conecte-se conosco


Feiras & Eventos

Sanidade na suinocultura será tema de workshop dia 20 de setembro na Famato

Publicado

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e as principais lideranças de Mato Grosso vão produzir o Workshop Estadual “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos”. O treinamento será dia 20 de setembro, a partir das 8h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Estão sendo ofertadas 160 vagas. Os interessados podem se inscrever na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrismat), até o dia 17/09.

O evento é uma realização em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), a Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) e Famato.

O treinamento será dia 20 de setembro, a partir das 8h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Os treinamentos estão acontecendo em vários estados e têm como tema as principais doenças virais na produção de suínos como, por exemplo, Peste Suína Africana (PSA) e Peste Suína Clássica (PSC), e visam capacitar médicos veterinários e demais profissionais do campo que atuam na produção suinícola. Durante o segundo semestre, mais de 10 estados brasileiros vão receber os treinamentos.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”.

Treinamentos têm como tema as principais doenças virais na produção de suínos como, por exemplo, Peste Suína Africana (PSA) e Peste Suína Clássica (PSC).

Os treinamentos serão conduzidos pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka. Para a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o workshop é uma forma de harmonizar as informações entre o setor privado e o serviço veterinário oficial e assim manter a sanidade da produção suinícola nacional. Ludtke explica ainda que as capacitações irão contar com material técnico de apoio, que estão disponíveis no site da ABCS (www.abcs.org.br).

Todos os eventos itinerantes são gratuitos e contam com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), das Federações da Agricultura e das Afiliadas da ABCS.

Para mais informações procure a Acrismat pelo telefone (65) 3624-8125 ou a Famato no (65) 3928-4467.

Fonte: Ascom Famato com informações da ABCS

publicidade

Feiras & Eventos

Oeste Rural Show: Pontes e Lacerda sediará feira vitrine da lavoura-pecuária

Publicado

O município de Pontes e Lacerda (distante 443 km Cuiabá, 388 km de Tangará da Serra via MT-339) possui o oitavo maior rebanho bovino de Mato Grosso, com 672 mil cabeças de gado. Nos últimos 10 anos, a agricultura também se consolidou e se expandiu na região, passando de 30 mil para aproximadamente 100 mil hectares de área cultivada com soja e milho.

Em meio a este cenário, o sistema de integração lavoura-pecuária também ganhou importante espaço entre os produtores rurais, sendo uma importante estratégia de uso das pastagens degradadas, sendo que muitas delas foram transformadas em campos de lavoura, ou são utilizadas de forma integrada com a pecuária.

“O sistema de integração lavoura-pecuária possibilitou aos produtores rurais de Pontes e Lacerda vislumbrar uma nova realidade para seus negócios. E os resultados se expandem para a cidade, que percebeu o aumento populacional e a chegada de novas empresas direcionadas ao setor”, afirma Michel Leinat, presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda.

Oeste Rural Show

Na perspectiva de apresentar as novidades do setor e debater os temas muito característicos que envolvem a produção na região, o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda vai realizar entre os dias 25 e 28 de maio, a 2ª edição da Oeste Rural Show.

A feira se estabelece como a vitrine da integração lavoura-pecuária em Mato Grosso, e vai contar com palestrantes nacionais como o analista político e econômico Miguel Daoud e a agro influencer Camila Telles, que vão abordar temas atuais que envolvem questões macropolíticas, macroeconômicas e a nova comunicação.

O evento será realizado no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda e também terá a participação de diversos expositores. A estimativa é que os quatro dias de feira movimentem mais de R$ 50 milhões em negócios.

“A Oeste Rural Show é uma oportunidade de aprendizagem, troca de experiências, conhecimento das novidades sobre pesquisas, técnicas, produtos e tecnologias que podem melhorar a produção e produtividade”, pontua Michel Leinat.

(ZF Press)

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana