TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Tarifaço chinês, economia mundial, corte de subsídios e entrevistas são os destaques

Publicado em

O tarifaço imposto pela China à carne brasileira e de outros países, a escalada de barreiras comerciais no cenário internacional e a decisão de Mato Grosso de retirar incentivos fiscais de empresas que permanecerem na Moratória da Soja estão entre os temas do Momento Agrícola deste sábado.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Tarifaço chinês

A China anunciou na quarta-feira (31) a criação de cotas anuais para a importação de carne de países estrangeiros, entre eles o Brasil. A medida entrou em vigor no dia 1º de janeiro e terá validade de três anos.

Antes da mudança, a carne importada era taxada em 12%. Com o novo modelo, o volume que ultrapassar as cotas estará sujeito a sobretaxa de 55%. O tema abre o primeiro bloco da edição deste sábado (03), a primeira de 2026.

Mudança de rumos da economia mundial

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

O programa também analisa os impactos da escalada de tarifas adotadas pelos Estados Unidos e da resposta da China. Segundo Arioli, a tendência indica que “a economia mundial não será mais a mesma”. Bancos e instituições financeiras, como o Rabobank, avaliam que a nova onda de protecionismo pode alterar estruturalmente a dinâmica do comércio internacional.

O efeito já aparece nas projeções de crescimento. A OCDE revisou para baixo as estimativas de PIB global para 2025 e 2026, citando o aumento de barreiras comerciais e o ambiente geopolítico mais tenso.

Moratória da Soja

Outra pauta é a decisão do governo de Mato Grosso de retirar subsídios fiscais de empresas que permanecerem vinculadas à Moratória da Soja. A Lei nº 12.709/2024, em vigor desde 1º de janeiro de 2026, proíbe a concessão de benefícios fiscais e a cessão de áreas públicas a companhias que participem de pactos que imponham restrições à expansão agropecuária além da legislação ambiental brasileira.

Entrevistas

O Momento Agrícola traz ainda entrevistas sobre:

  • Os bioinsumos em 2025, com Reginaldo Minaré, da ABBINS;
  • O ano do agro no Paraguai em 2025, com Eloir Antônio, da Conecta Agro;
  • O algodão do Brasil no exterior, com Marcelo Duarte.
Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Para ouvir o programa na íntegra, clique abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Published

on

O recorde no abate de bovinos em Mato Grosso, os prejuízos amargados pelos produtores de cebola com preços muito baixos, a queda na oferta de feijão e a alta nos preços, notícias e entrevistas são os destaques da edição deste sábado (14.02) do Momento Agrícola.

Produzido e apresentado pelo produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela Rede de Rádios do Agro e repercutido em formato de notícias e podcast pelo portal Enfoque Business.

Recorde

Com 641.039 animais abatidos, Mato Grosso iniciou 2026 com o maior volume para um mês de janeiro já registrado pelo Imea. Um ponto de destaque foi a forte presença feminina, que alcançou 48,45% da participação total (310.553 fêmeas frente a 330.486 machos).

Ranking por Regiões (Cabeças):

  • Oeste: 129.588
  • Centro-Sul: 117.073
  • Sudeste: 93.063
  • Norte: 87.440
  • Médio-Norte: 74.961
  • Nordeste: 69.629
  • Noroeste: 69.285

De acordo com o Imea, esse movimento é explicado pela combinação do fator sazonal — retomada do ritmo industrial após dezembro — com o aumento na oferta de gado pronto e o descarte estratégico.

Leia mais:  O recorde no abate de bovinos, a crise da cebola, a alta do feijão e entrevistas são destaques

Crise da cebola, feijão em falta

Ainda no primeiro bloco, Ricardo Arioli destaca um cenário de contradições vivenciado neste início de 2026 pelo setor agrícola brasileiro. Há uma crise de superoferta (excesso) na cultura da cebola — resultando no descarte de produtos e prejuízos — e uma perspectiva de baixa oferta (falta/preços altos) em variedades de feijão.

Outras

Outras pautas do Momento Agrícola neste sábado incluem um sistema de cálculo através do qual a Federação de Goiás mostra margens apertadas na soja.

Nos blocos seguintes, Arioli traz mais notícias comentadas e entrevistas com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Domingos Lopes, sobre o incentivo a duas safras naquele estado,  e “As Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel”, com Carina Rufino.

Para ouvir o Momento Agrícola deste final de semana, clique abaixo:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana