TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Anel Viário recebe paliativo com solo-cimento; Trabalho é realizado em parceria com associação

Publicado em

O trabalho de tapa-buracos realizado no anel viário de Tangará da Serra é um paliativo para melhoria das condições de tráfego até as ações de restauração com aplicação de material asfáltico.

O Enfoque Business apurou que o trabalho é realizado a pedido da Associação dos Produtores da MT-480, entidade que mantém contrato com o governo do Estado para manutenção de rodovias na região.

Os reparos, que serão realizados ao longo do trajeto de cerca de 15 quilômetros da perimetral, foram solicitados através de indicações ao governo do Estado dos vereadores Niltinho do Lanche e Zedeca, ambos do MDB, e intermediação do deputado estadual João José de Matos, do mesmo partido.

Anel Viário apresenta danos na pista em vários pontos ao longo do seu trajeto.

Segundo a empreiteira Guaxe, que realiza o paliativo no anel viário, o trabalho é feito sem vínculo contratual e sem custos. “Não tem contrato, não tem valor. É uma parceria, a pedido da associação, para colaborar com um paliativo para melhoria do tráfego”, disse o diretor da empreiteira, Márcio Aguiar.

Leia mais:  Tolerância Zero: Em 40 dias, PM prende 1.193 em flagrante no estado durante operação

Conforme Aguiar, o trabalho consiste em aplicação de solo-cimento. “É o tecnicamente mais viável. Solo, brita com cimento, compactando. Depois vai recortar o buraco e colocar o material asfáltico de quatro, cinco centímetros. Estamos fazendo pra melhorar a pista, permitir um tráfego melhor”, completou.

Solo-cimento

De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland, o solo-cimento é o material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. Tem boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade.

O solo é o componente mais utilizado para a obtenção do solo-cimento. O cimento entra em uma quantidade que varia de 5% a 10% do peso do solo, o suficiente para estabilizá-lo e conferir as propriedades de resistência desejadas para o composto.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

Published

on

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou, nessa quarta-feira, o Plano Diretor Aeroportuário (PDIR), que estabelece o plano de desenvolvimento e expansão da infraestrutura aeroportuária do município, de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para a elaboração do PDIR do aeroporto municipal Joaquim Aderaldo de Souza, a Câmara se reuniu na manhã da última quarta-feira (15), em extraordinária, para discutir e votar o Projeto de Lei nº 002/2025 de autoria do Executivo Municipal. Foi a primeira sessão da Legislatura 2025-2028.

O PL 002/2025 autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 173 mil à Secretaria Municipal de Infraestrutura para contratação de empresa especializada na elaboração do projeto básico para a nova pista de táxi de aeronaves e elaboração do Plano Diretor através da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Aprovado por 11 votos favoráveis o texto segue para sanção do Executivo. O aeroporto municipal está localizado a aproximadamente 8k do centro da cidade e foi implantado em 1977, a partir da emancipação político-administrativa do município.

Leia mais:  Risco de rompimento de represa deixa em alerta região de Assari-Barra do Bugres

(Redação EB, com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana