TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Tangará x Cuiabá: Aeroporto tem voos regulares da Azul e passará a receber voos da Gol

Publicado em

A partir de fevereiro, o Aeroporto Municipal Joaquim Aderaldo de Souza passará a receber voos regulares da empresa Gol Linhas Aéreas, que vai operar através de uma parceria com a Empresa Asta. A previsão é de que a operacionalização retorne a partir do dia 15 fevereiro, com voos entre Tangará da Serra e Cuiabá.

O Aeroporto Municipal é uma das prioridades do prefeito Vander Masson, que determinou, assim que assumiu no início de janeiro, a execução de obras de adequação para dar mais qualidade ao espaço e assegurar investimento de R$ 14 milhões provenientes do Governo Federal. Desde então, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA), coordenada pelo secretário Marcos Scolari, está engajada no local.

De acordo com o coordenador do Aeroporto Municipal, Wilker Corrêa, o espaço passou recentemente por inspeção realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde foi constatado que as operações estão cumprindo as medidas mínimas de segurança exigidas pelo Regulamento Brasileira da Aviação Civil. “A previsão é de ampliação paulatina do aeroporto para possibilitar em breve ter outras opções de destino”, destaca Wilker.

Leia mais:  Chico Guarnieri mobiliza Tangará para cobrar melhorias da Energisa em audiência pública

Atualmente, o Aeroporto tem voos regulares da Empresa Azul Linhas Aéreas, por meio da Azul Conecta, que utiliza aeronave monomotora turboélice Cessna 208, Modelo Caravam, com capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes. A Gol vai operar o mesmo modelo de aeronave a partir de fevereiro.

O Cessna 208 Caravam é o monomotor turboélice mais vendido no mundo, tem inúmeras funções civis e militares em razão de sua construção robusta e a capacidade de pousar e decolar em pistas de terra também. Ele é conhecido como “trator dos ares”. “A aeronave é largamente utilizada para interligar os grandes centros ou hubs concentrados de passageiros a cidades menores”, conta Wilker.

Voos

A Azul Linhas Aéreas opera voos que saem do Aeroporto Marechal Rondon (Cuiabá/Várzea Grande), passando por Tangará da Serra e seguindo para Juína e, posteriormente seguindo para Aripuanã. O retorno para Cuiabá ocorre no mesmo dia.

Saindo do Aeroporto Marechal Rondon às 7:00 da manhã e pousando em Tangará às 07:40, com previsão de decolagem para Juína às 8:00. O retorno para a capital tem decolagem prevista para as 14:00.

Leia mais:  Após vendaval, Brasnorte terá acesso a recursos federais para ações de defesa civil

Para quem segue viagem a outras partes do Brasil, em Cuiabá ocorre a troca de aeronave, seja pela Azul ou por outra companhia aérea. Os voos para Tangará ocorrem alternando os dias a cada semana, ou seja, em uma semana segunda/quarta/sexta e na seguinte terça/quinta.

Encomendas e check in

Recentemente se instalou em Tangará da Serra uma unidade da Azul Cargo, um braço da Azul Linhas Aéreas, que faz serviços de transporte de encomendas. A Azul Cargo tem sua unidade no Centro de Tangará da Serra.

O Aeroporto de Tangará da Serra dispõe de sala de embarque para recebimento dos passageiros e para informações, no entanto, o check in é realizado pelas equipes das companhias aéreas. Toda a venda de passagens e informações sobre voos são realizadas diretamente pelos canais das respectivas empresas.

(Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Após vendaval, Brasnorte terá acesso a recursos federais para ações de defesa civil

Published

on

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (2) a situação de emergência em 54 municípios atingidos por desastres naturais em 16 estados, incluindo Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Os reconhecimentos foram oficializados por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Em Mato Grosso, o município de Brasnorte, no Noroeste mato-grossense, teve sua situação de emergência reconhecida após um forte vendaval que causou grandes prejuízos e destruição em diversas áreas (foto do topo). O fenômeno aconteceu em 14 de setembro e destruiu construções, veículos, afetou estabelecimentos comerciais, causou danos na rede de distribuição energia, entre outros grandes prejuízos.

Além de temporais como o de Brasnorte, os municípios com situação de emergência reconhecida enfrentam outras adversidades, como estiagens e deslizamentos em diferentes regiões do país.

Rastro de destruição em Brasnorte: Município tem situação de emergência reconhecida por ministério.

O que muda agora?

Leia mais:  Chico Guarnieri mobiliza Tangará para cobrar melhorias da Energisa em audiência pública

Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para financiar ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, kits de limpeza, higiene pessoal e material para dormitório, além de refeições para trabalhadores e voluntários.

Como solicitar o apoio financeiro

Cidades com o reconhecimento federal (de situação de emergência ou de estado de calamidade pública) devem fazer a solicitação ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa o plano de trabalho e, após a aprovação, o valor a ser liberado é publicado em portaria no DOU.

Capacitação para gestores

A Defesa Civil Nacional também oferece uma série de cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso eficiente do S2iD. O foco das capacitações é qualificar os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Reação EB (com Brasil 61)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana