conecte-se conosco

Galeria

Tangará da Serra: Com reservação ampliada, Samae prevê suficiência no abastecimento de água durante estiagem

Publicado

Reservatórios cheios e rios ainda com boa vazão. Diante desse quadro, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) prevê um melhor enfrentamento do período seco – que deverá se estender até meados de setembro/outubro – em Tangará da Serra.

(*) Veja, ao final do texto, fotos e vídeos da ETA e dos córregos Queima Pé, Figueira e Uberabinha.

A represa Sitna, a maior do sistema de três lagoas da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) Queima Pé está com sua capacidade máxima de reservação, com mais de 1 bilhão de litros de água. A lagoa – que recebe diretamente a vazão dos córregos Queima Pé, Figueira e Uberabinha – recebeu trabalhos de limpeza, desassoreamento e ampliação. Com as outras duas represas – Reobote e Eseque – a área de represamento soma 50 hectares de lâmina d’água.

Represa Sitna, a maior do sistema de três lagoas da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA) Queima Pé está com sua capacidade máxima de reservação (imagem 30/05/2020).

“Trata-se de um manancial essencial para abastecimento público e segurança hídrica da cidade. Estamos mostrando uma realidade diferente daquela que algumas pessoas tentaram passar de forma enganosa e alarmista, através de notícias equivocadas, de que esta represa já estaria seca logo no início da estiagem. Na verdade, esvaziamos a represa para trabalhar na ampliação. Agora, está aí para todo mundo ver”, Wesley Lopes Torres à reportagem do Enfoque Business, no último dia 30 de maio, quando ainda estava à frente da direção do Samae.

Leia mais:  Fermat: Inauguração da nova loja em Tangará da Serra

Torres destacou, ainda, o processo licitatório que está em andamento para as primeiras obras do sistema de adução de água do Sepotuba, que deverá estar concluído num prazo de quatro anos. “Já iniciamos este processo e estamos no caminho para resolver, definitivamente, a questão da segurança hídrica em Tangará da Serra”, acrescentou.

O prefeito Fábio Martins Junqueira, durante vistoria aos sistema de represas, destacou a importância do aumento da capacidade da reservação para o enfrentamento do período de estiagem, mas chamou atenção para a necessidade de uso racional. “Temos condições de atravessar toda a seca, logicamente que com todas as medidas necessárias e com uso racional da água, sem desperdício”, observou, destacando que, além das represas da ETA, há outras represas à montante que também estão cheias para utilização em caso de necessidade.

(*) Veja imagens a seguir

 

publicidade

Galeria

Ramos Agrícola: Imagens da inauguração da loja na Avenida Brasil, em Tangará da Serra

Publicado

A inauguração aconteceu na manhã de 01 de setembro, em grande estilo.

Matéria completa no link:

Ramos Agrícola inaugura loja de 2.500 m² para fortalecer agronegócio em Tangará da Serra

 

 

Leia mais:  2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental – Imagens de sexta-feira (08/11)
Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana