TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Termômetros marcaram 44°C no sábado; Semana deverá ter menos calor, sem chuvas e umidade abaixo dos 10%

Publicado em

A onda de calor que se abateu sobre o estado na semana que passou fez os termômetros baterem recordes no último sábado (29). As previsões da meteorologia para a semana que se inicia indicam a manutenção do calor, mas em temperaturas menores.

Em Tangará da Serra, a máxima ocorreu na tarde de sábado, quando foram registrados 44 graus por volta das 14h40. O calorão castigou também na noite de sábado para domingo. Eram 18h40 quando o termômetro instalado no pátio da Unimed, em Tangará da Serra, indicava 31 graus celsius. (Foto acima, de autoria de Amanda Reichert)

Para a semana, os sites de meteorologia indicam a manutenção do calor, porém não tão intenso, com máximas entre 34 e 38 graus celsius e mínimas entre 21 e 23°C. A secura segue castigando, com a umidade relativa do ar em níveis críticos, podendo ficar abaixo dos 10% nesta segunda-feira (31).

O calorão, porém, deverá retornar a partir de sexta-feira (04.09), com temperaturas máximas acima dos 40°C. Não há previsão de chuvas no período.

Leia mais:  SESP informa redução de 87% nos crimes contra a vida nos últimos dez anos em Mato Grosso

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

INMET emite alerta para início de período de baixa umidade do ar em Mato Grosso

Published

on

Após um período chuvoso farto, bem acima dos 2.000 milímetros em Mato Grosso e com chuvas até junho, o estado ingressa neste sétimo mês do ano num período de baixa umidade do ar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a baixa umidade deixa o estado, nesse momento, em grau de severidade moderada, com índices variando entre 30% e 20%. A partir de agora, já há baixo risco de incêndios florestais, enquanto a saúde começa a exigir maiores cuidados em relação à secura.

Dados históricos apontam que a umidade média é de cerca de 56% no mês de julho, sendo agosto o pico de secura (média 47%). Porém, nesta semana, o INMET emitiu um alerta com índices de umidade variando entre 12% e 30%, especialmente nas regiões norte, nordeste, noroeste e sul de MT.

Em Tangará da Serra, a umidade relativa do ar poderá descer aos 29% essa semana, na próxima sexta-feira (11.07), nas horas mais quentes do dia. À noite, os índices ainda ficam acima dos 70%. (Veja quadro acima)

Leia mais:  Mendes manda apurar responsabilidades pela fuga de presos da Penitenciária Central

A Defesa Civil já orientou que, em ambientes com umidade abaixo de 30%, surgem sintomas como ressecamento da pele e mucosas, irritação nos olhos e sangramento nasal.

Temperaturas

O frio que açoitou grande parte de Mato Grosso na semana passada, deu lugar a temperaturas mais elevadas, com máximas previstas acima dos 30°C para esta semana. As mínimas não baixam dos 15°C nas madrugadas, numa amplitude térmica que pode chegar aos 16°C do dia para a noite.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana