cividini destaca que os produtores rurais estão “com a pulga atrás da orelha” após a publicação da MP 1.303, a mais nova “investida” do governo Lula. A taxação das LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) é uma alternativa à tentativa frustrada de elevação do IOF pelo governo, impactando diretamente o setor produtivo.

O autor do Circuito Rural destaca que, segundo analistas, a MP 1.303 provocará um efeito cascata, encarecendo o crédito, elevando os custos de produção e, consequentemente, aumentando o preço dos alimentos. Ou seja, quem pagará a conta será, como sempre, o consumidor.

O autor da coluna, Olmir Cividini, é Bacharel em Comunicação Social pelo Instituto Várzea-grandense de Educação. Seus comentários estão disponíveis no Enfoque Business sempre às sextas-feiras.

Ouça, no áudio a seguir, a íntegra da coluna desta sexta-feira.

Leia mais:  A taxação das LCAs e os impactos da MP 1.303 sobre o crédito, o custo e os alimentos

#mp 1303; #custo dos alimentos; #setor produtivo

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana