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Varejo: Comércio espera reação no último trimestre do ano

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Depois de um primeiro semestre ‘amarrado’ pelas incertezas da economia, o comércio varejista de Tangará da Serra espera uma reação positiva de até 15% no último trimestre de 2019. A expectativa tem como base a melhora no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) a partir de agosto, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado em setembro pela FECOMÉRCIO-MT.

A avaliação da entidade para a pesquisa é de melhora gradual no cenário de mais longo prazo, confirmando a percepção de otimismo pela classe empresarial.

Em Tangará da Serra, a percepção do setor é de que desde agosto a movimentação de consumidores no varejo melhorou, com aumento nas consultas de crédito junto ao Serasa, SPC e SCPC. As expectativas já são positivas para as principais datas do comércio varejista para outubro, novembro e dezembro, a começar pelo Dia das Crianças, em 12 de outubro.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Alessandro Rodrigues Chaves, confirma a expectativa de incremento de até 15% nas vendas no comércio para estes três meses finais de 2019. Segundo ele, a redução dos juros do crédito é um dos fatores que devem contribuir para a melhora nas vendas no período, já contando com o Dia das Crianças e antevendo a tradicional ‘Black Friday’, realizada na última sexta-feira de novembro. “É prematuro falar em Natal, ainda, mas estamos mantendo o otimismo”, completou o dirigente.

Direção da CDL confirma a expectativa de incremento de até 15% nas vendas no comércio para estes três meses finais de 2019

A confiança da CDL é tamanha que a entidade já lançou sua campanha Natal Premiado 2019. Com sorteio em 11 de janeiro do ano que vem, a campanha já disponibilizou os cupons desde o sábado passado (05). Além dos vale-compras, a campanha tem traz como premiação um day-use no Malai Manso Resort e um carro SUV Jeep zero quilômetro.

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Júnior Rocha, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), também mostra otimismo e destaca a movimentação de consumidores observada a partir de agosto. “No primeiro semestre havia um clima de incertezas, mas desde agosto percebemos um interesse maior do consumidor”, disse. Na quarta-feira, a ACITS promoverá reunião interna para avaliar as estratégias do setor varejista para a reta final do ano, bem como sua campanha natalina.

Na quarta-feira, a ACITS promoverá reunião interna para avaliar as estratégias do setor varejista para a reta final do ano.

Datas

Terceira data em volume de vendas – atrás apenas do Natal e Dia das Mães – o Dia das Crianças já motivou a manutenção de horário especial (até às 18hs) no sábado passado (05/10), com as lojas oferecendo estoques à espera do consumidor. Neste segmento, os eletroeletrônicos se configuram no destaque das procuras, mas as opções de vestuário e calçados também movimentam as lojas.

A Black Friday, por sua vez, é outro atrativo para os consumidores. Dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas, a Black Friday é realizada geralmente na quarta sexta-feira do mês de novembro e vem a calhar para que o comércio varejista levante margem para renovar os estoques com vistas às vendas de Natal.

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Já o Natal se configura na principal data comercial em todo o país. Embora o varejo evite falar em projeções, a expectativa é positiva, já que o próprio astral natalino, a queda nos juros e a recuperação da confiança do consumidor são indicativos de boas vendas.

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Carne bovina de Mato Grosso atinge maior valor de exportação desde outubro de 2022

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O preço médio da carne bovina exportada por Mato Grosso em maio superou, pela primeira vez desde outubro de 2022, a marca de US$ 4.000 por tonelada. De acordo com o boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor alcançou US$ 4.067,99 no mês passado, o equivalente a R$ 22.577,34.

“Essa valorização reconhece o trabalho do setor na produção da carne mato-grossense. Nosso objetivo não é apenas ampliar as exportações, mas também garantir que essa proteína animal conquiste maior valorização no mercado internacional”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Em maio, Mato Grosso exportou 65,8 mil toneladas em equivalente carcaça, o segundo maior volume registrado em 2024. A China segue como principal destino da carne bovina mato-grossense, responsável por 54,8% das exportações. O país asiático também foi o que pagou o maior preço médio no período: US$ 4.075,43 por tonelada.

“As perspectivas são positivas. Esperamos que a demanda continue aquecida no segundo semestre, especialmente com a continuidade da forte atuação da China, que deve seguir impulsionando os preços e os volumes exportados”, avalia Andrade.

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Outro fator que deve contribuir para o crescimento das exportações é a abertura de novos mercados. Em maio, o Governo Federal conquistou a aprovação do certificado sanitário que autoriza a exportação de carne bovina brasileira para as Bahamas.

“A entrada em novos mercados reflete o alto nível de confiança das autoridades internacionais no sistema sanitário brasileiro, um dos mais rigorosos do mundo. Isso fortalece nossa posição como fornecedor seguro e confiável, não apenas para as Bahamas, mas também para destinos estratégicos como China, Estados Unidos e Emirados Árabes”, destaca o diretor do Imac.

World Meat Congress

Para discutir a expansão dos mercados para a proteína animal, será realizado em outubro, em Mato Grosso, o World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne). Esta será a primeira vez que o evento acontece no Brasil, sendo um dos maiores do setor.

O congresso reunirá produtores, indústrias, representantes governamentais e acadêmicos para debater temas relevantes, como novas tecnologias, sustentabilidade, monitoramento dos rebanhos, saúde animal e estratégias de comunicação com as novas gerações.

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Entre os palestrantes internacionais já confirmados estão o presidente da International Meat Secretariat (IMS), Juan José Grigera Naón; o vice-reitor da Harper Adams University, Michael Lee; o diretor de Estratégia do Meat Institute, Eric Mittenthal; e o diretor executivo da National Cattlemen’s Beef Association (NCBA), Kent Bacus.

O World Meat Congress será realizado em Cuiabá, entre os dias 27 e 30 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.

(Assessoria)

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