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Avery Dennison é premiada com a Medalha de Platina pela EcoVadis por liderança em sustentabilidade

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São Paulo, janeiro de 2025 – A Avery Dennison, líder mundial em ciência de materiais, foi reconhecida com a Medalha de Platina da EcoVadis, uma das maiores plataformas globais de sustentabilidade corporativa.

A EcoVadis é uma das mais confiáveis provedoras de avaliações de sustentabilidade empresarial do mundo, analisando as ações e práticas das empresas com base em critérios internacionais, como impacto ambiental, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis.

Essa classificação posiciona a Avery Dennison no top 1% das empresas em 185 países e reflete seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade, os princípios ESG e a construção de um futuro mais sustentável.

Aos interessados, o relatório ESG da Avery Dennison pode ser acessado em esg.averydennison.com.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital que fornece uma ampla gama de soluções de marcação e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de abastecimento, reduzem o desperdício, promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e conectam as marcas e os consumidores. Nossos produtos e soluções incluem materiais de rotulagem e funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), aplicativos de software que conectam o físico e o digital, e uma variedade de produtos e soluções que melhoram a embalagem da marca e carregam ou exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendendo a uma variedade de indústrias em todo o mundo — incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo em geral, comércio eletrônico, logística, alimentos e mercearias, farmacêutica e automotiva — empregamos aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Nossas vendas relatadas em 2023 foram de US$ 8,4 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com.

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Importação: 5 etapas que podem ser automatizadas pela IA nos processos de comércio exterior

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São Paulo, janeiro de 2025 – Nos últimos anos, a adoção crescente de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) tem permitido que muitos negócios ampliem sua margem de eficiência e competitividade, especialmente em mercados dinâmicos como o do comércio exterior. Ao proporcionar agilidade, redução de custos e da incidência de erros humanos, algumas dessas soluções têm permitido automatizar etapas importantes dos processos que fazem parte da rotina do setor, conforme explica Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina.

Recentemente, a companhia adquiriu a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários.

“Com o uso da inteligência artificial tornou-se muito mais simples e eficiente o acompanhamento do pedido até a entrega da carga. A plataforma possibilita ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela, ajudando em tomadas de decisão extremamente estratégicas. Com a IA é possível otimizar etapas como a gestão de documentos que fazem parte do desembaraço aduaneiro, calcular impostos, rastrear as cargas em tempo real, otimizar o follow-up do processo e melhorar a qualidade dos serviços, produtos e atendimentos prestados”, explica o executivo.

1 – Preenchimento e gestão de documentos

Diante de um complexo processo de documentação, em que uma informação incorreta ou a ausência de algum dado pode acarretar atrasos na liberação da carga e no prazo de entrega, o uso da IA pode ajudar a automatizar a validação, organização e preenchimento das informações do processo com base na leitura dos documentos, reduzindo erros humanos e agilizando o desembaraço aduaneiro.

“Esses processos costumam ser bastante burocráticos e podem ser considerados um dos maiores desafios no comex, mas para isso, temos agora a tecnologia a nosso favor. Ela opera de maneira integrada com sistemas governamentais, nos ajuda no preenchimento automático do processo, dentro das regulamentações exigidas. A Dati, por exemplo, consegue fazer a Declaração Única de Importação, Duimp, que já é parte do programa Portal Único de Comércio Exterior, proposto pelo Governo brasileiro e Receita Federal, em substituição ao antigo Siscomex LI/DI”, explica Pimenta.

  1. Cálculo de impostos

A incidência de impostos pode ser ampla e bastante variável, principalmente em processos de importação e logística mais longos, que envolvem diferentes países, estados e municípios. Nesse sentido, o uso da IA também contribui para a automatização dessas tarefas, calculando com precisão todas as tarifas, impostos e taxas alfandegárias envolvidas no processo – a partir de uma base de dados cadastrada e frequentemente atualizada – para tomadas de decisões financeiras mais assertivas.

  1. Acompanhamento de pedidos

Levando-se em conta todos os processos de importação e suas diferentes etapas, o rastreamento das cargas e a visibilidade em tempo real de onde se encontram esses pedidos são fatores críticos. Entretanto, com a adoção da inteligência artificial, esse monitoramento se torna muito mais fácil. Ao integrar diferentes sistemas, a tecnologia fornece atualizações contínuas tanto para os importadores quanto seus clientes, condições e tempo estimado para a chegada dos produtos.

“Pensando no planejamento logístico para as demandas e pedidos futuros, a IA também analisa o histórico de embarques, as sazonalidades e as tendências de mercado, contribuindo para processos mais ágeis, organizados e traçados por meio de rotas e caminhos mais inteligentes”, complementa o CEO da Asia Shipping.

  1. Follow-up do processo

Na etapa de follow-up do processo – todas as ações proativas de contato, proximidade e interação com fornecedores, como envio de e-mails, mensagens entre usuários ou por WhatsApp – a inteligência artificial desempenha um papel relevante de aprimoramento e personalização dessas abordagens. A tecnologia é capaz de analisar dados de compra e comportamento desses clientes, ajudando a antecipar as necessidades e otimizando os resultados do negócio.

  1. Insights para tomada de decisões

Ao realizar uma análise precisa e estratégica de todos os dados que integram cada processo do comex, incluindo variáveis econômicas, cambiais e logísticas, a inteligência artificial é disruptiva na geração dos melhores insights para tomadas de decisões estratégicas. “Conseguimos identificar padrões comuns a diferentes mercados externos, ter uma previsão de preços e entender o comportamento de cada localidade mundo afora, por exemplo”, conclui o executivo da Asia Shipping.

Sobre a Asia Shipping

A Asia Shipping é uma empresa de logística global, especializada em encontrar as rotas mais inteligentes para seus clientes e transportar mercadorias entre continentes. A empresa está em 12 países, com 43 escritórios pelo mundo, sendo dez no Brasil, e mais de mil colaboradores. A Asia Shipping atua na importação e exportação, fazendo a ponte entre fornecedores, armadores (donos de navios de carga), portos e transportadoras. É o que se chama freight forwarder, um intermediário do negócio de fretes.  É considerada a maior companhia da América Latina nesta categoria e a 30ª no mundo.

(Assessoria)

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