TANGARÁ DA SERRA

Feiras & Eventos

Projeto ‘Fossa Verde’ é o vencedor do 1º Prêmio Startup

Publicado em

O projeto de fossa séptica sustentável voltado à zona rural foi o grande vencedor do 1º Prêmio Startup, evento paralelo ao 2º Fórum Municipal de Saneamento Básico e Educação Ambiental, promovido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Tangará da Serra de 08 a 11 últimos, no Centro Cultural.

Julgado ontem (sexta) como vencedor, o ‘Fossa Verde” foi apresentado ainda na quinta-feira junto a outros dois projetos, pelos empreendedores Mayra Paula de Souza, Akson Calomezore Monzilar e Wesley Pereira de Jesus.  Os autores do trabalho receberam como prêmio um notebook Lenovo, patrocinado pela HidroReader, startup que nasceu em Tangará da Serra e hoje mantém sede em São Paulo para produção industrial de hidrômetros e sistemas de telemetria para ambientes ‘smart city’.

1º Prêmio Startup foi organizado pelo SAMAE com apoio da HidroReader.

Na quinta-feira, durante a apresentação, os três trabalhos selecionados para o 1º Prêmio Startup foram aplaudidos pelo público presente. Além do ‘Fossa Verde’, foram apresentados projetos de ‘Sabão em Pó Ecológico de Sabão Verde’ e ‘Inovação em Tecnologia da Informação no Atendimento dos Serviços Prestados pelo SAMAE’, estes classificados em segundo e terceiro lugares.

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

O vencedor Fossa Verde

O projeto consiste em fossa séptica sustentável com estrutura em alvenaria de quatro paredes, a pelo menos um metro de profundidade no solo. O fundo da estrutura recebe produto impermeabilizante, uma camada de entulhos, uma tubulação de pneus, outras camadas de brita, areia e terra e, por fim, plantas de folhas largas, como bananeira e mamoeiro. As plantas recebem nutrição a partir da evapotranspiração da água dos dejetos, a qual contém ferro e nitrogênio. Raízes não são recomendadas neste processo. O custo da fossa verde chega, no máximo, a R$ 700 e tem como público alvo propriedades na zona rural, onde não há saneamento como nas cidades.

Startup HidroReader, do empresário Thiago Zago, patrocinou a premiação.

Comentários Facebook
Advertisement

Feiras & Eventos

Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

Published

on

A partir desta segunda (08.08) e durante toda esta semana, o parque de exposições de Rondonópolis se tornará o ponto de encontro dos produtores da região. A programação da 48ª Exposul está bastante atraente. Mais que treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o evento contará com a presença de autoridades locais para várias reuniões de trabalho.

No estande do Senar-MT haverá exposição de máquinas e implementos agrícolas, graças à parceria estabelecida entre a entidade e as fábricas e revendas. Também estão previstas vitrines da carne e oito treinamentos. Destes, seis de operação de maquinários agrícolas. Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

A estimativa é capacitar 120 pessoas durante os dias do evento. Estarão disponíveis as seguintes capacitações: operação de colheitadeira de grãos; operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadora; operação de pá carregadeira; operação de empilhadeira; operação de tratores agrícolas e aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido. Os interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural de Rondonópolis.

Os cursos serão ofertados em uma área de 50 mil m² e não terão custos para os participantes.

Os visitantes do evento também poderão assistir a seis Vitrines da Carne, espaços em que serão apresentados cortes de bovinos, suínos, frango e peixe. No estande do Senar-MT, os produtores rurais terão à disposição atendimentos consultivos por colaboradores do Sistema Famato visando esclarecer dúvidas sobre serviços ofertados pela instituição. E, atendimentos consultivos de maquinários agrícolas com parceiros dos Centros de Treinamento do Senar-MT.

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

O Senar-MT está apoiando as principais feiras de negócios do setor agropecuário após a retomada dos eventos e a flexibilização das restrições sanitárias. Mais de 30 feiras foram realizadas nos últimos dois meses e estão previstas mais de dez até o fim de setembro.

Programação

08 a 13/08 – Exposul – em Rondonópolis

11 a 14/08 – Expocarmem – em Santa Carmem

12 a 14/08 – Exposal – Feira em Santo Antônio do Leste

12 a 21/08 – ExpoJur 2022 – Juruena

13 e 14/08 – 7º Festival de Pesca de Tapurah

18 a 21/08 – Expoverde – em Nova Monte Verde

25 a 27/08 – 10ª Expojulio 2022 – em Campos de Júlio; 1ª Torixoréu Expo Show – Feira de Tecnologia Agrícola e de Negócios

31 a 03/09 – Expopedra 2022 – em Pedra Preta

01 a 04/09 – 30ª Festa do Peão Pantaneiro – em Santo Antônio do Leverger

03 a 11/09 – Expovale – em Juara

06 a 10/09 – 28ª Expopar – em Paranatinga

Leia mais:  Feira em Rondonópolis terá área de 50 mil m² para cursos de Senar-MT e Sindicato Rural

14 a 18/09 – Expomarcos 2022 – em São José dos Quatro Marcos

(Ascom – Senar-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana