TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Trânsito: Mato Grosso é o estado com maior índice de mortes causadas por embriaguez

Publicado em

Mato Grosso foi o estado que apresentou o maior índice de mortes no trânsito do Brasil causadas pela ingestão de álcool na direção de veículos. É o que aponta estudo realizado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool baseado em acidentes registrados em 2022.

O levantamento apontou que o estado apresentou taxa de mortalidade de 10,6 por 100 mil habitantes. Levando em consideração o gênero, os homens são a maioria entre os mortos, com 337 óbitos.  Já entre as mulheres, foram 44 mortes registradas.

A doutora em sociologia e coordenadora do Centro, Mariana Thibes, explicou que essa diferença de gênero é histórica e associada à construção da masculinidade no Brasil.

Segundo ela, muitos homens acreditam que consumir bebida alcoólica não vai afetar a capacidade deles de conduzir um veículo, inclusive alguns até associam isso à força. A coordenadora reforçou, porém, que isso é um mito. A ciência mostra que qualquer dose de álcool já é capaz de afetar os reflexos do condutor.

Mariana disse ainda que esse era um hábito prevalente entre homens de uma faixa etária mais jovem, entre os 18 a 34 anos. Porém, os dados mais recentes apontaram que houve uma mudança e esse comportamento passou a ser mais comum entre os homens de 35 a 54 anos.

Leia mais:  Previsão de continuidade das chuvas até a próxima semana deixa região em alerta

A especialista lembrou que a Lei Seca foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Ela estabelece tolerância zero para a presença de álcool no sangue de condutores e punições que vão de multas à prisão.

Lei Seca

Em Tangará da Serra, dados da Policia Militar referentes à 13ª edição da Operação Lei Seca, (29/05), apontam que oito condutores foram presos por infringirem o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (conduzir veículo sob influência de álcool ou substância psicoativa).

Segundo recente publicação o Enfoque Business, os meses de abril e maio desse ano de 2024 registraram os maiores números de acidentes de trânsito em Tangará da Serra desde 2020, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram 252 ocorrências (127 em abril e 125 em maio), números jamais superados nestes últimos cinco anos.

Nos registros de maio, 47 foram classificados pelo SAMU como graves e outros 16 resultaram em mais de uma vítima.

Veja matéria completa no link a seguir:

Leia mais:  MT tem um policial militar para cada 06 faccionados. Deputada fala em “fragilidade”

https://enfoquebusiness.com.br/maio-e-abril-de-2024-somam-maior-numero-de-acidentes-de-transito-nos-ultimos-cinco-anos/

(Redação EB, com Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Câmara aprova crédito para plano diretor do aeroporto municipal de Tangará da Serra

Published

on

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou, nessa quarta-feira, o Plano Diretor Aeroportuário (PDIR), que estabelece o plano de desenvolvimento e expansão da infraestrutura aeroportuária do município, de acordo com a regulamentação de segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para a elaboração do PDIR do aeroporto municipal Joaquim Aderaldo de Souza, a Câmara se reuniu na manhã da última quarta-feira (15), em extraordinária, para discutir e votar o Projeto de Lei nº 002/2025 de autoria do Executivo Municipal. Foi a primeira sessão da Legislatura 2025-2028.

O PL 002/2025 autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 173 mil à Secretaria Municipal de Infraestrutura para contratação de empresa especializada na elaboração do projeto básico para a nova pista de táxi de aeronaves e elaboração do Plano Diretor através da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Aprovado por 11 votos favoráveis o texto segue para sanção do Executivo. O aeroporto municipal está localizado a aproximadamente 8k do centro da cidade e foi implantado em 1977, a partir da emancipação político-administrativa do município.

Leia mais:  Previsão de continuidade das chuvas até a próxima semana deixa região em alerta

(Redação EB, com informações de Assessoria)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana