TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Entidades de Classe

Gisela e toma posse para segundo mandato na OAB-MT com tangaraense na diretoria

Publicado em

Gisela Cardoso, com toda a diretoria eleita para administrar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato (OAB-MT) no triênio 2025 a 2027, tomou posse na noite da última terça-feira (10), em solenidade que levou advogados e advogadas de todo o Estado à casa da advocacia mato-grossense. O auditório da Seccional foi pequeno para receber o grande público que foi prestigiar a cerimônia. “Tínhamos que fazer esta posse aqui, na nossa casa”, disse Gisela, que em seu discurso defendeu uma OAB-MT combativa e uma advocacia “una”.

Na cerimônia, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, deixou mensagem destacando Gisela como importante liderança. “Esse time brilhante certamente fará um trabalho inesquecível para esta seccional, mantendo o exemplo de uma atuação eficiente repleta de coragem e determinação para enfrentar todos os desafios”.

Ao lado de Gisela Cardoso, foram empossados Giovane Santin, como vice-presidente; o tangaraense Josemar Carmerino dos Santos como secretário-geral; Aline Luciana, secretária-geral adjunta; e Max Ferreira Mendes, diretor tesoureiro; além dos conselheiros seccionais e federais; e o presidente eleito da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Rodrigo Araújo, com a sua diretoria.

Nova diretoria conta com o advogado Josemar Carmerino dos Santos, de Tangará da Serra, no cargo de Secretário-Geral.

“Como presidente da OAB-MT, você é um símbolo de coragem e competência, guiando nossa classe com ética, paixão e uma visão incansável de justiça. Que sua trajetória continue a ser um farol para todos nós, iluminando o caminho e mostrando que, onde há propósito e garra, não há limites nem quem nos limites no que podemos conquistar”, discursou Rafael Lara, presidente da OAB-GO.

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou a liderança da presidente da OAB-MT. “A senhora e o seu trabalho têm a admiração de grande parte da sociedade mato-grossense. Tenha o governo do Estado como parceiro para colocar em prática as ações com as quais podemos colaborar”, pontuou.

Em seu discurso, Gisela Cardoso destacou as realizações de sua primeira gestão, como os projetos OAB Presente, OAB Bônus e a Feira de Oportunidades. Ela também falou sobre as ações no interior, como a autonomia financeira dada às 29 Subseções. Em seguida, a presidente chamou a advocacia mato-grossense para uma que, juntos, façam uma gestão proativa, combativa e de ainda mais resultados.

“Hoje iniciamos um novo momento, uma nova história na OAB-MT que será feita por cada um de nós que aceitou o desafio de enfrentar o sistema.  Que acreditou em cada momento que era possível. Que combateu o bom combate, a desinformação. O dia de hoje entra para a história da OAB-MT como o dia da resiliência, da resistência, do trabalho da entrega e do comprometimento com a advocacia”, enfatizou Gisela Cardoso.

Gisela: O dia de hoje entra para a história da OAB-MT como o dia da resiliência, da resistência, do trabalho da entrega e do comprometimento com a advocacia”.

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem ao atual diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, que foi diretor-tesoureiro nos últimos nove anos e atua no Sistema OAB há 20 anos. “Respeito, lisura e trabalho pela advocacia e a sociedade são legados de grande vulto e importância, marcas indeléveis que deixa em nossa OAB-MT. Nosso reconhecimento pelo seu trabalho”, foi gravado na placa de homenagem entregue.

No dispositivo, além da nova diretoria da OAB-MT, estavam o presidente eleito da CAA/MT, Rodrigo Araújo; como representante dos conselheiros federais eleitos, Adriana Tanssini; representando os conselheiros estaduais, Alexandre Arruda; o presidente da OAB-GO Rafael Lara, no ato representando o presidente do CFOAB, Beto Simonetti; o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; os membros vitalícios da Seccional Mato Grosso, Ussiel Tavares, Cláudio Stabile e José Simioni; o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o desembargador Hélio Nishiyama, representando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Adenir Carruesco; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; o desembargador Luiz Ferreira da Silva; o juiz federal substituto Diogo Negrisoli Oliveira;  o superintendente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Roger Morcelli; o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo.

Ainda prestigiaram o evento, representantes do Ministério Público de Mato Grosso; da Defensoria Pública do Estado; do Conselho Regional de Odontologia; Federação das Indústrias, Federação da Agricultura e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso; do Ministério Público do Trabalho; e da Secretaria de Segurança Pública.  Familiares e amigos dos empossados; conselheiros estaduais e federais, presidentes e diretores de Subseções da OAB-MT, diretores da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), da CAA/MT e demais órgãos do Sistema OAB-MT; entre outras autoridades mato-grossenses.

Comentários Facebook
Advertisement

Entidades de Classe

OAB-MT interpela judicialmente o procurador-geral de Justiça e pede explicações

Published

on

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) protocolou no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), nesta terça-feira (26), um Pedido de Explicações em Juízo (interpelação judicial) em face do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, sobre as afirmações feitas durante o evento de lançamento do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, ontem (25), no Palácio Paiaguás.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou que não se pode admitir que um direito do cidadão e uma prerrogativa da advocacia seja relativizada. “O sigilo advogado/cliente é absoluto, representa a garantia dos direitos fundamentais, as garantias constitucionais do cidadão. Mais do que discordar, lamento profundamente o comentário do procurador. Não vamos admitir esse tipo de sugestão”, afirmou

Em sua fala, Deosdete Cruz Junior que deu a entender que os advogados estariam auxiliando os criminosos. “Essas pessoas [criminosos] continuam falando lá de dentro com, muitas vezes, advogados que usurpam dessa função, que são pombos correio do crime. O advogado que está atendendo um faccionado tem que ter a sua conversa gravada para o bem da sociedade”.

Fala do procurador foi rebatida por Gisela ainda durante o evento da última segunda-feira.

“Essas afirmações denotam não apenas flagrante desrespeito a direitos fundamentais, como fere as prerrogativas da advocacia, que existem para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Em hipótese alguma a OAB-MT vai tolerar relativização de prerrogativas ou dos direitos dos jurisdicionados”, pontuou Gisela Cardoso.

A OAB-MT destaca em sua interpelação que “as afirmações (do PGJ), de ampla repercussão, extrapolam o limite de críticas legítimas e colocam sob suspeita a conduta ética e profissional da classe dos advogados, insinuando que estes estariam atuando em conluio com organizações criminosas”.

Para a Seccional, ao não individualizar condutas específicas ou mencionar casos concretos de advogados (as) envolvidos em supostas irregularidades, a generalização das acusações lançadas à classe dos advogados pode configurar ofensa à honra coletiva e danos à imagem da advocacia como um todo, prejudicando a confiança da sociedade no exercício da profissão. Em razão disso, são necessárias as devidas explicações em juízo.

De acordo com a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, é necessário lembrar que o sigilo das comunicações entre advogado e cliente, assim como o pleno exercício da advocacia, são condições indispensáveis para a garantia do direito de defesa, consagrado no artigo 5º, da Constituição Federal. “Assim, é importante que o procurador-geral se explique e esclareça as suas declarações, que diga se sua intenção é imputar condutas criminosas à classe dos advogados de forma generalizada, ou se foram baseadas em casos concretos devidamente investigados”.

(Judite Rosa – Assessoria de Imprensa OAB-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana