TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Com medidas que desagradam o setor empresarial e o Agro, Mendes enfrenta fase difícil no governo

Publicado em

O momento de Mauro Mendes à frente do governo do Estado não é bom. A reforma tributária (Lei Complementar 631/2019) que revogou incentivos fiscais e aumentou impostos de forma automática, a majoração da alíquota do ICMS sobre o etanol e outras medidas que desagradaram o setor empresarial e o agronegócio fizeram o conceito do governador de Mato Grosso despencar.

Como se não bastasse, pesquisa divulgada pela imprensa nacional aponta Mendes entre os governadores com pior desempenho, com apenas 11,11% de aprovação, figurando na 23ª colocação entre os 27 governadores dos estados brasileiros.

É bem verdade que Mendes assumiu um estado com finanças combalidas. Herdou os rombos da corrupção do governo de Silval Barbosa e a ineficiência de Pedro Taques. Assim, teve de tomar medidas austeras para recolocar Mato Grosso nos trilhos. Porém, as medidas adotadas pelo governador desagradam o meio empresarial e o agronegócio.

Mauro Mendes precisará tomar fôlego para enfrentar a saraivada de críticas que virá neste ano de 2020.

A classe empresarial de Mato Grosso, por exemplo, está preocupada com o ano de 2020. Desde o último dia 02 vigora o aumento da carga tributária instituída pelo Governo Estadual com a LC 631. A preocupação dos empresários reside justamente no impacto que a medida causará sobre as vendas no comércio.

Muitos preveem dificuldades de competição – principalmente com o mercado eletrônico – e há dúvidas quanto à sobrevivência das empresas diante do aumento dos custos. Ou seja, o avanço do governo na margem das empresas irá repercutir fortemente no bolso do consumidor, e isso deverá representar retração nas vendas.

No dia 27 de dezembro, o Enfoque Business publicou a matéria “Custos, carga tributária e alterações dos meios operacionais em 2020 preocupa empresários do MT”. A matéria, com depoimentos de empresários, pode ser acessada no link a seguir:

https://enfoquebusiness.com.br/custos-carga-tributaria-e-alteracoes-dos-meios-operacionais-em-2020-preocupa-empresarios-do-mt/

No programa Momento Agrícola, veiculado pela Cadeia de Rádios do Agro no último final de semana, ficou evidente o descontentamento do setor produtivo com o atual governador. Em diálogo com o jornalista João Batista Olivi, o apresentador Ricardo Arioli fez uma retrospectiva de 2019, considerando os governos federal e estadual em relação ao Agro.

Se o governo federal, do presidente Jair Bolsonaro, conta com bom conceito no setor produtivo, o mesmo não acontece com o governo do Estado. O descontentamento com o governo Mauro Mendes é reflexo de fatos negativos como a incidência do Fundo Especial para o Transporte e Habitação sobre a produção. Arioli e Olivi discorrem sobre o Fethab 2, o Fethab do milho, o Fethab do feijão e as especulações em torno de um possível ‘Fethab 3’ e da possível queda da Lei Kandir.

Na sequência, áudio com a entrevista de Ricardo Arioli com João Batista Olivi. A entrevista começa com trilha sonora característica do ‘Momento Agrícola”.

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Chico Guarnieri participa da III Semana da Neurodiversidade em Barra do Bugres

Published

on

Evento municipal tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes perfis cognitivos

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) marcou presença na III Semana da Neurodiversidade, em Barra do Bugres. Com o tema “Um olhar afetivo para a neurodiversidade”, o poder público municipal, em parceria com o parlamentar e especialistas, discutiu a importância da sensibilização, compreensão e aceitação das pessoas com perfis cognitivos diferentes.

A abertura da semana de palestras foi realizada nessa segunda-feira (09.06) e o parlamentar reforçou que a neurodiversidade é a ideia de que cada pessoa é diferente, inclusive na forma como o cérebro funciona. Segundo esse conceito, os seres humanos têm jeitos variados de pensar e agir e essas diferenças naturais devem ser respeitadas e aceitas.

“É muito gratificante estar aqui hoje, neste evento que tem como objetivo promover a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade, incentivando a inclusão e a equidade para todas as pessoas”, afirmou.

Chico Guarnieri defende a sensibilização e a aceitação da neurodiversidade.

Um desafio a ser vencido nesse ponto é a identificação de um número de quantas pessoas neurodivergentes existem.

O parlamentar reforçou que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que em Mato Grosso mais de 40 mil pessoas afirmaram ter recebido o diagnóstico de Transtorno Espectro Autista (TEA). Mas não há levantamentos de outras condições como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, entre outros.

“Precisamos desses números para que possamos construir políticas públicas de forma assertiva, compreendendo a realidade onde estamos inseridos”, disse Chico Guarnieri.

Nessa segunda-feira (10.06), a abertura do evento contou com a palestra “Comunicação e Desafios da Inclusão Escolar”, ministrada pelo psicólogo, doutor em estudos da Linguagem, Rodrigo Fernandes Brito.

Realizada pela Prefeitura de Barra do Bugres, pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, a Semana da Neurodiversidade ofereça palestras também nesta terça e quarta-feira, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na quinta-feira, na Praça Felipe Mendes, terão atividades culturais, interativas e recreação.

#neurodiversidade; #chico guarnieri; #transtorno espectro autista

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana