TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Circuito Rural

Avanço de pautas do Agro no Congresso Nacional é o destaque da edição desta sexta

Publicado em

A semana legislativa em Brasília foi marcada pelo avanço de pautas consideradas estratégicas para o agronegócio brasileiro. Na coluna “Circuito Rural”, o jornalista Olmir Cividini analisou decisões da Câmara Federal e discussões em andamento no Senado que impactam diretamente a segurança jurídica, os custos de produção e o endividamento do setor rural.

Entre os principais temas, Cividini destacou a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto que altera a Lei de Crimes Ambientais. A proposta estabelece que fiscais ambientais poderão continuar adotando medidas cautelares para evitar danos, mas sem antecipar punições administrativas, como embargos imediatos, antes da conclusão do devido processo.

Segundo a análise apresentada na coluna, representantes do setor produtivo avaliam a medida como um avanço na segurança jurídica para produtores rurais. Por outro lado, setores ligados à área ambiental manifestam preocupação com possível enfraquecimento da fiscalização. O projeto segue agora para análise do Senado Federal.

Outro ponto debatido envolve a aprovação do regime de urgência para o projeto que retira a cobrança de PIS/Cofins sobre insumos agropecuários. Desde abril, fertilizantes, sementes e defensivos passaram a ter incidência de 0,9% de tributação.

Conforme observou Cividini, embora o percentual seja considerado pequeno, o impacto financeiro ganha proporção dentro da escala da produção agrícola nacional, principalmente em um cenário de juros elevados e margens reduzidas no campo.

A coluna também abordou projetos que tratam da competência técnica sobre classificação de espécies e análises econômicas. As propostas em tramitação buscam devolver ao Ministério da Agricultura a atribuição exclusiva sobre esses processos, após o Ministério do Meio Ambiente incluir a tilápia e o eucalipto em listas de espécies invasoras.

O caso da tilápia foi citado como exemplo de preocupação do setor produtivo. O Brasil ocupa atualmente posição de destaque na produção mundial do pescado, sustentando uma cadeia econômica consolidada ao longo de décadas.

Outro tema acompanhado em Brasília é a discussão sobre o endividamento agrícola. As negociações entre a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e o Ministério da Fazenda seguem em andamento, com possibilidade de anúncio de medidas de socorro financeiro antes da divulgação do próximo Plano Safra.

Na avaliação apresentada na coluna, a definição rápida dessas medidas é considerada essencial diante do calendário agrícola e do cenário econômico enfrentado pelos produtores rurais.

Olmir Cividini é jornalista especializado em agronegócio e atua em Tangará da Serra.

Para ouvir a coluna na íntegra, clique abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Circuito Rural

Etanol brasileiro ganha protagonismo estratégico em cenário de tensão global

Published

on

A nova safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil começou ainda em abril com projeção histórica de produção e um olhar diferente do mercado internacional sobre o etanol brasileiro. A análise é do jornalista Olmir Cividini, na edição desta sexta-feira (15.05) de sua coluna Circuito Rural, ao abordar o crescimento da importância estratégica dos biocombustíveis diante das tensões geopolíticas que afetam o petróleo e os combustíveis fósseis.

Segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2026 deverá alcançar aproximadamente 650 milhões de toneladas de cana, crescimento de cerca de 5% em relação ao ciclo anterior. Mato Grosso responde por aproximadamente 3% dessa produção nacional, com destaque para os municípios de Nova Olímpia, Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis, onde estão instaladas três importantes usinas sucroenergéticas.

Lavoura canavieira é uma das forças da economia regional.

Na avaliação apresentada por Cividini, o setor entra na nova safra com uma mudança importante de estratégia industrial: redução da produção de açúcar e ampliação da produção de etanol, movimento alinhado às tendências do mercado internacional.

O jornalista observa que as incertezas geopolíticas, especialmente os conflitos no Oriente Médio e seus reflexos diretos sobre o petróleo, vêm ampliando o interesse mundial por fontes renováveis de energia. Nesse contexto, o etanol brasileiro passa a ocupar posição estratégica.

Além do impacto sobre o abastecimento global de combustíveis fósseis, a alta volatilidade do petróleo também afeta diretamente o agronegócio brasileiro, altamente dependente do diesel em praticamente todas as etapas da produção agrícola e no escoamento das safras.

Do preparo do solo ao transporte da produção, passando pela mecanização e logística, o diesel segue como um dos principais componentes de custo do agro nacional. Com isso, o avanço dos biocombustíveis surge como alternativa importante para reduzir vulnerabilidades e ampliar a segurança energética.

A análise apresentada no Circuito Rural destaca ainda que o Brasil leva vantagem competitiva nesse cenário internacional, especialmente pela experiência consolidada na produção de etanol em larga escala e pela capacidade de expansão do setor sucroenergético.

Outro ponto observado por Cividini é a ampliação do uso do etanol brasileiro em novos modais de transporte, incluindo projetos ligados aos setores marítimo e aéreo, segmentos que buscam alternativas para reduzir emissões e diminuir dependência dos derivados de petróleo.

O jornalista ressalta que o movimento internacional em direção aos combustíveis renováveis deixou de ser apenas uma pauta ambiental e passou a integrar estratégias econômicas, logísticas e de segurança energética em várias partes do mundo.

A coluna Circuito Rural desta sexta-feira também traz outras informações relacionadas ao agronegócio, acompanhando tendências de mercado, produção e economia regional ligadas ao setor.

Ouça a íntegra do Circuito Rural clicando abaixo:

(Foto do topo: IA)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana