conecte-se conosco


Arte & Cultura

Estado afora: Grupo de quadrilhas ‘Os de Fora’ voa alto pelos quatro cantos de Mato Grosso

Publicado

O grupo de quadrilhas juninas Os de Fora, de Tangará da Serra, está alçando voos cada vez mais altos. Com agenda lotada para os meses de junho e julho, o grupo se prepara diariamente para se apresentar e fazer bonito por onde passar. Depois de se apresentar no Arraiá La Comuna, em 04/06, no Arraiá da Serra em 09/06, e de vencer a etapa regional do Festrilha – Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, no dia 11/06, o grupo cumprirá vasta agenda de apresentações em várias cidades do estado, com o espetáculo “A flor que anuncia chuva num sertão chamado Brasil”.

“Nosso mês de junho e julho está bem movimentado, nossos finais de semana já estão todos comprometidos”, comenta Leidy Anne da Silva Pohu, presidente do grupo. “Isso deixa o grupo animado, depois de tanto tempo parados poder voltar a fazer o que gostamos, que é dançar e levar alegria para o público”,disse. Na 1ª etapa do Festrilha o grupo concorreu contra 5 quadrilhas de outros municípios e venceu como melhor Junina e melhor casal de Noivos e de Reis.

Apresentações

A agenda junho começa neste sábado (18), quando o grupo viaja para Nortelândia, onde apresentará o espetáculo “A flor que anuncia chuva num sertão chamado Brasil” no evento Forró na Praia, um dos principais da região. No dia 24/06 (sexta), a trupe viaja para Cuiabá, onde se apresentará na Festa Junina São João dos Bão, na AABB da capital. Já em 25/06 a apresentação será no Arraiá de Campo Verde (no sul do estado).

A agenda segue intensa no mês de julho, com apresentação no dia 01/07 no Arraiá de Barra do Bugres, nos dias 08 e 09 no Arraiá da Paróquia Santa Terezinha, na Vila Alta, em Tangará da Serra. Também estão previstas apresentações entre 21 e 23 de julho na grande final do Festrilha, que ocorrerá na cidade de Nova Xavantina (MT).

História

Ao logo de 16 anos de existência já passaram pelo grupo mais mil integrantes, sendo adultos e principalmente jovens e adolescentes. “O trabalho é voluntário e de extrema importância para todos nós, pois além de fomentar a cultura local e regional conseguimos tirar sorrisos e encantar o público. Não há dinheiro que pague o sentimento de felicidade de poder olhar para as pessoas sorrindo e ver em seus olhos um brilho de esperança”, conta o dançarino e coordenador do ODF, Wellington Lourenço.

Responsabilidade social

Para Mary Costa, colaboradora do grupo, o “Os de Fora” proporciona diversão com responsabilidade social e cultural, pois ao mesmo tempo que contribui com o aprimoramento das habilidades e potencialidades dos seus integrantes e sua relação com o mundo, valoriza e fomenta o desenvolvimento de ações socioculturais como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto garante um direito fundamental que é o acesso a cultura. “Oportunizar que estes adolescentes circulem o estado através da quadrilha, fortalece ainda mais esta manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social”, disse.

Novos voos

A presidente do grupo, Leidy Pohu, destaca ainda que o Os de Fora continuará voando, vislumbrando cada vez mais espaço, levando alegria e diversão para cada vez mais pessoas. “Ver que todo nosso esforço está valendo a pena é maravilhoso. Continuamos com nossos ensaios, pois estamos com grandes expectativas pra grande final em Nova Xavantina, estamos correndo atrás de recursos financeiros, pra podermos participar, representando nossa cidade na final, pois o Os de Fora é um grupo sem fins lucrativos, nos mantemos com ajuda de apoiadores”, finalizou.

Contato

A agenda do grupo segue aberta para os meses de julho e agosto. Interessados devem manter contato através do número: (65) 99993-2724. O interessado também pode obter mais informações do grupo nas redes sociais Facebook e Instagram, pesquisando por Grupo Os de Fora.

(Assessoria)

publicidade

Arte & Cultura

Aula inaugural nesta sexta abre temporada de oficinas culturais ofertadas pelo município

Publicado

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizará nesta sexta-feira (11), aula inaugural marcando o início das oficinas culturais ofertadas pelo município à comunidade.

O evento ocorrerá às 19 horas no Teatro Municipal, localizado no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O uso de máscara será obrigatório, bem como será disponibilizado álcool em gel para os presentes.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, a Aula Inaugural será realizada com o objetivo de recepcionar com chave de ouro os alunos das mais diversas oficinas culturais que serão oferecidas ao longo do ano no Centro Cultural, bairros e comunidades rurais do município. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e Secultur.

Em 2022, a pedido do prefeito Vander Masson e da primeira-dama, Silvana Ló Masson, as oficinas culturais serão descentralizadas, sendo oferecidas no CREAS e nos CRAS dos bairros (parceria com a Secretaria de Assistência Social) e nos distritos de Progresso, São Joaquim e São Jorge, bem como na Gleba Triângulo (parceria com Secretaria de Educação).

Ao longo do ano serão oferecidas 1.895 vagas em oficinas de ballet, com a instrutora Julha; de violão, com os instrutores Kevim e Volmir Favetti; de teclado e coral infantil, com a instrutora Daniela; de coral adulto, com o instrutor Kevim; de artesanato, com a instrutora Girlene; de teatro, com o instrutor Jean; de teatro de rua, com o instrutor Styve Martins; de contação de histórias, com os instrutores Jean e Styve; de dança popular e aerodance, com o instrutor Cleverson; e de pintura em tecido e tela e desenho em grafite, com os instrutores Amanda e Adauto.

(Assessoria de Comunicação)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana