TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Turismo & Lazer

Turismo Internacional: Tangará da Serra e Cáceres foram destinos de estrangeiros em 2022

Publicado em

Turistas estrangeiros de 21 países visitaram Mato Grosso em 2022 em busca de negócios, eventos, aventura e ecoturismo. Entre os municípios visitados figuram Cáceres e Tangará da Serra, das regiões Oeste e Sudoeste do estado.

Os dados são do Mapa do Turismo Internacional, elaborado pela Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. De acordo com o levantamento, os visitantes em Mato Grosso, predominantemente, falam inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e mandarim.

Cáceres é um dos destinos de turistas estrangeiros em Mato Grosso.

As pessoas que vieram para Mato Grosso são de países como: Alemanha, Argentina, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Rússia, entre outros.

Em Mato Grosso, os turistas visitaram 18 dos 141 municípios do Estado, entre eles: Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande, e outros.

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton, destacou que uma das formas de atrair mais turistas estrangeiros para o Estado é apostar na promoção de Mato Grosso nas feiras do setor e em rodadas de negócios com operadores.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que cada um real investido na promoção internacional do turismo, 20 reais entram na economia por meio do consumo feito pelos turistas

Wellaton lembrou que o turismo é um setor estratégico para economia estadual gerando emprego e renda, já que movimenta uma cadeia produtiva nos hotéis, restaurantes e bares, guias de turismo, locação de automóveis, entre outros.

(Redação EB, com Sapicuá RN)

 

Comentários Facebook
Advertisement

Turismo & Lazer

Tangará e outros quatro municípios integram Rota de Etnoturismo Chapada dos Parecis

Published

on

Tangará da Serra agora integra oficialmente a Rota de Etnoturismo Indígena Chapada dos Parecis, iniciativa regional que visa impulsionar o turismo sustentável com foco na valorização das culturas tradicionais. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada pelo vice-prefeito Eduardo Sanches durante a 3ª edição da Etno Expo, na Aldeia Wazare, em Campo Novo, em parceria com o Sebrae MT.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi formalizada durante a 3ª edição da Etno Expo, na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis.

Além de Tangará da Serra, participam da rota os municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal, Barra do Bugres e Brasnorte, formando um eixo estratégico para o desenvolvimento do etnoturismo no noroeste mato-grossense.

Eduardo Sanches, vice-prefeito de Tangará da Serra.

Em Tangará da Serra, a etnia Haliti-Pareci é referência e já conta com *cinco aldeias com plano de visitação aprovado e uma aldeia em aprovação*, além de uma agência de turismo autorizada que já iniciou a comercialização de pacotes turísticos. A iniciativa respeita os protocolos culturais das comunidades, garantindo uma experiência autêntica para os visitantes e promovendo geração de renda nas aldeias.

“A assinatura desse termo marca um compromisso regional com o desenvolvimento sustentável. Tangará da Serra tem um enorme potencial turístico, e a valorização das nossas comunidades indígenas é fundamental para promover inclusão, economia e fortalecimento cultural”, destacou Eduardo Sanches.

A Rota Chapada dos Parecis representa um marco para o turismo étnico de Mato Grosso, conectando tradição, inovação e sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a rota valoriza as comunidades tradicionais, promove o fomento à economia criativa e o respeito às riquezas naturais e culturais do nosso território.

(Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana