TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Inmet alerta para baixa umidade em grau severo em Tangará da Serra; calor vai aos 39°C

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou no início da tarde desta sexta-feira (12.09) aviso de baixa umidade em grau severo, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. O quadro alertado representa, segundo o Inmet, risco de incêndios florestais e, também, à saúde, em caso de exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre.

O Clima Tempo, por sua vez, indica máximas de 38°C neste final de semana e possibilidade de chuvas a partir da noite de domingo. Em se confirmando, as precipitações poderão se estender ao longo da semana na forma de pancadas, sempre à tarde, em razão do calor.

Já o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) prevê temperaturas ainda mais altas para o final de semana. Segundo essa previsão, o calorão do sábado poderá levar os termômetros aos 39°C, com mínimas não baixando dos 23 graus celsius.

Na capital, Cuiabá, o calorão poderá chegar aos 41°C. Também há, na baixada cuiabana, possibilidade de chuva a partir da próxima segunda-feira.

Leia mais:  Iphan realiza vistoria em áreas de interesse arqueológico de comunidades quilombolas

Período chuvoso

Segundo previsão de especialistas, como no canal “Nosso Clima”, a estação chuvosa deverá se instalar definitivamente em todo o Mato Grosso a partir do Mês de outubro, com volumes que poderão chegar facilmente aos 50 milímetros em várias ocorrências pluviométricas.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Iphan realiza vistoria em áreas de interesse arqueológico de comunidades quilombolas

Published

on

Uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) percorre nesta semana a região de Porto Estrela e Barra do Bugres, no oeste-sudoeste de Mato Grosso, para uma agenda de fiscalização relacionada a sítios arqueológicos existentes na área.

O foco da atividade envolve territórios tradicionalmente ocupados por comunidades quilombolas. Entre os locais de interesse está o sítio arqueológico Laje de Pedras, situado em área tradicionalmente ocupada por comunidades quilombolas da região.

A atividade ocorre no contexto da Portaria nº 79/2026, publicada em agosto no Diário Oficial da União, que autoriza ou renova projetos de pesquisa arqueológica em diferentes estados, entre eles Mato Grosso.

(*) Veja a Portaria 79/2026: PORTARIA 79 2026 – IPHAN

Nos trabalhos de campo, os técnicos verificarão grau de preservação do sítio arqueológico e para coleta de informações e efetivação do registro desse bem no banco de dados da instituto (SICG/IPHAN).

Território quilombola sofre com problemas ambientais, pressão de posseiros e pesca predatória.

A presença da equipe ocorre em uma região que reúne comunidades tradicionais e áreas de interesse histórico e arqueológico que remontam ao período pré-colonial. As comunidades quilombolas também enfrentam outros problemas, entre eles queimadas, dificuldades relacionadas à produção agrícola e questões de saúde. A região registra ainda ocorrências de pesca predatória, como a registrada no rio Jauquara em julho, além de conflitos internos e relatos de pressão de posseiros sobre territórios tradicionalmente ocupados.

Leia mais:  Iphan realiza vistoria em áreas de interesse arqueológico de comunidades quilombolas

A fiscalização do patrimônio arqueológico integra as atribuições do Iphan, que acompanha pesquisas autorizadas e adota medidas destinadas à proteção dos sítios arqueológicos. A legislação brasileira estabelece proteção específica para esses bens, independentemente de eventual processo de reconhecimento ou tombamento.

A expectativa é que, após o retorno da equipe de campo, o Iphan realize uma reunião por meio virtual com representantes das comunidades para apresentar os resultados da fiscalização e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos relacionados às pesquisas arqueológicas e à proteção do patrimônio existente na região.

(*) Abaixo, vídeo de pesca predatória na localidade.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana