TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Empresas & Produtos

Frigoríficos de Tangará da Serra e Barra do Bugres são habilitados para exportar carnes para a China

Publicado em

O frigorífico MARFRIG GLOBAL FOODS, de Tangará da Serra, e o NATURAFRIG ALIMENTOS LTDA estão entre as plantas industriais habilitadas para exportação de carnes para a China. A informação foi confirmada esta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além do Marfrig e do Naturafrig, uma planta de Lucas do Rio Verde (esta com unidades para frangos e suínos), uma de Guarantã do Norte, uma de Matupá, uma de Rondonópolis e outra de Várzea Grande obtiveram credenciais para exportação ao mercado chinês.

Com o anúncio do MAPA de que 25 frigoríficos brasileiros foram habilitados para exportar para a China, sendo que 07 são de Mato Grosso, o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), Paulo Bellincanta, acredita que o aumento da oferta ao mercado asiático pode proporcionar maior estabilidade com preços mais atrativos para os pecuaristas regionais. O número de empregos diretos e indiretos no setor que atualmente está em cerca de 20 mil, também deve crescer.

Bellincanta ressalta que a conquista das novas habilitações se deve aos esforços realizados em conjunto pelo MAPA, Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China.

“Gostaria de enfatizar o trabalho prestado pela ministra Tereza Cristina, e de toda a área técnica do pasta. Foi um trabalho em equipe, onde se envolveram as indústrias brasileiras dando respaldo, se aprimorando no seu dia a dia, implantando sistemas e adotando novos procedimentos. E do outro lado o Ministério da Agricultura também estava batalhando por isso, vendendo nossa capacidade e conseguindo êxito em ter a China aumentando os volumes de compra para o Brasil e habilitando novas plantas’’, finaliza.

Dos novos estabelecimentos habilitados, 17 são produtores de carne bovina, seis de frango, um de suíno.

De janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso já exportou o cerca de US$ 97,105 milhões em carne bovina para a China, o que equivale a 19,53 mil toneladas de carne bovina (congelada) de um total de 193 mil toneladas de carne bovina exportada (congelada e resfriada).

Confira abaixo a lista dos estabelecimentos habilitados pela China:

Carne bovina

93 – COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE CARNE E DERIVADOS DE GURUPI – GURUPI (TO)

112 – FRIGORÍFICO RIO MARIA – RIO MARIA (PA)

411 – FRIGORÍFICO REDENTOR – GUARANTÃ DO NORTE (MT)

431 – MINERVA – PALMEIRA DE GOIÁS (GO)

791 – MINERVA S/A – ROLIM DE MOURA (RO)

941 – BARRA MANSA COMÉRCIO DE CARNES E DERIVADOS LTDA – SERTÃOZINHO (SP)

1440 – AGROINDUSTRIAL IGUATEMI EIRELLI – IGUATEMI (MS)

1751 – MARFRIG GLOBAL FOODS – TANGARÁ DA SERRA (MT)

1811 – NATURAFRIG ALIMENTOS LTDA – BARRA DO BUGRES (MT)

2015 – MARFRIG GLOBAL FOODS – VÁRZEA GRANDE (MT)

2437 – MASTERBOI LTDA – SÃO GERALDO ARAGUAIA (PA)

2583 – FRIGOL – ÁGUA AZUL DO NORTE (PA)

3215 – PLENA ALIMENTOS S.A – PARAÍSO DO TOCANTINS (TO)

3941 – AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS S.A – RONDONÓPOLIS (MT)

3974 – NATURAFRIG – ROCHEDO (MS)

4490 – VALE GRANDE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS – MATUPÁ (MT)

4554 – MERCÚRIO ALIMENTOS – CASTANHAL (PA)

Frango

664 – COOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOS – MANDAGUARI (PR)

802 – COASUL COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL – SÃO JOÃO (PR)

926 – RIO BRANCO ALIMENTOS S.A – VISCONDE DO RIO BRANCO (MG)

1860 – GONÇALVES E TORTOLA S.A – PARAÍSO DO NORTE (PR)

3515 – BRF – LUCAS DO RIO VERDE (MT)

4087 – GRANJEIRO ALIMENTOS LTDA – ROLÂNDIA (PR)

Suínos

3515 – BRF S.A – LUCAS DO RIO VERDE (MT)

Asininos

46 – NORDESTE PECUÁRIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA – AMARGOSA (BA)

(Fonte: Stephanie Romero, com informações do MAPA)

Comentários Facebook
Advertisement

Empresas & Produtos

Sustentabilidade e economia: por que as indústrias estão migrando para produtos biodegradáveis?

Published

on

ADN Bio traz soluções sustentáveis que reduzem custos e impactos ambientais.

A sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial e se tornou uma necessidade para as indústrias que buscam reduzir impactos ambientais, otimizar custos operacionais, cuidar de seus colaboradores e se alinhar com os princípios de ESG. Com esse objetivo, a sustentabilidade industrial se baseia na adoção de estratégias verdes que unem preocupação ambiental com produtividade e desenvolvimento econômico por meio de soluções inovadoras e eficientes.

A ADN Bio, referência em desmoldantes e desengraxantes biodegradáveis, reforça como essas soluções trazem benefícios que vão além da preservação do meio ambiente. A começar pelas vantagens econômicas, já que os produtos biodegradáveis da empresa apresentam mais rendimento quando comparados aos não vegetais e não biodegradáveis.

Adriana Machado, sócia proprietária da ADN Bio, comenta que a substituição por biodegradáveis também traz benefícios diretos para a saúde dos trabalhadores. “Nossos produtos atendem às normativas ambientais e trabalhistas e garantem mais segurança no ambiente de trabalho. Isso reduz riscos para os colaboradores e melhora as condições gerais das operações industriais”, afirma.

Outro grande diferencial para a indústria é que os biodegradáveis não geram resíduos químicos, eliminando a necessidade de gerenciamento ambiental complexo e reduzindo custos operacionais. Até as embalagens da ADN são retornáveis, gerando ainda mais economia. A vida útil dos maquinários também é preservada, já que os desengraxantes e desmoldantes biodegradáveis são formulados para não agredir peças e equipamentos, e por serem de base vegetal, garantem alto desempenho sem comprometer a segurança operacional.

As vantagens são comprovadas por quem faz uso dos produtos, como o empresário Norberto Hermoso, proprietário da Granilux. A empresa utiliza os desmoldantes biodegradáveis na fabricação dos pré-moldados de concreto. Norberto afirma que o investimento vale a pena. “Não posso usar outro material, já que o óleo diesel, por exemplo, me traria uma série de problemas não só ambientais, mas com a saúde dos funcionários. Com os biodegradáveis, não tenho problemas com resíduos. Não preciso me preocupar com riscos ambientais e garanto a segurança dos meus colaboradores”.

Ainda que não existam incentivos fiscais diretos para empresas que adotam produtos biodegradáveis, os benefícios financeiros e ambientais falam por si. Redução de passivos ambientais, menor necessidade de descarte especializado, durabilidade de equipamentos e segurança dos trabalhadores são fatores que impulsionam cada vez mais indústrias a essa migração.

Em muitos mercados industriais, os materiais químicos convencionais podem trazer riscos trabalhistas e ambientais. Empresas que utilizam produtos não biodegradáveis também podem enfrentar processos por insalubridade, passivos ambientais por derramamento de substâncias químicas e custos elevados com medidas corretivas.

A sustentabilidade industrial traz eficiência e redução de custos; fortalece a imagem da empresa; protege os colaboradores e atende requisitos legais. Tornar-se uma indústria sustentável é uma tendência para qualquer negócio que busca competitividade, responsabilidade e inovação, sempre com base no desenvolvimento sustentável. A ADN Bio segue investindo em tecnologia e inovação para oferecer ao mercado soluções que unem desempenho, segurança e responsabilidade ambiental.

Sobre ADN Bio

A ADN Bio, sediada em Agudos, São Paulo, está no mercado desde 2011 e é uma empresa focada na produção sustentável de produtos biodegradáveis através da logística reversa do óleo vegetal residual. Ela conta com diversas linhas de produtos como desmoldantes, desengraxantes e saneantes, todos biodegradáveis. A empresa é reconhecida por seu compromisso com a proteção ambiental e atende todas as normas de segurança na produção de seus produtos, oferecendo soluções que reduzem custos e impactos ambientais. A ADN Bio também desenvolve projetos de conscientização ambiental e da coleta de óleo vegetal residual em parceria com escolas, prefeituras e empresas, promovendo a sustentabilidade e beneficiando comunidades locais.

Fernanda Ubaid / 14 98131-8649 / [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana