TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Na Feira do Centro, fruto nativo do Brasil é opção de sabor e benefícios à saúde

Publicado em

Um fruto tipicamente brasileiro e com alta produção nesta época do ano (agosto/setembro/outubro) tem sido destaque na Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra.

Originário da região litorânea do Nordeste, o caju se adaptou muito bem ao Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso.

Curiosidade e benefícios

Uma curiosidade interessante sobre esse alimento é que o caju é, na verdade, um pseudofruto. O pedúnculo floral (a polpa comestível), que pode ser vermelho ou amarelo, não é o fruto. A verdadeira fruta é a castanha.

O pedúnculo, cientificamente classificado como piriforme e carnoso, pode apresentar coloração amarela, rosada ou vermelha. É essa parte que é utilizada para sucos, doces, consumo in natura, cozida, fermentada em vinagre e até em drinques. Rica em vitamina C e ferro, ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos causados pelos radicais livres.

Já as castanhas, quando torradas ou assadas, contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer. Além disso, possuem benefícios estéticos, deixando pele e cabelo mais jovens e saudáveis.

Leia mais:  Cidades-polo se consolidam como centros de influência política e econômica

Importante: A castanha de caju não deve ser consumida crua devido à presença de substâncias tóxicas naturais em sua casca, principalmente o ácido anacárdico e a urushiol, que são irritantes e podem causar queimaduras na pele, boca e estômago.

Onde encontrar

O caju pode ser encontrado com facilidade nos boxes do setor de hortifruti da feira. Alguns boxes oferecem o caju na forma de doce em calda.

“Domingo é dia de feira, dia de caju e outras frutas, verduras e hortaliças. A Feira atende a partir das 5 horas da manhã, até o meio-dia”, convida o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra, Valdeci Ferraz Aquino.

Veja receitas com caju:

11 receitas com caju para se apaixonar pelo sabor desse ingrediente brasileiro

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Tangará da Serra e Cáceres aguardam melhorias logísticas para maior desenvolvimento

Published

on

Tangará da Serra e Cáceres, polos da macrorregião Oeste-Sudoeste, concentram, ao lado de outros 37 municípios, mais de 700 mil habitantes (18% do total do estado) e quase 500 mil eleitores, cerca de um quinto do colégio eleitoral.

Embora se destaquem em comércio, serviços, produção agropecuária, turismo e, mais recentemente, a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE), as cidades podem expandir ainda mais, mas dependem de políticas públicas voltadas à definição das vocações econômicas, atração de investimentos privados, logística eficiente e qualificação de mão de obra.

Veja quadro com as populações e variações da região polarizada por Tangará da Serra: MUNICÍPIOS REGIÃO – POPULAÇÃO ESTIMATIVA IBGE 2025 001

Veja gráfico demonstrativo:

Tangará da Serra, Avenida Brasil: Polo da região Sudoeste.

Segundo o engenheiro e economista Sílvio Tupinambá, é essencial integrar modais rodoviário, hidroviário e ferroviário para conectar a região à Hidrovia do Rio Paraguai. Rodovias como MT-339 (Tangará-Panorama), MT-343 (Barra do Bugres-Cáceres) e BR-174 (Cáceres-Noroeste), além da reativação do Tramo Norte e terminais portuários de Paratudal e Barranco Vermelho, são fundamentais para viabilizar o desenvolvimento regional.

Cáceres será o ponto de partida da Hidrovia do Rio Paraguai.

Veja matérias relacionadas:

Cidades-polo se consolidam como centros de influência política e econômica

Números da população e do eleitorado mostram contrastes políticos e econômicos no MT

(Foto do topo capa: Arquivo e Assessorias)

Leia mais:  Cidades-polo se consolidam como centros de influência política e econômica

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana