Cerca de 100 ciclistas participaram no último sábado (21) do EcoBike 2019, ação ambiental comemorativa ao Dia da Árvore, em Tangará da Serra. A ação teve como destaque o passeio ciclístico desde o Bosque Municipal, no centro, até o Parque da Família, no Jardim Barcelona, onde houve plantio de mudas de espécies nativas e sorteio de brindes, incluindo duas bicicletas.
Bosque Municipal foi o ponto de partida da atividade.
Sob o tema “Pedalando por uma Tangará mais verde”, o evento foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba), Prefeitura Municipal e Unemat, com apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMEA) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI). A iniciativa privada teve participação fundamental, patrocinando o evento através da Brennand Investimentos, Frigorífico Seara, Terzi Empresas e Viveiro Mina Azul.
Passeio ciclístico percorreu área central da cidade, com destino final no Parque da Família.
Partindo do Bosque Municipal, o passeio ciclístico seguiu pela rua Júlio Martinez Benevides, Parque das Nações Unidas e Jardim Tangará II, até o destino final, no Parque da Família, que está em fase de construção pelo município, no Jardim Barcelona. Lá foram plantadas 120 mudas de árvores nativas fornecidas pelo Viveiro Mina Azul e Terzi Empresas. As espécies, plantadas numa área de 1,4 mil metros quadrados, foram amendoim do mato, monjoleiro, falso pau-brasil, jamelão, cedro rosa, merindiba, jatobá, jenipapo, aroeira, ingá do mato, angico branco, angico preto, tamboril do mato e ipês das variedades Amarelo, Branco, Rosa, Roxo e Verde.
Área de 1,4 mil m², no Parque da Família, recebeu plantio de 120 mudas de 18 espécies nativas.
Vários brindes – camisetas e duas bicicletas – foram sorteados entre os participantes da pedalada. As duas bicicletas foram cedidas pela Brennand Investimentos, empresa responsável pelo Complexo Hidrelétrico Juba I e II. Os felizardos foram Martina Romeiro Alves e Claudinei da Silva Souza.
Veja galeria de fotos:
EcoBike 2019 – “Pedalando por uma Tangará mais verde”
Exemplo
Em Tangará da Serra, as árvores são brindadas com redutos importantes em áreas de preservação permanentes (APP’s) e reservas particulares do patrimônio natural (RPPN’s). Um exemplo de preservação de matas nativas está na área das usinas hidrelétricas Juba I e II, UHE’s de responsabilidade da Brennand Investimentos. A empresa mantém no local uma área de 10 mil hectares de densa floresta nativa, num verdadeiro santuário ecológico.
Soltura de animais silvestres em mata nativa do complexo Juba: Santuário ecológico de 10 ml hectares.
O local abriga fauna variada que inclui desde símios, pássaros, répteis e pequenos mamíferos, a animais de maior porte como antas e onças. Em abril do ano passado, a mata nativa mantida pelo Completo de Juba recebeu pássaros e animais silvestres apreendidos em operações do Ibama.
Felizardos: Claudinei da Silva Souza e Martina Romeiro Alves ganharam as bicicletas sorteadas no evento.