TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Feiras & Eventos

Empresas apoiam ação ambiental no dia da árvore

Publicado em

Cerca de 100 ciclistas participaram no último sábado (21) do EcoBike 2019, ação ambiental comemorativa ao Dia da Árvore, em Tangará da Serra. A ação teve como destaque o passeio ciclístico desde o Bosque Municipal, no centro, até o Parque da Família, no Jardim Barcelona, onde houve plantio de mudas de espécies nativas e sorteio de brindes, incluindo duas bicicletas.

Bosque Municipal foi o ponto de partida da atividade.

Sob o tema “Pedalando por uma Tangará mais verde”, o evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba), Prefeitura Municipal e Unemat, com apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMEA) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI). A iniciativa privada teve participação fundamental, patrocinando o evento através da Brennand Investimentos, Frigorífico Seara, Terzi Empresas e Viveiro Mina Azul.

Passeio ciclístico percorreu área central da cidade, com destino final no Parque da Família.

Partindo do Bosque Municipal, o passeio ciclístico seguiu pela rua Júlio Martinez Benevides, Parque das Nações Unidas e Jardim Tangará II, até o destino final, no Parque da Família, que está em fase de construção pelo município, no Jardim Barcelona. Lá foram plantadas 120 mudas de árvores nativas fornecidas pelo Viveiro Mina Azul e Terzi Empresas. As espécies, plantadas numa área de 1,4 mil metros quadrados, foram amendoim do mato, monjoleiro, falso pau-brasil, jamelão, cedro rosa, merindiba, jatobá, jenipapo, aroeira, ingá do mato, angico branco, angico preto, tamboril do mato e ipês das variedades Amarelo, Branco, Rosa, Roxo e Verde.

Área de 1,4 mil m², no Parque da Família, recebeu plantio de 120 mudas de 18 espécies nativas.

Vários brindes – camisetas e duas bicicletas – foram sorteados entre os participantes da pedalada. As duas bicicletas foram cedidas pela Brennand Investimentos, empresa responsável pelo Complexo Hidrelétrico Juba I e II. Os felizardos foram Martina Romeiro Alves e Claudinei da Silva Souza.

Veja galeria de fotos:

EcoBike 2019 – “Pedalando por uma Tangará mais verde”

Exemplo

Em Tangará da Serra, as árvores são brindadas com redutos importantes em áreas de preservação permanentes (APP’s) e reservas particulares do patrimônio natural (RPPN’s). Um exemplo de preservação de matas nativas está na área das usinas hidrelétricas Juba I e II, UHE’s de responsabilidade da Brennand Investimentos. A empresa mantém no local uma área de 10 mil hectares de densa floresta nativa, num verdadeiro santuário ecológico.

Soltura de animais silvestres em mata nativa do complexo Juba: Santuário ecológico de 10 ml hectares.

O local abriga fauna variada que inclui desde símios, pássaros, répteis e pequenos mamíferos, a animais de maior porte como antas e onças. Em abril do ano passado, a mata nativa mantida pelo Completo de Juba recebeu pássaros e animais silvestres apreendidos em operações do Ibama.

Felizardos: Claudinei da Silva Souza e Martina Romeiro Alves ganharam as bicicletas sorteadas no evento.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

UNEMAT promove Semana de Extensão em Tangará, com agenda até a próxima sexta

Published

on

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza em Tangará da Serra, a partir desta segunda-feira (31.03), a  Semana de Extensão. A agenda universitária acontecerá até o próximo dia 04 (sexta-feira) em diversos locais do município com ações votadas para a população local e regional.

Dentro da programação acontecerá a Feira de Extensão, no dia 02 de abril (quarta-feira) no Câmpus de Tangará, com palestras, demonstrações, atividades científicas e visitações a projetos e laboratórios. As ações e atividades dos eventos acontecerão nos três períodos, das 09h00 às 21h00, serão gratuitas e voltadas para o público, podendo participar escolas, conselhos, instituições, empresas e moradores de Tangará da Serra e região.

O objetivo de trazer o público para conhecer as instalações da Unemat, além de divulgar os projetos executados pela instituição.

Na Feira de Extensão além das ações dos projetos haverá também, atividades culturais e visitações aos laboratórios da Unemat e ao circuito itinerante do MT Ciências do Governo do Estado, uma carreta equipada com laboratórios e experimentos, popularizando a ciência e tecnologia em Mato Grosso.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui, ou escaneando o QR disponível nas artes de divulgação do evento em nosso [email protected].

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana