TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Economia & Mercado

Empresas reabrem, mas desafio é manter atividades; Advogada fala sobre o enfrentamento da crise

Publicado em

Queda no faturamento de grandes corporações e ameaças ao futuro de pequenos e médios negócios. Estes são alguns dos reflexos da pandemia do novo coronavírus.

Com pouca ‘gordura’ para absorver baques econômicos, as empresas de menor porte se veem diante de uma série de desafios para se manter neste período de pandemia.

Em Tangará da Serra, parte do comércio e serviços conseguiu retornar às atividades através de decreto do poder público local flexibilizando as medidas de prevenção à epidemia. Há outros segmentos que não se enquadram no decreto, como são os casos de bares, restaurantes, hotéis, academias, escolas e outros.

Mas, a crise está aí, e é preciso enfrentá-la, com medidas austeras, contingenciamento de despesas e redução de perdas para se manter no mercado e evitar demissões. Em meio a estas e outras medidas se somam alternativas de amparo na lei e no próprio governo.

A advogada contratualista Lauren Juliê Líria Fernandes Teixeira, de Tangará da Serra, fala em vídeo publicado pelo Enfoque Business sobre os afastamentos por até 60 dias de funcionários em grupo de risco, dos subsídios do governo para esses afastamentos. A jurista tangaraense também aborda a questão da antecipação de férias (que é responsabilidade da empresa) e das linhas de financiamento com juros baixos para folha de pagamento.

Leia mais:  Exportações para o mercado asiático movimentam operações na ZPE de Cáceres

Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Economia & Mercado

Exportações para o mercado asiático movimentam operações na ZPE de Cáceres

Published

on

A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres – ZPE Adílson Domingos dos Reis –  informou essa semana a realização dos seus primeiros negócios com o mercado externo. Trata-se de uma operação piloto de exportação de cargas de madeira teca serrada (tábuas e blocos).

As mercadorias exportadas, distribuídas em cinco cargas/contêineres, foram produzidas pela empresa TRC AGROFLORESTAL e destinadas à Índia e ao Vietnã. A operação piloto é datada na semana de 18 a 21 de março passado, com todos os trâmites legais encaminhados entre a própria empresa e a ZPE, contando com a devida autorização da Receita Federal do Brasil e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da unidade local de Vigilância Agropecuária (VIGIAGRO).

Blocos de madeira teca produzidos pela TRC Agroflorestal. Exportação para Índia e Vietnã.

As operações somente com a TRC Agroflorestal poderão envolver até 400 contêineres/mês. A empresa é pioneira na instalação no polígono da ZPE de Cáceres. Outras três empresas aguardam aval do Conselho Nacional de ZPEs (CZPE) para se instalarem no complexo.

Leia mais:  Exportações para o mercado asiático movimentam operações na ZPE de Cáceres

A TRC Agroflorestal tem escritório em Cáceres e integra o grupo Teak Resources Company, de capital nacional. Está presente, também, em estados como o Pará e São Paulo. A empresa é reconhecida internacionalmente por sua produção florestal no Brasil e possui o maior ativo florestal de teca plantada do mundo. Além de Cáceres, a TRC mantém florestas plantadas de teca em grande escala em Tangará da Serra.

Indústria e empregos

A ZPE de Cáceres é a 14ª estrutura do gênero projetada no País e a terceira a entrar em operação. Atualmente, além de Cáceres, o Brasil conta com duas ZPEs em operação, a de Pecém, no Ceará, e a de Parnaíba, no Piauí.

Momento da saída da primeira carga exportada pela ZPE de Cáceres.

São, ao todo, 62 lotes industriais em cinco quadras, sendo cada lote com área mínima de 5.200 m², com toda infraestrutura. A área total da ZPE de Cáceres é de mais de 240 hectares incluindo a área administrativa.

A gestão da ZPE é atribuição exclusiva da AZPEC – Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres. Segundo informações de arquivo da redação do EB, a expectativa é de uma média de 300 empregos gerados por empresa que venha se instalar no Distrito Industrial.

Leia mais:  Exportações para o mercado asiático movimentam operações na ZPE de Cáceres

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana