TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tangará da Serra: Sem novos casos confirmados de COVID-19, município descarta 85% das notificações

Publicado em

Boletim atualizado sobre a pandemia COVID-19 em Tangará da Serra foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17) pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus. Os números divulgados indicam a somatória de 111 notificações, com descarte de 95 delas, restando 11 casos suspeitos.

O descarte representa 85,5% dos casos notificados. Dois pacientes que estavam internados e constavam entre os casos suspeitos receberam alta. Os cinco pacientes confirmados com a doença no município alcançaram a cura.

Mato Grosso

No boletim do Ministério da Saúde da tarde de ontem (quinta, 16), Mato Grosso aparece com 156 casos, cinco a mais que o dia anterior. Até o momento, a capital mato-grossense notificou 79 casos da doença.

Também na tarde de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde foi informada sobre o quinto óbito no estado. A vítima é um paciente – um homem de 78 anos – morador de Cuiabá. É o primeiro óbito por Covid-19 registrado na capital.

De acordo com os Boletins da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso são de residentes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Cáceres, Aripuanã e Rondonópolis.

Leia mais:  El Niño pode impulsionar dengue e chikungunya; Ministério emite nota técnica

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

El Niño pode impulsionar dengue e chikungunya; Ministério emite nota técnica

Published

on

O Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios intensifiquem as ações de vigilância e controle das arboviroses diante da possibilidade de aumento na transmissão de doenças pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação foi divulgada em nota técnica que considera os impactos esperados do fenômeno El Niño, previsto para influenciar o clima brasileiro a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo estimativas elaboradas pelo InfoDengue/Fiocruz, o Brasil poderá registrar cerca de 1,7 milhão de casos de dengue em 2027. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (WMO) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de temperaturas mais elevadas, aumento das chuvas em algumas regiões e períodos de estiagem em outras pode criar condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor.

Em Mato Grosso, apesar do período de estiagem, os cuidados devem ser mantidos. Na 28ª semana epidemiológica, o estado registra 12.143 casos prováveis de arboviroses, dos quais 10.744 são de dengue, 1.113 de chikungunya e 286 de zika.

Leia mais:  Arenápolis recebe reforço para o transporte de pacientes da rede pública de saúde

Em Tangará da Serra, foram notificados 1.001 casos de arboviroses, sendo 958 de dengue, 41 de chikungunya e dois de zika. O município contabiliza um óbito confirmado por dengue e outro permanece em investigação.

Ações de vigilância

Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão a intensificação da vigilância epidemiológica, o bloqueio da transmissão nos primeiros casos identificados, a reorganização do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias e a adoção de tecnologias para o controle vetorial.

A pasta também orienta os gestores a reforçarem campanhas de conscientização para incentivar a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito e buscar atendimento médico diante dos primeiros sintomas da doença.

Embora o alerta seja voltado ao cenário climático previsto para os próximos meses, o panorama atual é de redução das principais arboviroses no país. Até 20 de junho de 2026, o Brasil registrou 392,8 mil casos de dengue, uma queda de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os casos de chikungunya também recuaram 46%, segundo o Ministério da Saúde.

Leia mais:  El Niño pode impulsionar dengue e chikungunya; Ministério emite nota técnica

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana