Na crise proporcionada pela pandemia do novo coronavírus, a cadeia produtiva do algodão é uma das que sentem o maior baque. Os danos causados indiretamente pelo vírus atingem os três pilares do setor: a lavoura, a indústria e o varejo.
No setor primário desta grande cadeia, as incertezas são evidentes. Se por um lado os produtores de algodão de Mato Grosso se beneficiam do mercado futuro (que já garantiu a comercialização a bons preços de 75% do algodão que ainda está na lavoura), há um detalhe que leva o setor a uma séria preocupação: a desistência dos compradores.
No caso do algodão, compradores podem desistir de contratos de compra pagando a multa contratual e adotando a prática do “washout” (recompra). A partir desse expediente, os compradores cancelam o contrato e voltam ao mercado para comprar o mesmo algodão a preços muito inferiores.
Indústria e Varejo
Em Mato Grosso e em Tangará da Serra, na outra ponta da cadeia, o setor varejista tenta se reerguer com a retomada das atividades. As lojas puderam reabrir desde a terça-feira (14) da semana passada para atender um movimento tímido de consumidores. O segmento ainda não conseguiu mensurar a reação, mas é certo que a recuperação será lenta e gradual.
(*) Sobre a recuperação, leia matéria do Enfoque Business no link: https://enfoquebusiness.com.br/economia-retomada-pos-crise-sera-gradativa-e-devera-ocorrer-a-partir-de-julho/)
A vagarosa reação é prevista pela empresa de consultoria Deloitte (ver matéria no link acima). O comércio varejista se insere entre os setores importantes da economia – como alimentação, serviços e turismo – que começarão a mostrar alguma reação à crise em julho, lentamente, com escalada de recuperação até dezembro, com a chegada do Natal. Porém, ao final deste ano, a economia ainda estará sentindo o ‘baque’ provocado pela pandemia.
Movimento de consumidores no comércio local é tímido.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), mais de 80% das unidades industriais estão chegando (ou chegaram) ao final das férias coletivas concedidas neste período de quarentena.
Agora, se movimentam para buscar alternativas do que fazer num cenário no qual o varejo sai de um hiato de um mês de inatividade. Por enquanto, não há como produzir de forma sistemática e organizada, pois não há para quem vender. Esta situação é verificada nas pesquisas de mercado realizadas pela entidade, que apontam para queda de 90% das vendas devido ao fechamento das lojas. Movimento mínimo vem se mantendo por meio do e-commerce.
Indústria de confecções busca recuperação em período de incertezas.
Por outro lado, parte da indústria que fabrica produtos médico-hospitalares está funcionando a plena carga para atender ao enorme crescimento da demanda desses artigos. Multiplicou-se por 10, 15 vezes a busca por itens como máscaras, aventais, lençóis, entre outros itens. Num esforço de guerra, parte da indústria têxtil e de confecção está se transformando para produzir e atender a essa imensa demanda do setor médico e hospitalar.
“Num momento de crise, como este que estamos vivendo, é que podemos constatar a importância vital para o Brasil em ter um parque industrial que consiga atender as necessidades da nossa população”, enfatiza o presidente da Abit, Fernando Pimentel.
Efeito China
Pimentel alerta sobre o risco, em meio à pandemia da Covid-19, de o mercado nacional enfrentar um forte e abrupto crescimento de importações provenientes da China no momento em que forem reiniciadas as atividades no Brasil. “Com o reinício da produção industrial no país asiático, simultaneamente ao período de quarentena no Brasil, pode-se abrir um flanco muito perigoso para a produção, o emprego e a retomada do nosso setor”, explica.
Pimentel salienta que enquanto a China estava parada por conta do novo coronavírus, houve mais espaço para os fabricantes nacionais, pois metade das importações brasileiras de têxteis e de confeccionados vêm daquele país.
No início do ano, ocorreu queda na importação de confeccionados e se verificou equilíbrio no tocante aos produtos intermediários – fios, filamentos, linhas, tecidos, malhas, zíperes, botões, dentre outros. “Agora, estamos parados aqui e eles voltam a operar lá. Por isso, permanecemos atentos, inclusive quanto aos preços praticados, dado o excesso de produtos existentes no mundo e os principais mercados consumidores paralisados ou semiparalisados em função da pandemia”.
O presidente da Abit lembra que, tradicionalmente, já é complicado competir com a China, pois os fabricantes de lá têm vantagens em relação aos brasileiros, como subsídios do governo, menos impostos, mais acesso a crédito e juros menores. Por isso, neste momento de pandemia, seria muito importante que as medidas de contingência adotadas pelo Governo Federal, que estão na direção correta, se viabilizassem mais rapidamente.