TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

DECRETO: Dengue e Chikungunya motivam situação de emergência em Tangará da Serra

Publicado em

A escalada da Dengue e da Chikungunya em Tangará da Serra levou o Executivo Municipal a decretar situação de emergência no âmbito da saúde pública no município. O decreto, de nº 047/2024, é datado de ontem (quinta, 08/02).

A medida autoriza a adoção de todas ações administrativas e assistenciais necessárias à contenção de casos de “Arbovirose”, como a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial, nos termos do inciso VIII do art. 75 da Lei Federal n.º 14.133/2021.

(*) Veja íntegra do decreto no link abaixo:

DECRETO N.º 047, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2024. EMERGÊNCIA DENGUE

Escalada

Um total de 1.321 pessoas contraíram Dengue ou Chikungunya até ontem (quinta, 08) em Tangará da Serra. Neste contingente, a Dengue lidera com 766 pacientes, enquanto a Chikungunya soma 555 notificações.

(*) Veja boletim do último dia 08/02, ao final do texto.

Os números estão em boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Não há registro de óbitos ocasionados pelas duas enfermidades.

Os números apresentados pela SMS nesta quarta revelam um salto expressivo nestes dois males, desde a última semana de janeiro até hoje. A Chikungunya, em especial, apresenta um aumento de 327% (425 novos casos a partir de 1º de fevereiro, ou seja, quatro vezes mais) no número de casos desde o último dia 31, quando haviam 130 notificações. Hoje são 555 casos notificados da doença. Ou seja, nos últimos sete dias o arbovírus CHIKV mostrou uma média diária de 53 novas incidências.

Já as notificações de Dengue cresceram nestes primeiros sete dias de fevereiro à razão de 68%, somando 766 notificações contra 456 no último de janeiro.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Tangará da Serra: Dia D de multivacinação será neste sábado em todas as USFs e no Shopping

Published

on

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será realizado neste sábado (22) em todo o país, com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Tangará da Serra, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 16h, e também no Shopping Tangará, das 18h às 22h.

A campanha segue até 1º de setembro e disponibiliza imunizantes que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas meningites, tuberculose e doenças relacionadas ao HPV.

Pela primeira vez, a mobilização conta com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada em junho de 2026 ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, como pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.

Para este dia 22 – o Dia D – as doses para prevenção de Influenza são para toda população com idade a partir dos seis meses. Também exclusivamente no Dia D, parte das vacinas para meningite serão destinadas a este mesmo público, a partir dos seis meses de idade. (Veja ilustração abaixo)

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 180 milhões de doses foram distribuídas para atender à vacinação em todo o país neste ano. Entre os imunizantes mais aplicados estão os destinados à prevenção da influenza, do sarampo, por meio da tríplice viral, e da poliomielite.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero, destaca que a mobilização busca ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população aos imunizantes oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O objetivo é ampliar as coberturas vacinais, fortalecer a proteção coletiva e facilitar o acesso às vacinas ofertadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Vacinas disponíveis no Dia D

  • BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta (DTP/Hib/HB);
  • Poliomielite (VIP);
  • Rotavírus humano;
  • Pneumocócicas conjugadas 10-valente e 20-valente;
  • Meningocócica C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningocócica ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • dT;
  • HPV4;
  • Dengue tetravalente.

Assista ao vídeo:

(Redação EB, com informações do Brasil 61)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana