TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Covid-19: Nova vacina já é aplicada nas salas de vacinação no MT; Tangará aguarda doses

Publicado em

O estado de Mato Grosso começou a vacinação contra a Covid-19 com o novo imunizante da fabricante Moderna. A informação é do governo federal, através do Ministério da Saúde.

A vacina monovalente protege contra a cepa XBB. O estado recebeu 36,8 mil doses que já foram distribuídas aos 79 municípios. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, Tangará da Serra ainda não recebeu o imunizante e aguarda o recebimento para o final do mês. Assim que chegarem as doses, a logística já estará organizada para aplicação em todas as unidades.

O imunizante será aplicado como dose de reforço para os grupos prioritários. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos e demais grupos devem ser imunizados para evitar as formas graves da doença, hospitalização e óbito.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Ana Paula Goldfinger, relembra a importância da vacinação no controle de casos graves das síndromes respiratórias.
“Estamos num período [próximo] de inverno, quando há um maior acometimento das pessoas com maior vulnerabilidade, tanto em contrair a doença quanto em hospitalizar e vir a óbito. Por isso, pedimos a conscientização da população para que busque as vacinas de modo preventivo, para que as pessoas não precisem de hospitalização”.

A população de Mato Grosso deve ficar atenta, pois o vírus continua circulando no estado e ainda faz vítimas.

A população do Mato Grosso deve ficar atenta. O vírus continua circulando no estado e ainda faz vítimas. Apenas na vigésima semana epidemiológica, entre os dias 12 e 18 de maio, foram registrados 166 casos e 02 óbitos por Covid-19. Os dados são do painel do Ministério da Saúde.

O Movimento Nacional pela Vacinação, campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde, entrou em nova etapa e pretende vacinar ao menos 70 milhões de pessoas contra a Covid-19. Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 12,5 milhões de doses que protegem da variante XBB. Esse lote está sendo distribuído para todas as Unidades da Federação, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.

O infectologista Adelino de Melo Freire Junior reforça que as vacinas vão sendo atualizadas de acordo com as novas cepas dos vírus que circulam, como o que acontece com a vacina da gripe anualmente. Por isso, os grupos mais vulneráveis precisam estar com a vacinação em dia para não contrariem a doença. “Essa nova vacina que chega é uma atualização necessária, porque o vírus evoluiu e as vacinas anteriores deixam de ter uma proteção tão eficiente. Então, a vacina nova que está chegando é necessária para a gente se proteger de forma mais ativa contra o vírus que circula hoje.”

Com a proximidade do inverno e a queda nas temperaturas em algumas regiões do país, aumenta a incidência de doenças respiratórias, assim como síndromes gripais.

Por isso, medidas de proteção — além da vacina — devem ser tomadas, como usar máscara em caso de suspeita de alguma doença, cobrir o rosto quando espirrar, além de evitar espaços fechados. Essas medidas podem ajudar a reduzir a circulação do vírus da Covid.

Procure uma Unidade Básica de Saúde, leve a caderneta e vacine-se contra a Covid-19.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

(Redação EB, com Brasil61 e Ministério da Saúde)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Com aval do governo do MT, Hospital Central será administrado pelo Albert Einstein

Published

on

O governador Mauro Mendes sancionou, nesta quarta-feira (16), a lei que autoriza o Hospital Israelita Albert Einstein a administrar o Hospital Central em Cuiabá.

A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa e, com isso, a unidade passa a ter o mesmo padrão de qualidade de atendimento e de procedimentos do Einstein, considerado o melhor hospital do país e o 22º melhor do planeta.

De acordo com o governador, na próxima semana o Governo de Mato Grosso vai assinar o contrato e, a partir de maio, deve começar os procedimentos para recrutamento, seleção, compra de insumos, equipamentos, instalações finais e acabamento.

Medida foi aprovada pela ALMT e, com isso, a unidade passa a ter o mesmo padrão de qualidade de atendimento e de procedimentos do Einstein.

Mendes acredita que ainda em setembro o maior e o melhor hospital de Mato Grosso já estará funcionando, e deve figurar entre os melhores do Brasil.

Mauro lembrou que a obra do Hospital Central ficou parada por 34 anos e, de um prédio abandonado há décadas, a unidade passará a ser uma referência em Saúde, atendendo os mato-grossenses com excelência.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, destacou a importância de ter na capital de Mato Grosso um hospital desse porte e com essa excelência no atendimento e na prestação de serviços.

Russi destacou que a Assembleia é parceira do Governo do Estado em todos os projetos que beneficiam a população.

O Hospital Central vai oferecer 100% dos serviços pelo SUS, Sistema Único de Saúde.

(Fonte: Sapicuá RN; Foto: Luciano Campbell)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana