TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Empresas & Produtos

EMBRAER entrega a primeira aeronave multimissão KC-390

Publicado em

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta quarta-feira (04/09), na Ala 2, em Anápolis (GO), a primeira aeronave multimissão KC-390. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer. 

O evento ocorreu nesta quarta-feira (04), na Ala 2, em Anápolis (GO), sede do novo vetor

 

 A Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont, proveniente da Ala 1, em Brasília (DF), adotou o dispositivo de um Gládio Alado, símbolo da FAB, em homenagem ao recebimento do novo avião. A tropa foi composta, também, por militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e pelo efetivo da Ala 2. O 1º GTT será o Esquadrão operador do KC-390.

O avião, resultado da parceira entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. O Presidente da Embraer, Jackson Schneider, realizou o ato formal de entrega da aeronave à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que perdura há mais de 50 anos. “Uma interação longa e profícua. Estamos orgulhosos pela Embraer, pela Força Aérea e, acima de tudo, estamos orgulhosos pelo Brasil”, afirmou.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu as capacidades operacionais do novo multimissão. “Incorpora-se, hoje, à FAB o maior avião militar produzido no Brasil, o KC-390. Ele representa um marco na excelência de processos da FAB e, certamente, impulsionará a Base Industrial de Defesa no Brasil”, ressaltou.

O avião, resultado da parceira entre FAB e Embraer, firma-se como um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial.

 

A entrega da nova aeronave aconteceu com o tradicional batismo, que contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. “Sinto orgulho, não apenas como Ministro, mas também com cidadão brasileiro, de participar deste momento”, disse o Ministro.

O Presidente Bolsonaro destacou a importância da materialização do KC-390, um projeto brasileiro. “É uma aeronave que chegou para somar ao país e colaborar no cumprimento da missão da Força Aérea”, declarou.

Capacidade Operacional
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil. As primeiras unidades da nova aeronave multimissão ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO). De acordo com o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, o recebimento do novo vetor será um divisor de águas na FAB. “Este momento é um marco histórico para a Força Aérea. O KC-390 nos dará maior velocidade, maior capacidade de carga e maior alcance”, disse.

O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, destaca o orgulho que é estar à frente do Esquadrão que vai operar a aeronave. “É um misto de orgulho e responsabilidade. É a realização de um sonho e não tem como não se emocionar”, disse o Tenente-Coronel Ferraz.

(Fonte: Assessoria FAB)

Comentários Facebook
Advertisement

Empresas & Produtos

Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Published

on

Iniciativas de economia circular, inclusão e capacitação da cadeia recicladora, apoio a comunidades e instituições, além de campanhas internas de DE&I, estão entre as ações e os programas desenvolvidos pela companhia em 2024.

São Paulo, maio de 2025 – A empresa global de ciência de materiais e de soluções para identificação digital, Avery Dennison, divulga o balanço de suas ações socioambientais realizadas na América Latina ao longo de 2024. Entre os destaques dessa agenda de impactos positivos, a companhia traz resultados tangíveis, viabilizados por meio de iniciativas como as de economia circular, inclusão, educação e capacitação da cadeia recicladora, o apoio a diferentes programas e instituições, assim como o desenvolvimento de campanhas internas, por meio de ERGs (Employee Resource Group, ou Grupo de Recursos para Colaboradores).

Segundo a gerente de sustentabilidade da empresa para a América Latina, Cecília Mazza, a companhia segue se empenhando para cumprir diferentes metas de sustentabilidade até 2030, dentre as quais estão o desenvolvimento de um portfólio de soluções sustentáveis, no qual 100% de nossos produtos standard terão conteúdo reciclável ou renovável, a redução das emissões de carbono – alcançando o net zero até 2050 -, reciclar minimamente 80% dos resíduos gerados e evitar que 95% dos descartes cheguem aos aterros, assim como alcançar 85% de taxa de inclusão e mais 82% de engajamento de seus colaboradores em ações de cunho social e comunitário.

“As diferentes iniciativas com as quais nos comprometemos e lideramos, refletem diretamente os nossos valores. É preciso coragem para fazer diferente e entregar com excelência todas as nossas contribuições ao setor, à sociedade e ao planeta. O que nos traz a certeza de estarmos fazendo a coisa certa, é o apoio que temos recebido, tanto por parte dos nossos colaboradores cada vez mais engajados, quanto o de muitas companhias, dentre fornecedores e clientes, que já entenderam a importância dessa união ao longo de uma jornada limpa, transparente e possível”, declara a gerente.

Economia circular

O AD Circular é uma iniciativa da  Avery Dennison, voltada à reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções autoadesivas. Ele nasceu da necessidade de criar uma conexão entre  toda a cadeia para aumentar o volume de resíduos corretamente destinados e reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros sanitários para, assim, dar uma nova vida a esses materiais.

De acordo com o último levantamento da Avery Dennison, desde o seu lançamento no Brasil, há seis anos, a iniciativa já transformou milhares de toneladas de liners – parte descartada da solução autoadesiva no momento da etiquetagem – em novos produtos. Entre o final de 2024 e o começo de 2025 o AD Circular passou a contar com uma plataforma digital, a fim de otimizar e expandir a participação das empresas na iniciativa. O programa traz agora um mapa interativo, que permite ao usuário encontrar o reciclador mais próximo, com base nos resíduos gerados no processo de rotulagem que possui e na sua localização.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Formação e capacitação da cadeia recicladora

Realizado em parceria com outras empresas, instituições de ensino e cooperativas que atuam no segmento, o AD Coopera é um projeto da Avery Dennison que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da cadeia recicladora no âmbito socioambiental, capacitando os colaboradores que atuam no dia a dia das cooperativas de reciclagem. A proposta é fomentar iniciativas de impacto socioambiental por meio de programas de educação, empreendedorismo e aprimoramento da infraestrutura

Em 2024, no Brasil, entre os meses de abril e outubro, por meio de uma parceria com a Coopercaps e a Rede Sul, uma turma de 10 pessoas, entre catadores e funcionários da cooperativa, tiveram seu processo de alfabetização concluído. No mesmo ano, entre os meses de setembro e outubro, uma outra turma participou de um Curso Profissionalizante de Catadores, e foi capacitada em temas como formalização e abertura de MEI e técnicas de separação de materiais, além de habilidades de apresentação e vendas.

Com abrangência latino-americana, o AD Coopera também esteve presente no México em 2024, na região de Dolores Hidalgo, Guanajuato. Em parceria com a Fundação Avina – uma organização global que promove iniciativas sustentáveis e colaborativas – e apoio da AD Foundation, foi desenvolvido um programa que capacitou 20 catadores para atuação na reciclagem urbana, deixando de trabalhar em um aterro a céu aberto. Junto aos dois ecopontos instalados em locais estratégicos da região, de modo a estimular a participação da população local nessa jornada, a iniciativa possibilitou a recuperação de mais de 50 toneladas de materiais recicláveis.

Fundos sociais – Quem é a AD Foundation

Com atividades no Brasil desde 2010 e com impacto superior a US$480 mil, a Avery Dennison Foundation, iniciativa global da empresa, tem como propósito ajudar no desenvolvimento de comunidades e ONGs locais, em diferentes aspectos. Ao longo desse período, dezenas de instituições já foram beneficiadas por meio da compra de materiais, doações em geral e pelo voluntariado dos colaboradores da companhia. Além disso, seu impacto se estende a cenários globais críticos, como catástrofes e conflitos, oferecendo suporte e oportunidades para a reconstrução de um mundo mais sustentável e inclusivo.

Entre as instituições que contam com o apoio da AD Foundation no Brasil está a ABID, uma organização sem fins lucrativos, que possui projetos voltados à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, celebrando cinco anos de parceria, a associação recebeu um investimento de USD 150.000,00, revertido para um projeto que beneficia mais de 200 pessoas, amparadas pela instituição.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

ERGs e as campanhas internas

Considerando as práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão –  não apenas como uma meta, mas como um caminho inteligente para o fomento da inovação, a Avery Dennison mantém diferentes ERGs – Employee Resource Groups, ou Grupos de Recursos para Colaboradores – que hoje representam 6 causas na América Latina. Tais grupos têm como objetivo impulsionar a inclusão e a equidade, possibilitando ações e conversas genuínas sobre temáticas da comunidade LGBTQIA+, empoderamento feminino, etnias diversas, engajamento e retenção de jovens talentos, e questões parentais.

A exemplo das ações desenvolvidas por esses comitês em 2024, uma campanha interna de incentivo à doação de sangue, promovida pelo ERG GerAD Brasil – grupo que lidera discussões sobre questões étnico-raciais dentro da Avery Dennison – mobilizou 35 colaboradores, além de familiares e amigos, que se uniram a essa causa solidária. Com essas doações, foi possível impactar positivamente a vida de 140 pessoas, reafirmando o compromisso da companhia em promover ações que transformam vidas e fortalecem a solidariedade.

“Na Avery Dennison, acreditamos que um futuro sustentável exige ações concretas e nosso compromisso vai além dos negócios, abrangendo pessoas e o planeta. Portanto, deixo aqui um convite a todas as organizações que se sentirem mobilizadas e prontas para se unirem a nós nessa jornada. São muitas as oportunidades para expandir impactos tão positivos”, conclui Cecília.

O relatório completo pode ser acessado através do site label.averydennison.com.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores.Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos e supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$ 8,8 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana